Looks

Anos 90 está voltando! Confira as 10 trendys que comprovam isto!

A moda dos anos 90 marcou época, não só pelo surgimento de clássicos que sobrevivem até hoje, mas também pelo posicionamento contra os excessos da década passada, marcada por exageros e glamour.

Este protesto na moda foi essencial para o surgimento de vários estilos, como por exemplo, o minimalismo e o tomboy.

Trocando os brilhos e babados por artigos confortáveis e atemporais, a mensagem era priorizar peças que sobrevivessem às tendências.

O resultado disso?! Um novo conceito de como se vestir, afinal, a versatilidade dessas referências permitia aproveitar as peças, desde um look para academia a uma esticada nos clubes de dança, que eram o auge na época.

E hoje, onde a regra do menos é mais prevalece, inclusive, o conforto domina a temporada, os clássicos noventistas são incorporados à moda contemporânea em versões atualizadas e cheias de estilo.

Quer saber quais são?! Então confira esta relação das principais trendys da moda, que confirmam que os anos 90 está voltando com tudo!

1. Jardineiras

Práticas e estilosas, as jardineiras voltaram dos anos 90 para o ano de 2020 com uma pegada mais grunge. Nesta versão, a peça que já está nos closets e feeds das principais it girls alia outras duas grandes tendências, o jeans e a modelagem mais larguinha.

A modelagem clássica da jardineira permite que ela seja usada em uma pegada mais sensual com salto…
… como também em um estilo mais despojado com tênis!

A versatilidade deste artigo fica por conta dos modelos, que abrangem desce calças compridas, a shorts e saias. Além disso, dá para combinar com inúmeras blusas, entre ciganinhas, camisas, croppeds e as tradicionais t-shirts.

Jardineira saia ideal para os dias mais quentes!
A jardineira tipo short garante um visual mais contemporâneo

Há também versões mais formais em tecidos nobres, como o linho e até couro.

Aquele look de trabalho que cai direto para um happy hour…
A força do couro com a delicadeza da modelagem jardineira é um contraste perfeito!

Por ser um item clássico, a jardineira pode compor variados estilos, desde os mais despojados aos elegantes. Basta abusar da criatividade na hora de montar o look, sem esquecer é claro, de apostar no poder dos acessórios. A dica extra aqui é garantir um look cheio de contraste, onde a pegada mais rústica da jardineira jeans é quebrada com a delicadeza dos mix de colares!

Você pode usá-la também apenas com uma alça para realçar ainda mais os acessórios!

2. Jeans Mom

E quem diria que as calças apertadinhas e cheias de elastano dariam vez para um jeans mais reto e largo, como as modelagens das calças Mom?! Sim, elas voltaram e ao contrário do que muitos imaginam, podem sim evidenciar a feminilidade através de combinações estratégicas como veremos a seguir.

Cintura alta, modelagem reta e nada de elastano, esta é a calça mom!

Já que o jeans mom faz alusão ao estilo tomboy, cujas referências são peças masculinas, nada melhor do que abusar de peças mais sensuais e femininas, seja na parte de cima, calçados ou nos acessórios. Este contraste dá uma quebrada no estilo mais comfy, deixando o visual despojado e cheio de estilo.

Blusas mais apertadinhas e salto garantem mais feminilidade ao look

Peças como croppeds e bodys cumprem bem esta expectativa de contraposição.

A cintura alta da mom pede um cropped não é mesmo?!
Mais uma contraposição de estilos babado!

Mas para quem prefere uma t-shirt para complementar o ar estiloso, que tal apostar em um salto para dar aquele choque de audácia no look?!

Mais estilo que essa proposta? Impossível!

Haaa e fica aqui outra dica, nestes dias mais quentes de verão, nada de deixar sua mom de lado, basta dobrar a barra até ficar em um comprimento “capri”, outra referência de sucesso dos anos 90 que voltou com tudo!

3. Camisetas Oversized

E já que conforto é o lema da current fashion, não há nada que represente melhor esta referência do que as camisetas Oversized.

Com modelagens maiores, que mais se assemelham a um vestido, as camisetas oversized dominaram a década de 90. Isso pode ser comprovado desde as séries da época como Friends, até as fotografias de familiares, sempre com aquelas camisetonas que cobriam parte do corpo.

Um toque de sensualidade com modernidade com a camiseta oversized

Repaginadas com estampas fashionistas e cores marcantes, as camisetas oversized atuais são peças extremamente versáteis na hora de elaborar composições cheias de estilo.

Aqui na supertendência tie dye

Dá para usar como vestido, abusando da sensualidade da peça, como também, em uma versão mais comfy com a já citada jeans mom.

Duas tendências noventistas em um só look, que tal?

Além disso, com a camiseta oversize é possível improvisar croppeds, fazendo aquele nozinho estratégico na ponta, garantindo desde looks casuais a alternativas mais “arrumadinhas”.

4. Scrunchies

E é claro que não podemos deixar alguns acessórios que foram hits dos anos 90 de fora desta relação de feedback da moda.

Os scrunchies, por exemplo, faziam literalmente a cabeça das mulheres no passado e hoje retornaram em versões bem modernas, como por exemplo, esta de Tie Dye da marca Piuka.

A musa Flávia Pavanelli já garantiu o seu scrunchie tie dye Piuka

O termo pode ser novo, mas o scrunchie nada mais é do que as famosas “xuxinhas”, prendedores de cabelo revestidos com tecido de forma bem volumosa.

Junto aos scrunchies, os penteados mais altos, entre rabos de cavalos e “meio rabinho”, também retornaram como fortes referências de estilo da temporada.

A Nah Cardoso apostou neste penteado hit dos ano 90, que fica show com a scrunchie

Práticos e extremamente funcionais, os scrunchies podem também trazer um ponto de cor a um look mais formal ou monocromático, como também, completar composições mais divertidas. Veja aqui dicas de como usar!

Haaa e além de ser um hit da moda, o scrunchie traz outra grande vantagem, ela não quebra os fios de cabelos como outros elásticos, visto seu revestimento mais amplo.

5. Calça Jogger

Do universo esportivo diretamente para a moda, a calça jogger foi mais uma referência dos anos 90, que já virou febre em 2020.

Como já destacamos mais acima, a mensagem noventista era o conforto e a versatilidade, por isso muitos artigos típicos da academia e da prática esportiva foram incorporados a moda do dia a dia.

Punhos de elástico no cós e barra são as principais características da jogger

E assim foi com a calça jogger, que vinha na versão de moletom e hoje pode ser encontrada em diversas padronagens, do jeans, malha, seda e até no couro.

Além de conforto, a jogger pode conferir muito estilo, afinal, suas possibilidades de uso são variadas. Dá para seguir esta pegada esportiva e usar a jogger com um tênis e t-shirt.

Combinação ideal, que garante um estilo mais moderno

Mas se a proposta for abusar do estilo, que tal esta versão de couro com salto e cropepd?

As inúmeras versões de jogger permitem abusar do estilo na hora de combinar as peças

Os elásticos na barra permitem que você a use mais comprida, como também, mais curtinha. Dessa forma você consegue trazer a atenção para o calçado.

6. Coturnos

Sim, a década de 90 trouxe tendências da cabeça aos pés e uma delas foi o coturno.

As botinhas curtas com cadarço, fortes referência do punk rock, dominaram outros estilos, garantindo composições icônicas.

Do rock a todos os estilos, a moda da vez é o coturno!

Na coleção de outono/inverno de 2020, os coturnos ressurgiram nas vitrines, entretanto, a tendência não se limitou aos dias mais frios. Mesmo no verão, dá para aproveitar do estilo que os coturnos oferecem, através de visuais bem contrastantes, como por exemplo, vestidos, jardineiras e shorts jeans. Com as saias mídis então, fica perfeito! Compondo um look na pegada dramático moderno.

Coturno com sainha de couro é uma aposta perfeita para quem gosta de ousar!
Aqui quebrando a pegada mais romântica da saia midi de babados
Mais uma versão de como usar coturno no verão!
Uma produção cheia de estilo com coturno + tee + short estilo alfaiataria

7. Tênis (skechers, Keds e plataformas)

E seguindo as referências de calçados noventistas que voltaram, os queridinhos das básicas às fashionistas, vem tornando os looks ainda mais estilosos, os tênis.

Entre as versões que marcaram época e hoje são rememorados pelas principais it girls, podemos destacar os skechers, keds e os tênis com plataforma.

  • Tênis sem cadarços: Os tênis sem cadarços também são conhecidos como “tênis calça fácil”. Trazendo praticidade ao dia a dia, são ideais para compor looks básicos, como também mais despojados. Com design clássico, é aposta certa para o trabalho e atividades do dia a dia.
  • Keds: E na pegada minimalista dos anos 90, os tênis keds eram considerados os coringas, que todo mundo tinha que ter, afinal, combinavam com tudo. Atualmente, estes tipos de tênis não levam mais esta denominação, entretanto, o mesmo conceito visual pode ser encontrado nas mais recentes coleções de calçados.
  • Skechers: Já o tênis Skechers recebeu toda uma releitura, se tornando ainda mais atraente e por que não, exagerado! As versões com plataforma são inúmeras, entretanto, os queridinhos das fashionistas são os modelos mais esportivos.

8. Choker

E para quebrar essa pegada mais comfy e tomboy dos anos 90, as mulheres abusavam do poder de um acessório superfeminino, a choker.

A choker ou como era chamada na década de 90, gargantilha, trazia um contraste perfeito aos looks mais pesados, entre camisetas oversizes e jeans.

O colarzinho mais agarrado ao pescoço conferia mais sensualidade ao visual, além de combinar com tudo, já que a diversidade dos elementos predominavam na época.

Atrizes na série “Um Maluco no Pedaço” sucesso dos anos 90

Atualmente, as versões contam a variedade de materiais, que incluem deste elementos nobres como pérolas, zircônias e banhos de ouro, como também, nos típicos modelos noventistas de tecido e até miçanga.

Outra variação fica por conta do seu uso, as it girls hoje apostam nas chokers com combinações incríveis, como estas da Piuka que formam mix de colares cheios de estilo.

Para mais inspirações de como usar, dá uma olhada neste artigo!

9. Bandanas e lenços

Outra clássico dos anos 90 com referência do estilo hit da época o Rock e mais particularmente do ícone Axl Rose, eram as bandanas.

Axl Rose da banda norte-americana de hard rock Guns N’ Roses

Esses lenços que traziam um ponto de cor aos looks mais góticos, começaram a ser usados por diferentes estilos, se tornando uma febre na moda acessório.

Nos cabelos, pescoço ou até enroladas ao pulso, as bandanas marcaram a geração noventista e hoje, podem ser vistas novamente dentre os visuais mais contemporâneos.

Além das bandanas, os lenços também estão entre os hits das coleções de primavera verão. Uma forma diferente de usá-lo, que vem sendo compartilhada nos feeds das principais influenciadoras é como cropped.

10. Bermudas ciclistas

Mais uma peça adaptada do mundo dos esportes para a moda: a bermuda ciclista.

Mais agarradinhas e com comprimento até o joelho, as bermudas ciclistas podem garantir produções cheias de estilo.

Na década de 90 era comum ver mulheres com esta peça combinada com as camisetas oversize. Só que hoje, a versão ganhou um toque mais sensual e as fashionistas apostam nas bermudas com croppeds e até com conjuntinhos bem audaciosos.

Bermuda ciclista + oversized bem na pegada noventinha
E quem disse que não dá para compor um look elegante com esta peça?
Um conjuntinho repleto de sensualidade para quem gosta de ousar!

Também dá para optar por uma sobreposição com uma jaqueta ou blazer, fazendo mais uma vez, o contraste dos estilos reinarem no look.

Viu só como os anos 90 foi uma fonte proveitosa de inspiração para a moda atual?! E sem dúvidas, vale a pena apostar nestes clássicos, que ainda vão prevalecer por muito tempo nas vitrines e ruas do Brasil.

Estas foram as dicas da Piuka, a grife que trouxe de volta os principais hits dos anos 90 em acessórios e mais novidades exclusivas, que vão abrilhantar ainda mais seu estilo!

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.