Todo mundo gosta de andar por aí com acessórios descolados, bonitos e atuais, não é? Um lindo anel de dedinho, um anel de falange ou anel solitário são sempre sinônimo de modernidade. E as peças de cobre são opções maravilhosas para quem gosta de estar sempre na moda. Mas, na hora da compra, a maior dúvida é se um anel de cobre enferruja.
A verdade é que a maioria dos metais pode sofrer alterações por causa de fatores como o clima, o armazenamento, o contato com algumas substâncias e até a maneira de usar. Isso não quer dizer que sejam ruins, mas que precisam de cuidados mais direcionados.
Então, se quiser saber como cuidar melhor e como fazer o seu anel de cobre se manter sempre com o brilho impecável, é só ficar por aqui até o final deste post.
Anel de cobre enferruja?
A maioria dos metais oxida por causa do contato com elementos como o oxigênio e a água. Então, sim, se estiver exposto a esses elementos, com o tempo o anel de cobre enferruja.
Quando isso acontece, a peça vai escurecer um pouco e formar uma camada considerada tóxica em determinado nível. A depender da região onde você está, por exemplo, isso pode levar mais ou menos tempo.
Mas, o fato de oxidar não é exatamente um impedimento para que você tenha seu anel de cobre. Afinal, de maneira geral, dá para reverter a situação de maneiras bem simples e práticas.
O que faz o cobre oxidar?
Já demos o spoiler de que elementos como água e oxigênio podem contribuir para um anel de cobre enferrujar. Mas isso não quer dizer que você não possa nunca se expor a isso. Até porque, isso é impossível, né?
A relação da água e do oxigênio está ligada a fatores de umidade do ar. Isso quer dizer que, quanto mais úmido o local, mais o processo de oxidação vai se acelerar.
Outro ponto que pode fazer o seu anel de cobre enferrujar mais rápido é o nível do pH no seu suor. Quanto mais ácido ele for, mais vai afetar suas peças de metal, tanto de cobre quanto de outros materiais.
Alguns produtos químicos também podem fazer o seu anel de cobre enferrujar. Na verdade, a maioria deles possui uma mistura química bem forte capaz de oxidar até anéis mais valiosos, como um anel de ouro. Vários produtos assim são muito comuns no nosso dia a dia, na limpeza da casa, por exemplo.
Por fim, outro grande inimigo de uma joia de cobre é a água salgada. Aliás, a água salgada é capaz de corroer e danificar não somente o cobre, mas a maioria dos metais. Com certeza você já reparou o quanto as casas próximas do mar evitam objetos de metal, não é mesmo? Acredite, não é à toa.
Como limpar um anel de cobre oxidado?
A boa notícia é que, se organizar direitinho, todo mundo protege suas peças e evita que seu anel de cobre enferruje. Em casa mesmo você tem ferramentas ótimas que vão resolver esse problema para você, seja sua peça um anel solitário, um choker, um bracelete ou qualquer outra.
Sal e vinagre
A primeira delas é até controversa, pois usa exatamente o sal para a limpeza. Apesar de fazer um estrago no contato sem intenção, se usado da maneira certa, o sal pode ser um auxílio na preservação do seu anel de cobre.
Para isso, você vai precisar misturar sal e vinagre em partes iguais, formando uma espécie de pasta. Em seguida, é só aplicar na peça com a ajuda de um pano ou mesmo de uma escova de dentes macia. No fim, é só enxaguar bem e secar direitinho.
Detergente
Você também pode fazer essa limpeza usando água e detergente. A ideia aqui é lavar bem, como você lava vasilhas. Se possível, o ideal é esfregar com uma escova de dentes bem macia, afinal, é uma peça delicada. Finalmente, é só secar bem.
Para todas as dicas o grande segredo é secar bem no final. Isso porque, nós já te dissemos, a umidade é uma grande inimiga do seu anel de cobre.
Como evitar a mancha verde do anel no dedo?
À medida que o anel de cobre enferruja pode criar uma mancha verde ao redor do dedo.
Convenhamos, esse não é um aspecto muito legal quando se tira a peça, não é mesmo? Já imaginou o estrago que um delicado anel de coração pode fazer se você não tiver cuidado?
Mas, não tem problema, porque há jeitos de você evitar isso. Aliás, são maneiras bem simples e totalmente eficientes.
Você pode, por exemplo, comprar um produto específico para essa proteção. É possível encontrar exemplares muito bons no mercado. Geralmente são produtos que você aplica na peça, criando uma espécie de proteção entre a peça e o seu dedo.
Quando se fala de produtos para aplicar na peça, outra boa opção é o esmalte transparente. Assim, você pode fazer uma camada na parte interna do anel e esperar secar antes de usar. Como ela se desgasta com o tempo, quando perceber que está perdendo o efeito, é só repetir a técnica.
Além disso, cuidados práticos também funcionam muito. Como tirar as peças todas as vezes que for lavar as mãos ou usar produtos como cremes e perfumes. Assim você evita a oxidação que deixa a mancha verde no dedo.
Como conservar joias de cobre?
Dito isso, a melhor maneira de evitar que o anel de cobre enferruje é cuidando de maneira preventiva. Isto é, a depender da forma que você usa, limpa e armazena suas peças, elas vão durar muito mais.
Assim, tente seguir esse checklist de cuidados para ter suas peças sempre brilhantes e lindas.
- Tire as peças quando estiver em casa;
- Guarde-as em um lugar arejado e seco;
- Tire as peças quando for lavar as mãos ou manipular elementos químicos;
- Faça uma camada de proteção com esmalte transparente na parte interna dos anéis;
- Não use as peças no banho;
- Não entre no mar com joias de cobre;
- Sempre que lavá-las, seque-as bem.
Viu, como é fácil manter suas peças longe da oxidação? E, para potencializar tudo isso, sempre adquira suas peças em lojas de procedência. Na Piuka, por exemplo, você encontra as peças mais bonitas e com a certeza de qualidade. Sem surpresinha no final. É só falar com a gente!