Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 1

O crochê vem ganhando adeptas cada vez mais jovens depois que começou a ser reinventado, com novos tipos de fios, uso de materiais sustentáveis e novas formas aplicações e acessórios.

A possibilidade de poder criar com as próprias mãos, o chamado DIY – do inglês Do It Yourself como forma de repensar o consumo é um principais dos fatores.

Entre os acessórios, o que mais se destaca é a bolsa fio de malha, por ser leve e trazer delicadeza ao compor os looks do dia a dia.

bolsa-fio-de-malha-conheca-essa-nova-tendencia

Fonte: Pinterest

O que é fio de malha?

O fio de malha é feito a partir de resíduos da indústria têxtil, ou seja feito a partir de tecidos reaproveitados, que evitam assim o descarte e favorecem o meio ambiente.

Por ser feito de produto reciclado, ele pode variar de espessura (não possui numeração padronizada, como por exemplo o barbante).

Ele se destaca também, por ser resistente e que possibilita a criação de bolsas, mochilas e sacolas. Nesse post iremos te ensinar como fazer uma bolsa fio de malha passo a passo para si mesma ou até como forma de ter uma renda extra. Interessante, não?

 

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 2

Fonte: Pinterest

O que posso fazer com fio de malha?

O fio de malha é um material muito versátil e pode ser utilizado em diferentes modelos e estilos de bolsas.

Entre os modelos que você pode criar, estão mochilas, carteiras, bolsas-saco, bolsas de mão e também os modelos de bolsas transversais.

Porém, para começar (ou se for o seu caso, retomar o hábito de crochetar), uma dica é começar por modelos de bolsa fio de malha menores e com pontos mais simples. Dessa forma você ganha confiança para partir para modelos maiores, com pontos mais complexos.

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 3

Fonte: Pinterest

Bolsa de fio de malha passo a passo

O crochê possui diversos tipos de pontos, mas sabendo 3 pontos básicos, você já consegue criar uma infinidade de peças!

Para começar a criar sua bolsa fio de malha, você precisa de alguns materiais como:

  • 1 novelo de fio de malha da cor desejada;
  • Agulhas de 5,7,12, e 15mm
  • 1 agulha de tapeçaria
  • 1 botão
  • 2 argolas

Passo 1 – Faça o anel mágico e dê seis pontos baixos, aperte o anel com esses pontos para formar o centro da sua peça – essa é a primeira carreira. Depois as outras carreiras. Antes disso, ao começar cada carreira você deve pegar a alça do ponto final e levar para trás, por dentro do segundo ponto que iniciou a carreira.

Passo 2 – Em seguida, traga para frente dando um ponto baixo no primeiro ponto de base da próxima carreira para iniciá-la. Os pontos baixos são sempre no centro do ponto baixo de base e não na alça de cima.

Iniciando as carreiras da Bolsa

2ª carreira: 2 pontos baixos centrados, em cada ponto de base.

3ª carreira: intercale 1 ponto baixo centrado com 2 pontos baixos centrados, em cada ponto de base (dois pontos na mesma base se configuram como um aumento).

4ª carreira: a cada aumento faça dois pontos baixos sozinhos (comece com um aumento).

5ª carreira: a cada três pontos baixos sozinhos faça um aumento (comece com o ponto baixo sozinho)

6ª carreira: a cada aumento faça quatro pontos baixos sozinhos.

7ª carreira: faça três pontos baixos sozinhos e depois faça um aumento, em seguida, a cada cinco pontos sozinhos faça um aumento.

8ª carreira: pontos baixos centrados sem aumento, um em cada ponto de base.

Montagem da bolsa

Passo 3 – Corte o fio e arremate escondendo ele, depois repita o mesmo processo desde o início para fazer a segunda parte da bolsa.

Passo 4 – Com as duas partes prontas, desmanche os pontos da carreira final, apenas em uma dessas partes, até restarem vinte pontos sem desmanchar. As alcinhas que se formaram vão servir para você unir essa parte com a outra.

Passo 5 – Passe as alcinhas por dentro dos pontos da outra parte, laçando as alças da mesma forma como quem faz um ponto baixo. Siga unindo as partes, no último ponto estique o fio e esconda-o.

Passo 6 – Os vinte pontos que não foram desmanchados, não podem ser unidos com a outra parte, por isso formam a abertura da bolsa.

Passo 7 – Faça as alças com o mesmo fio de malha e coloque os mosquetões nas pontas com ajuda da agulha de tapeçaria.

Passo 8 – Depois é só fixar as alças na peça pronta e para criar uma abertura eficiente na bolsa você pode usar cordões ou um zíper, colocando um forro.

 

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 4

Fonte: Pinterest

Modelos de bolsa fio de malha

Fizemos uma seleção de modelos para te inspirar. Confira!

 

Bolsa de fio de malha quadrada

Além de prática, a bolsa de fio de malha quadrada é sofisticada e tem estilo minimalista. Pode ser combinada a looks mais clássicos para trazer um toque moderno à composição.

Podem ser encontradas em tamanhos variados, possuírem superfícies mais rígidas ou flexíveis de acordo com o fio escolhido, ou com alças.

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 5

Fonte: Pinterest

Bolsa de fio de malha retangular

Assim como o modelo quadrado, as bolsas retangulares são elegantes, e se bem combinadas de acordo com o seu estilo, nunca saem de moda.

São vistas em modelos grandes pequenos, nécessaires, bolsas de mão, com cantos rígidos ou arredondados.

A medida que for se desenvolvendo e ganhando confiança, misture as formas e reinvente os modelos da forma que quiser.

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 6

Fonte: Pinterest

Bolsa de fio de malha redonda

As bolsas redondas possuem um efeito madala, que transmitem equilíbrio. São perfeitas para viagens e passeios ao ar livre. Os modelos no estilo vintage também são bastante vistos nas ruas.

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 7

Fonte: Pinterest

Bolsa de fio de malha infantil

Os modelos infantis costumas derreter nossos corações! Criativos, podem ser encontrados com formato de frutas, desenhos animados, animais ou inspiradas, por exemplo em itens lúdicos como nuvem de amor.

Outras costumam levar figuras delicadas do universo infantil, com pequenos enfeites como flores, corações, balões e sorvetes.

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 8

Fonte: Pinterest

Qual a melhor linha para bolsa de crochê?

No mercado existe uma variedade de marcas de fios para você usar.

Importante que você conheça as diferenças entre fio residual e fios premium – claro que sempre te damos as opções, mas você escolhe de acordo com seu bolso.

Nossa sugestão é que, caso você seja iniciante, melhor optar pelo baixo investimento e depois incrementar suas criações.

Fio Residual – são os fios que já citamos acima,  que não possuem espessura nem cor padrão, podendo ser encontrados com pequenos nós ou em tons diferentes dentro do mesmo rolo.

Fio Premium – não possuem emendas, são regulares e tem acabamento perfeito, variedade de cores e espessura padronizada. Porém costumam ser bem mais caros do que o fio residual.

 

Quantos metros tem 1 quilo de fio de malha?

Mesmo que adquiridos de forma conjunta, os rolos de fio de malha podem ter diferença de espessura, elasticidade, tom, tipos de malha.

Cada rolo de 1 quilo de fio de malha possui aproximadamente 140 metros.

É importante lembrar que, mesmo que adquiridos de forma conjunta, os rolos de fio de malha podem ter diferença de espessura, elasticidade, tom, tipos de malha.

 

Qual o número da agulha para trabalhar com fio de malha?

Como os fios de malha possuem espessuras maiores que as do fio de algodão, por exemplo, as agulhas para crochetar variam de 9 mm a 30 mm – cada uma delas proporciona um efeito diferenciado, e essa variação influencia também no rendimento do rolo.

Fios mais grossos, por exemplo, podem ser mais fáceis de manusear com agulhar maiores.

Bolsa de fio de malha: Conheça essa nova tendência 9

Fonte: Pinterest

Gostou de saber mais? Então continue acompanhando o Blog da Piuka, toda semana com novidades sobre o mundo da moda.