Se você é um amante de joias e semijoias como nós, sabe da importância de encontrar um lugar para guardar esses acessórios com muito cuidado, não é mesmo? E pensando nisso, resolvemos trazer um artigo com uma dica única e imperdível sobre o assunto.
Aqui, te ensinaremos como fazer porta-joias artesanal para armazenar todas as suas joias. Com esse objeto, que inclusive pode ser usado como item decorativo, esses acessórios estarão em um lugar seguro e, claro, ficarão organizados e prontos para serem usados.
Quer conferir tudo sobre esse DIY fantástico? Então, prepare o seu lado artesanal e criativo, e vamos lá!
Por que vale a pena ter um porta-joias?
O porta-joias é um item multifuncional, ou seja, engana-se quem acredita que ele serve apenas para guardar as joias e semijoias.
Esse objeto também é o responsável por preservar todos os seus acessórios, mesmo quando eles não estiverem sendo usados por você. Assim, com um porta-joias, os seus colares, pulseiras e anéis manterão o brilho e sempre permanecerão com o aspecto de novos.
Além disso, ele também serve como um excelente organizador. Não será difícil escolher combinações de peças que estão expostas em conjunto, concorda?
Sendo assim, com um porta-joias você poderá organizar os seus brincos de pérola ao lado dos colares de pérola. Assim, será muito difícil errar na escolha dos acessórios para o seu look.
E não podemos esquecer que o porta-joias também é um excelente item de decoração para o seu quarto. Ele traz muita elegância e sofisticação para o ambiente.
Agora, vamos seguir com o artigo e descobrir de uma vez por todas como fazer porta-joias artesanal!
Do que você vai precisar para fazer o seu?
Para tornar esse DIY ainda mais fácil, trouxemos aqui um modelo de porta-joias simples de ser feito. Inclusive, esse tipo de artesanato é muito indicado para adolescentes. Se você possui filhas, não deixe de anotar essa dica fantástica e muito econômica.
Mas antes de descobrir como fazer porta-joias artesanal, é importante saber quais serão os materiais necessários.
Veja a lista abaixo:
- Tubos de papelão
- Placa de papelão grosso
- Estilete
- Cola quente
- Tesoura
- Tinta PVA ou spray
Como fazer porta-joias artesanal: passo a passo

Agora que você já possui todos os itens preparados, é hora de colocar a mão na massa, no caso, nos papelões!
Veja o passo a passo de como fazer porta-joias artesanal:
- Corte os tubos de papelão em tamanhos variados, sendo dois pequenos e dois grandes, e elimine as rebarbas. Para tal, você poderá usar o estilete ou a tesoura;
- Com a cola quente, cole na diagonal os tubos menores na placa de papelão grossa. Essa, será a nossa base, combinado?
- Em seguida, cole os demais tubos sobre os menores, na horizontal. Ao final, você terá o formato de duas letras ‘T’.
- Hora de usar a sua criatividade! Pinte todos os tubos e a base de papelão como desejar.
Se você for alérgico a tinta, não se preocupe! Saiba que é possível customizar o seu porta-joias com papel de presente. Nada de correr risco na preparação desse lindo item, hein?
5 modelos de porta-joias para você montar
Dentro de todas as possibilidades existentes, sabemos que é difícil escolher qual o melhor porta-joias artesanal a se fazer, não é mesmo?
Então, trouxemos algumas inspirações para você fazer o seu.
Porta Tudo
A ideia do porta tudo é guardar não só acessórios, mas outros itens que você não quer ver espalhados pelo seu quarto. Por exemplo, maquiagens ou até mesmo os seus óculos de sol.
Ele pode ser fabricado com caixinhas de papelão, ou até mesmo madeiras específicas para tal. Não deixe de fazer diversas divisões dentro do objeto também. Assim, você manterá todos os itens bem acomodados e organizados.
Porta-joias de guarda-roupa
Se você é uma pessoa prática, esse tipo de porta-joias é o ideal! Afinal, ele fica pendurado na porta do seu guarda-roupa. Para fazer, basta encontrar um painel e adicionar alguns ganchos. Eles serão os responsáveis por acomodar um colar longo, anéis e muito mais!
Porta-joias acrílico
Você também poderá customizar porta-joias de acrílico que já existam no mercado. Basta comprar tintas ou adesivos, e adicionar ao objeto em questão, guardando seu anel colorido, brinco ou colar sem muito trabalho
O resultado ficará moderno e, claro, muito divertido. Além de ser uma das opções mais baratas que você vai encontrar!
Porta-joias de madeira
Que tal dar uma cara nova para aquele porta-joias antigo que você tem na sua casa? Aqui, serão necessários alguns itens como tinta e, até mesmo, papel de parede. Seja criativo, e pinte o objeto com cores divertidas e modernas. Nós garantimos que o resultado vai te surpreender!
Porta-joias de cerâmica
Aqui, será necessária uma massa de cerâmica fria. Mas, não se preocupe. Esse material é fácil de manusear e permite construir um porta-joias do jeitinho que você deseja.
Use também tintas para decorar o seu novo porta-joias. Com um pincel, você poderá desenhar formas geométricas e dar mais vida a esse objeto.
Qual o tamanho ideal de um porta-joias?
Antes mesmo de responder essa pergunta, é importante avaliar quantas joias você possui em casa. Afinal, de nada adianta apostar em um porta-joias pequeno, se você tem muitos acessórios coloridos, não é?
Além disso, investir em um porta-joias mediano ou grande permitirá com que você continue comprando muitas joias e semijoias.
Assim, você sempre terá um acessório para cada compromisso pessoal ou profissional da sua vida. Detalhe que te dará mais confiança, e mostrará a sua incrível personalidade para as demais pessoas. Afinal, esse é um dos grandes poderes do uso dos acessórios!
Tenha em mente também que é mais do que necessário que esse porta-joias acomode todos os tipos de acessórios que você possui, sem prejudicá-los. Os colares longos, por exemplo, não devem estar em um local muito pequeno. A longo prazo, essa má organização pode fazer você perder a sua linda joia.
Agora que você já sabe tudo sobre como fazer porta-joias artesanal, que tal passar em nossa loja para conferir as novidades e as tendências do momento? Você ficará apaixonada com os novos modelos que podem deixar o seu porta-joias ainda mais brilhante e cheio de vida.