Ícone da moda, a estilista francesa, Coco Chanel, revolucionou a forma da mulher se vestir e se comportar na sociedade europeia no século XX. Separamos as melhores frases de Coco Chanel para você ler!
Coco sempre incentivava a liberdade feminina, vivia o paradoxo, “uma dama de ferro sonhadora, revolucionária com estilo clássico, ousada apesar de alérgica as grandes extravagâncias”.
Além das suas criações poéticas, todas as suas criações na moda se tornaram grandes clássicos atemporais, suas ideologias vanguardistas também marcaram época, através de suas frases, que até hoje, servem de inspiração para mulheres que buscam o empoderamento.
Frases Coco Chanel
Conheça agora as 20 frases mais icônicas de Coco Chanel e um pouco desta trajetória, referência em superação, audácia e criatividade.
1. “Ninguém pode viver com horizontes tão estreitos”, Coco Chanel
Esta primeira frase marca bem a trajetória de vida da revolucionária, que tinha como prioridade quebrar paradigmas, a começar pelo seu próprio destino.

Gabrielle Chanel ficou órfã de mãe ainda criança e a partir dos 12 anos, viveu sua adolescência toda em um orfanato. Foi lá que Chanel aprendeu a costurar com as freiras.
2. “A força se consegue com fracassos e não com sucessos”, Coco Chanel
Aos 20 anos, após trabalhar em um armarinho em Moulins, a diva apostou na vida artística, fazendo apresentações em cabarés, onde logo foi apelidada de Coco, que significa “querida”, inclusive, era o tema de duas músicas comumente cantadas por Chanel, “Qui qu’a vu Coco” e “Ko-ko-ki-ko”.

3. “A Moda não é uma arte, é um negócio”, Coco Chanel
Chanel também trabalhou em uma loja de chapéus, o que estreitou ainda mais seu vínculo com a Moda. Entretanto, só em 1909 iniciava sua própria trajetória empresarial, inaugurando um pequeno estúdio com o apoio financeiro de seus amantes Boy Capel e Balsan.

4. “Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso”, Coco Chanel
Sua transformação de modista, criadora de chapéus graças aos seus icônicos canotiers de palha, para uma grande estilista, aconteceu como tudo em sua vida, de forma repentina e sem planejamentos, inclusive, os famosos chapéus de palhas eram usados para atender sua rotina em Deauville, que incluía a prática de esportes equestres.

5. “A moda desaparece, só o estilo permanece o mesmo”, Coco Chanel
Babados, plumas e rendas definitivamente passavam longe do closet e principalmente das criações da estilista, que preferia adaptar trajes masculinos, a fim de inovar e garantir o conforto necessário as suas peças.
6. “O luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo”, Coco Chanel
Foi customizando um vestuário do seu parceiro, o qual cortou um suéter pela frente, improvisando uma gola e cinto com retalhos do mesmo tecido, que Chanel criou uma peça diferente, que logo se transformou no desejo das mulheres da época. “Todos me perguntavam onde havia comprado e eu dizia, se quiser vendo um desses para você”.

7. “Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente”, Coco Chanel
Suas criações eram marcadas pela praticidade e conforto, transformando a indumentária masculina em clássicos femininos cheios de estilo. Além disso, gostava de acrescentar acessórios exóticos como gravatas e paletós, mas sempre buscava um toque delicado, como o uso do seu icônico colar de pérolas, por exemplo.

8. “Sou contra a moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera”, Coco Chanel
Amante dos esportes equestres, garantiu logo uma produção que atenderia suas necessidades e mudaria de uma vez, o modo da mulher se vestir: as calças femininas!

E não foi só ai que a musa readaptou clássicos masculinos, ela também adotou o corte de cabelos curtos e o uso dos cardigans e tweed.
9. “A moda é arquitetura: é uma questão de proporções”, Coco Chanel
Outra característica bem marcante nas criações de Chanel, que prevalecem até hoje, são os designs com vários bolsos.

A estilista tinha adoração por este detalhe, que para ela acrescentava, além de funcionalidade à peça, mais estilo. Nas bolsas mais modernas da grife, certamente você encontrará mais de um bolso na parte interna, representando essa preferência de Chanel.
10. “Uma mulher precisa de duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame”, Coco Chanel
Até aproximadamente 1920, o preto era a cor reservada para funerais e luto, porém, já que revolucionar era seu lema, Chanel incluiu um vestido preto básico e curto na sua coleção em 1926, que inclusive foi publicado pela Vogue americana.

Até hoje o vestidinho preto é ícone de elegância e sofisticação, graças à ousadia da diva.
11. “Uma mulher deve ser duas coisas: clássica e fabulosa”, Coco Chanel
Para comemorar seus 40 anos, a estilista lançou o Chanel N°5, que até hoje é uma das fragrâncias mais vendidas no mundo.
O químico Ernest Beaux usou 80 substâncias para atender as exigências de Chanel e ao final apresentou oito amostras, a escolhida pela diva foi a número cinco, por isso o nome.
12. “As melhores coisas da vida são de graça. A segunda melhor coisa é muito, muito cara”, Coco Chanel
Durante uma entrevista, Marilyn Monroe revelou que usava três gotas do Chanel N°5 para dormir, o que aumentou potencialmente o número de vendas do perfume.

Foram mais de 162 mil dólares embolsados por Chanel, através desta revelação da diva Monroe.
13. “Não é o aparecimento, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe”, Coco Chanel
Outra curiosidade na história da diva é que durante a Primeira Grande Guerra, sua loja foi uma das únicas a permanecer aberta na cidade de Deauville.
Visto a austeridade da época, ninguém queria ostentar em vestidos sofisticados, diante disto, a marca Chanel atendia a essas novas necessidades como suas peças inovadoras e confortáveis, entre chemisiers soltos, cardigãs e peças em jérsei.
14. “A melhor cor do mundo é a que fica bem em você”, Coco Chanel
Além das inspirações masculinas, Chanel aproveitava do seu próprio estilo e preferências para assinar suas coleções.

O clássico preto e branco dominava suas produções pessoais, por isso, refletiam também, nas criações da estilista.
15. “O que conta não são os quilates, mas o efeito”, Coco Chanel
E nem só de boyfriend style se fazia Chanel! Para trazer todo um contraste à pegada mais despojada e masculina dos looks, a estilista abusava da delicadeza das pérolas fazendo mix de colares icônicos.

Ela também reinventou no universo dos acessórios com as chamadas “joias de fantasia”, feitas de metal e pedras semipreciosas.
16. “Só aos domingos eu não invento nada”, Coco Chanel
Coco Chanel morreu em um domingo, 10 de janeiro de 1971, deixando um legado na Moda, que resistirá eternamente.
Mas ainda inspira diversos estilistas do mundo com suas frases e designers atemporais a produzirem acessórios femininos elegantes.
Esperamos que tenha gostado das frases de Coco Chanel!
Aproveite para explorar mais artigos.
Bom dia, vc pode me dizer em qual livro vc pegou a frase de num 8, por favor?
Simplismente Maravilhosa e Eternamente Eterna.