Desde as peças mais clássicas até as mais divertidas e coloridas, o choker é uma paixão, principalmente entre as mulheres. E se você quer aprender agora mesmo como fazer choker de miçangas e arrasar no look, continue com a gente até o final.
Além de ser um acessório fácil de fazer, os materiais necessários são super baratinhos, ou seja, não tem desculpa para não fazer em casa. Mas, afinal de contas, o que é uma choker? É exatamente isso que você verá mais abaixo.
O que é uma choker de miçangas?
A grosso modo, são colares usados bem próximo ao pescoço que recebem esse nome. Além disso, podem ser feitos de materiais distintos como cristais de vidro, strass, metal e até madeira. Todos eles, ideais para fazer choker flor de pescoço, choker pérolas ou de pequenas miçangas.
Conforme o material da peça, o custo pode aumentar ou diminuir. A propósito, acessórios feitos com miçangas costumam ficar bem mais baratos. Sendo assim, é uma ótima ideia tanto para uso próprio quanto para vender. Para começar, veja o que você vai precisar.
O que usar para fazer a sua?
De maneira geral, os itens da lista que fizemos para você são suficientes para criar a sua primeira choker. No entanto, você poderá usar outros utensílios à medida que for aperfeiçoando cada técnica. Para começar, você vai precisar de:
- Fio de silicone 8mm;
- Miçangas (pérolas, cristais, canutilho, strass, semi preciosos, etc);
- Cola;
- Isqueiro;
- Entremeio (poderá ser em ABS, metal ou elo de corrente portuguesa).
Vale lembrar que as cores ficam por sua conta, assim como a criatividade para fazer as combinações. Ou, se preferir, pode usar um único padrão, como as pérolas, por exemplo. Os entremeios também são opcionais, ou seja, não precisa colocar se você não tivé-los.
Caso você não tenha o entremeio, também poderá dar pequenos nós entre uma conta e outra. Assim, os nós podem fazer o papel de entremeio e fica uma graça. Os pingentes são uma outra opção para usar entre as contas, se você quiser. Agora, veja essas três dicas fáceis de como fazer choker de miçangas sem erro.
Como fazer choker de miçangas sem errar: 3 dicas práticas
Aqui, você vai aprender como fazer um choker de miçangas simples com os materiais da nossa lista. E, para esse exemplo, usaremos contas da cor branca e elo de corrente portuguesa. No entanto, você poderá se adaptar aos materiais que, por um acaso, já tenha em casa. Veja como fazer:
Posicione as contas
A primeira coisa que você deve fazer é colocar as contas no fio de silicone e intercalar com os elos de corrente portuguesa. Outro ponto importante é usar o fio de 8mm, visto que ele é mais resistente. Ao passo que o colar vai se formando, você deverá medir no pescoço até chegar no tamanho ideal.
Feche as pontas
Essa segunda dica é de extrema importância, pois é aqui que você vai garantir um acabamento perfeito a sua peça. Nesse momento você deve unir as duas pontas do fio de silicone e dar três nós. Feito isso, corte as sobras bem rente ao nó e queime as pontinhas com o isqueiro.
Finalize
Por último, você vai pingar um pouquinho de cola em cima do nó e, então, puxá-lo para dentro da miçanga. Aliás, esse é literalmente o pulo do gato para o nó ficar invisível, de maneira que sua choker de pérolas fique com um acabamento impecável.
No entanto, depois de aprender como fazer choker de miçangas, é necessário que você saiba como usar esse lindo acessório, não é mesmo? Mas antes disso, conheça cinco modelos de choker de miçangas para te inspirar em sua próxima criação.
5 opções de choker para te inspirar
Talvez você ainda não saiba, mas, a magia dos acessórios artesanais está justamente no processo de criação da peça. Pois, é assim que surgem os acessórios exclusivos que, por sua vez, viram objetos de desejo de muitas mulheres. Com as chokers de miçangas não é diferente. Por isso, veja aqui modelos para aguçar sua inspiração.
1 – Choker monocromático
Nessa proposta, você poderá colocar mais de uma peça com tamanhos diferentes, porém, na mesma cor. Inclusive, esse estilo mais clássico de choker é ideal para quem gosta de um visual mais formal e moderno ao mesmo tempo.
2 – Choker colorido
Sem dúvida nenhuma, esse é o estilo mais divertido e, portanto, mais irreverente. Aqui você poderá brincar com as cores da maneira que quiser. Aliás, isso vale tanto para a choker quanto para as contas na hora de montar.
3 – Choker búzios
De cara, já lembra o sol, mar e praia. Ou seja, choker de búzios é a cara do verão. Entretanto você poderá combiná-lo com outras peças nem tão praianas assim. Mas, para os amantes do litoral, as conchinhas, por si só, já são sucesso garantido.
4 – Choker folheado a ouro
Sim, você pode fazer uma composição com choker folheado e pérolas, o que é também uma peça clássica e de muito bom gosto. Aliás, as pérolas são perfeitas para deixar seu look com uma aparência mais romântica.
5 – Choker flor de miçanga
Por último, tão linda quanto delicada, é a choker de flor de miçanga. Assim como os demais modelos, é possível combinar com outras peças. Afinal, não existem limites para a criatividade.
Como e quando incluir essa peça no visual?
Se você chegou até aqui, obviamente já sabe como fazer choker de miçangas. Porém, uma dúvida que sempre surge na hora de colocar um acessório é se ele está em harmonia com o look, não é mesmo?
É claro que isso vai depender do estilo de choker que você escolher. Contudo, você poderá usar tranquilamente com camisas, t-shirts, vestidos estilo cigana e florais.
Além disso, os looks noturnos em courino pedem uma linda choker. Aliás, aqui Piuka você encontra peças exclusivas para cada ocasião. Confira agora mesmo!