As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 1

Ícone da moda, a estilista francesa, Coco Chanel, revolucionou a forma da mulher se vestir e se comportar na sociedade europeia no século XX.

Incentivando sempre a liberdade feminina, Chanel vivia o paradoxo, “uma dama de ferro sonhadora, revolucionária com estilo clássico, ousada apesar de alérgica as grandes extravagâncias”.

Além é claro, das suas criações, que viriam a se tornar grandes clássicos atemporais da moda, suas ideologias vanguardistas também marcaram época, através de suas frases, que até hoje, servem de inspiração para mulheres que buscam o empoderamento.

Conheça agora as 20 frases mais icônicas de Coco Chanel e um pouco desta trajetória, referência em superação, audácia e criatividade.

1. “Ninguém pode viver com horizontes tão estreitos”, Coco Chanel

Esta primeira frase marca bem a trajetória de vida da revolucionária, que tinha como prioridade quebrar paradigmas, a começar pelo seu próprio destino.

Gabrielle Chanel ficou órfã de mãe ainda criança e a partir dos 12 anos, viveu sua adolescência toda em um orfanato. Foi lá que Chanel aprendeu a costurar com as freiras.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 2

Fonte: Pinterest

2. “A força se consegue com fracassos e não com sucessos”, Coco Chanel

Aos 20 anos, após trabalhar em um armarinho em Moulins, a diva apostou na vida artística, fazendo apresentações em cabarés, onde logo foi apelidada de Coco, que significa “querida”, inclusive, era o tema de duas músicas comumente cantadas por Chanel, “Qui qu’a vu Coco” e “Ko-ko-ki-ko”.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 3

Fonte: Pinterest

3. “A Moda não é uma arte, é um negócio”, Coco Chanel

Chanel também trabalhou em uma loja de chapéus, o que estreitou ainda mais seu vínculo com a Moda. Entretanto, só em 1909 iniciava sua própria trajetória empresarial, inaugurando um pequeno estúdio com o apoio financeiro de seus amantes Boy Capel e Balsan.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 4

Fonte: Pinterest

4. “Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso”, Coco Chanel

Sua transformação de modista, criadora de chapéus graças aos seus icônicos canotiers de palha, para uma grande estilista, aconteceu como tudo em sua vida, de forma repentina e sem planejamentos, inclusive, os famosos chapéus de palhas eram usados para atender sua rotina em Deauville, que incluía a prática de esportes equestres.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 5

Fonte: Pinterest via Good Housekeeping

5. “A moda desaparece, só o estilo permanece o mesmo”, Coco Chanel

Babados, plumas e rendas definitivamente passavam longe do closet e principalmente das criações da estilista, que preferia adaptar trajes masculinos, a fim de inovar e garantir o conforto necessário as suas peças.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 6

Fonte: Pinterest via Rosita Kerdlarppol

6. “O luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo”, Coco Chanel

Foi customizando um vestuário do seu parceiro, o qual cortou um suéter pela frente, improvisando uma gola e cinto com retalhos do mesmo tecido, que Chanel criou uma peça diferente, que logo se transformou no desejo das mulheres da época. “Todos me perguntavam onde havia comprado e eu dizia, se quiser vendo um desses para você”.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 7

Fonte: Pinterest

7. “Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente”, Coco Chanel

Suas criações eram marcadas pela praticidade e conforto, transformando a indumentária masculina em clássicos femininos cheios de estilo. Além disso, gostava de acrescentar acessórios exóticos como gravatas e paletós, mas sempre buscava um toque delicado, como o uso do seu icônico colar de pérolas, por exemplo.

8. “Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera”, Coco Chanel

Amante dos esportes equestres, garantiu logo uma produção que atenderia suas necessidades e mudaria de uma vez, o modo da mulher se vestir: as calças femininas!

E não foi só ai que a musa readaptou clássicos masculinos, ela também adotou o corte de cabelos curtos e o uso dos cardigans e tweed.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 8

Fonte: Pinterest

9. “A moda é arquitetura: é uma questão de proporções”, Coco Chanel

Outra característica bem marcante nas criações de Chanel, que prevalecem até hoje, são os designs com vários bolsos.

A estilista tinha adoração por este detalhe, que para ela acrescentava, além de funcionalidade à peça, mais estilo. Nas bolsas mais modernas da grife, certamente você encontrará mais de um bolso na parte interna, representando essa preferência de Chanel.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 9

Fonte: Pinterest

10. “Uma mulher precisa de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame”, Coco Chanel

Até aproximadamente 1920, o preto era a cor reservada para funerais e luto, porém, já que revolucionar era seu lema, Chanel incluiu um vestido preto básico e curto na sua coleção em 1926, que inclusive foi publicado pela Vogue americana.

Até hoje o vestidinho preto é ícone de elegância e sofisticação, graças à ousadia da diva.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 10

Fonte: Pinterest

11. “Uma mulher deve ser duas coisas: clássica e fabulosa”, Coco Chanel

Para comemorar seus 40 anos, a estilista lançou o Chanel N°5, que até hoje é uma das fragrâncias mais vendidas no mundo.

O químico Ernest Beaux usou 80 substâncias para atender as exigências de Chanel e ao final apresentou oito amostras, a escolhida pela diva foi a número cinco, por isso o nome.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 11

Fonte: Pinterest

12. “As melhores coisas da vida são de graça. A segunda melhor coisa é muito, muito cara”, Coco Chanel

Durante uma entrevista, Marilyn Monroe revelou que usava três gotas do Chanel N°5 para dormir, o que aumentou potencialmente o número de vendas do perfume.

Foram mais de 162 mil dólares embolsados por Chanel, através desta revelação da diva Monroe.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 12

Fonte: Pinterest

13. “Não é o aparecimento, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe”, Coco Chanel

Outra curiosidade na história da diva é que durante a Primeira Grande Guerra, sua loja foi uma das únicas a permanecer aberta na cidade de Deauville.

Visto a austeridade da época, ninguém queria ostentar em vestidos sofisticados, diante disto, a marca Chanel atendia a essas novas necessidades como suas peças inovadoras e confortáveis, entre chemisiers soltos, cardigãs e peças em jérsei.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 13

Fonte: Pinterest

14. “A melhor cor do mundo é a que fica bem em você”, Coco Chanel

Além das inspirações masculinas, Chanel aproveitava do seu próprio estilo e preferências para assinar suas coleções.

O clássico preto e branco dominava suas produções pessoais, por isso, refletiam também, nas criações da estilista.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 14

Fonte: Pinterest

15. “O que conta não são os quilates, mas o efeito”, Coco Chanel

E nem só de boyfriend style se fazia Chanel! Para trazer todo um contraste à pegada mais despojada e masculina dos looks, a estilista abusava da delicadeza das pérolas fazendo mix de colares icônicos.

Ela também reinventou no universo dos acessórios com as chamadas “joias de fantasia”, feitas de metal e pedras semipreciosas.

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 15

Fonte: Pinterest

16. “Só aos domingos eu não invento nada”, Coco Chanel

As 16 frases mais icônicas e inspiradoras de Coco Chanel 16

Fonte: Pinterest

Coco Chanel morreu em um domingo, 10 de janeiro de 1971, deixando um legado na Moda, que resistirá eternamente.

Inspirou diversos estilistas do mundo e designers a produzirem acessórios elegantes.