Como curar ressaca: 5 dicas e cuidados 1

Final de ano e o calor são sinônimos de uma bebida gelada, seja uma cervejinha, vinho, ou uma batidinha.

O problema é que esse clima de comemoração faz com que alguns exageros aconteçam e você sofra as consequências no dia seguinte. Por isso, criamos esse post para te ajudar a como curar ressaca de forma mais rápida. Leia até o final e aproveite as dicas.

Como curar ressaca

Com a chegada das festas de final de ano, depois desse período difícil que passamos por conta da pandemia, queremos mesmo é festejar.

Porém o excesso de bebida pode causar sintomas desagradáveis como dores de cabeça, de estômago e no corpo, náuseas, vômitos, boca seca, irritação, sensibilidade à luz e mal-estar geral. Normalmente esses sintomas costumam passar sozinhos depois de algumas horas- dependendo da quantidade de bebida alcoólica ingerida. Porém não há truque ou medicamento que resolva de imediato essa situação. O mal-estar só irá passar quando seu corpo conseguir eliminar todo o álcool consumido.

1. Tome muita água

O álcool possui efeito diurético, ou seja, ele aumenta a eliminação de líquidos por meio da urina, e em consequência disso, o organismo sofre a desidratação – responsável por grande parte dos sintomas citados acima.

Para ajudar na recuperação, tome muito água! Se possível complemente sua hidratação com água de coco, isotônicos e chás naturais que ajudam a repor também os sais minerais perdidos na urina.

Como curar ressaca: 5 dicas e cuidados 2

Fonte: Pinterest

2. Não exagere no café

O café pode até te dar mais energia e ajudar a aliviar as dores de cabeça neste momento, porém, se consumido de forma exagerada, ele pode agravar a desidratação. Isso porque ele favorece a eliminação de água por meio da urina. Então, caso você não consiga ficar sem um cafezinho consuma somente uma pequena xícara.

Como curar ressaca: 5 dicas e cuidados 3

Fonte: Pinterest

3. Aposte nos sucos naturais e no consumo de frutas

Os sucos naturais feitos na hora têm grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes, que favorecem  a desintoxicação. Além disso, o açúcar natural contido nas frutas ajuda a repor os níveis de glicose no sangue e na cura da ressaca.

Ao escolher as frutas, prefira as que contem bastante água como melão, melancia, pera. Evite frutas cítricas para não irritar ainda mais seu estômago.

Como curar ressaca: 5 dicas e cuidados 4

Fonte: Pinterest

4. Inclua mel no seu café da manhã do dia seguinte

Para ajudar a repor as energias  para seu corpo se recuperar mais rapidamente, aposte em comidas de fácil digestão acompanhadas de uma colher de mel. Ele é rico em frutose, açúcar encontrado também nas frutas, que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na sua recuperação.

Como curar ressaca: 5 dicas e cuidados 5

Fonte: Pinterest

5. Faça refeições leves

Com o  fígado e o estômago sobrecarregados pelo excesso, é indicado consumir alimentos leves para ajudar esses órgãos a se recuperarem. Aposte em alimentos com pouca gordura ou uma sopinha de legumes.

como-curar-ressaca-dicas-e-cuidados

Fonte: Pinterest

Porque acontece a ressaca

A ressaca ocorre pelo aumento da concentração de álcool no sangue. O fígado é responsável por produzir enzimas que absorvam o etanol. Porém, ele não produz a enzima que neutralize diretamente o álcool. Então ele precisa trabalhar mais para transforma-lo em acetaldeído. O aumento desse metabólito na circulação faz com que seja liberado o hormônio diurético, que tem como consequência a menor absorção da água pelos rins, resultando em maior vontade de urinar.

Além disso, devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool há a alteração do sistema nervoso, resultando nos sintomas de dor de cabeça, enjoo, sede excessiva e mal estar.

Como evitar a ressaca

Para evitar a ressaca, é recomendado:

  • ingerir 1 copo de água para cada copo de bebida, para manter a hidratação;
  • não beber de estômago vazio;
  • evitar misturar bebidas – beber sempre a mesma bebida;
  • tomar carvão ativado antes de consumir a bebida alcoólica.
Como curar ressaca: 5 dicas e cuidados 6

Fonte: Pinterest

Ao adotar essas dicas, é possível evitar que você fique bêbado rapidamente, além de ajudar a beber menos e manter a hidratação. Porém essas dicas não devem ser usadas para conseguir ingerir mais bebida, já que o consumo excessivo do álcool pode trazer graves problemas à saúde como o coma alcoólico e a cirrose hepática.

Gostou de saber mais sobre como curar a ressaca? Então continue acompanhando nosso blog. Sempre temos conteúdos sobre as novidades , dicas e tendências do mundo da moda para você.