Imagine a seguinte situação. Você sonhou em colocar um piercing, olhou várias inspirações e fez a perfuração, mas o piercing inflamou. Triste, não é? Parece que o sonho se torna um pesadelo.
Aí surge a dúvida. Como cuidar do piercing inflamado? Será que é melhor tirar o acessório? Preciso ir ao médico?
Calma! Estamos aqui para esclarecer todas essas questões.
Primeiro, vamos te dar boas notícias. Existem locais do corpo que inflamam menos. Assim, se é a sua primeira experiência com o acessório, saiba que os piercings de furo na orelha tem menos chances de infamar.
Mas para te ajudar a saber o que fazer nessa hora, preparamos esse post com tudo que você precisa aprender para saber como cuidar de piercing inflamado do jeito certo.
Então vem conferir!
O que faz um piercing inflamar?
A falta de higienização correta e o consumo de alimentos inflamatórios são os motivos principais para um piercing começar a inflamar.
Quando você decide fazer um piercing, deve compreender que o procedimento é considerado uma agressão pelo corpo humano, pois é como se você tivesse se machucado, o que faz o organismo dar início a um processo de cura da região.
Sendo assim, assim como cuidamos de uma ferida no corpo, temos que cuidar do piercing para que a cicatrização ocorra da melhor maneira, sem problemas posteriores.
Por isso, não deixe de seguir a dieta passada pelo profissional que realizou a perfuração, não importa se esse piercing de furo foi feito na orelha ou em outra região do corpo, pois é importante evitar alimentos gordurosos, açucarados e bebidas alcoólicas.
Além disso, faça a limpeza do seu piercing de forma correta e com produtos corretos.
O sabão neutro e o soro fisiológico costumam ser suficientes, isso porque os produtos que contêm fragrância e álcool, como os cremes hidratantes, prejudicam a cicatrização.
O que fazer quando o piercing não cicatriza?
Ao perceber que o seu piercing não está cicatrizando, você não deve deixar de lado a sua saúde, e precisa procurar um médico para te ajudar.
Isso não é exagero.
Cada região do corpo leva um tempo para cicatrizar completamente depois da colocação de um piercing. A língua, por exemplo, pode demorar até dois meses, enquanto os piercings de orelha, especialmente na cartilagem, demoram até oito meses.
Além disso, quando falamos na cicatrização de um piercing, devemos considerar outros fatores, como o trabalho correto do profissional que você escolheu, seu estilo de vida, velocidade do seu metabolismo, alimentação e higiene com a joia.
Mesmo com isso, muitas vezes ainda é possível perceber quando esse processo está demorando mais do que o normal. Não seria correto que um piercing no lóbulo da orelha, por exemplo, continuasse dolorido e com secreção após quatro meses do procedimento.
Nesse caso, cuide da saúde e vá ao médico, assim, ele pode te dizer se está tudo bem ou se há uma infecção no local da aplicação.
Como cuidar de piercing inflamado: saiba o que fazer

Nos primeiros dias após a perfuração, é normal que a região do piercing fique dolorida, avermelhada e com secreção.
Mas quando esses sintomas duram mais de uma semana ou são insuportáveis,é provável que a área esteja inflamada.
Para ajudar com isso, os médicos dermatologistas aconselham que se tenha muito cuidando com a higiene e com a alimentação, tudo para melhorar o seu quadro.
Alimentação saudável
Prefira frutas e legumes entre os 7 e 10 primeiros dias após a colocação do piercing, visto que as frituras, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e refrigerantes inflamam o corpo e atrapalham a cicatrização.
Mantenha sua rotina de higiene
Tente suportar a dor para lavar e higienizar seu piercing de furo, seja na orelha ou em outra região do corpo, mas não deixe de manter a área limpa, pois a inflamação pode piorar.
O local deve permanecer seco e arejado
Para cuidar do piercing inflamado e garantir a melhora do local, você pode usar um secador em temperatura morna no momento da secagem da região, isso evita que você machuque seu piercing ao utilizar toalhas e gazes.
Se você ainda tiver dúvidas sobre a inflamação do seu piercing de furo, pode procurar um médico dermatologista, esse profissional vai te indicar pomadas e remédios para resolver a situação, de acordo com o seu caso.
Lembre-se que os piercings de pressão são sempre boas opções para quem não quer viver esse sofrimento. Fica a dica!
Como acelerar a cicatrização do local inflamado?
Chegando a esse tópico, você já percebeu que os cuidados com o piercing inflamado podem ser muito simples, mas que você precisa realizá-los todos os dias. Nada de esquecer de limpar, hein?
Seguindo as recomendações que já passamos, a cicatrização do local ocorrerá naturalmente, mas caso você deseje acelerar esse processo, pode comprar pomadas cicatrizantes.
Esses produtos podem ser encontrados em qualquer farmácia e seus valores são baixos, mas tome muito cuidado com a automedicação!
O ideal é que você converse com o profissional que realizou a colocação do seu piercing de furo, ou com um profissional da saúde; eles podem te dar dicas perfeitas para o seu caso.
Além disso, você deve entender se o piercing da sua orelha, do nariz ou de qualquer outra parte do corpo precisa realmente de cuidados especiais. Saiba que a vermelhidão, dor e secreção são normais nos primeiros dias.
Por fim, o uso do soro fisiológico é prático e seguro em todas as situações, pois você pode lavar a região da perfuração e fazer compressas que aceleram a cicatrização do local.
Saiba como limpar um piercing da forma certa
Vamos logo adiantando. Não há motivos para que você não cuide ou não limpe seu piercing da forma correta.
Você não precisa de nenhum produto especial, pelo contrário. Os especialistas recomendam apenas sabão neutro e soro fisiológico para uma boa limpeza da região.
Caso você tenha acabado de fazer a colocação de um piercing de furo na orelha, no umbigo ou no nariz, por exemplo, deve aplicar o sabão neutro no local, massagear a pele, sem esfregar, e enxaguar.
Depois, basta lavar novamente a área com soro fisiológico e secar com gaze, papel toalha ou secador em temperatura morna.
Você também deve evitar tocar demais a região, pois isso atrapalha o processo natural de cicatrização. Além de lavar as mãos adequadamente sempre que for fazer a higiene.
Usando acessórios feitos com material adequado, a exemplo do aço cirúrgico e do titânio, a rotina de limpeza e a cicatrização do seu piercing serão rápidas e tranquilas.
Por isso, escolha sempre os melhores piercings do mercado.
Visite a loja virtual da Piuka e se encante com as nossas opções de piercings. Temos peças maravilhosas para você que quer um piercing de furo ou de pressão.
A escolha do piercing garante a melhor cicatrização e muito mais conforto para você. Venha conferir nossa coleção!