Banner SALE

Com certeza você já sabe que a principal função das tarraxas é prender e dar sustentação aos brincos. Já é sabido também que elas se perdem o tempo todo, não é mesmo? Mas, esse é um problema que pode ser resolvido facilmente. Para isso, basta que você aprenda como fazer uma tarraxa de brinco em casa.

Sabe aquele brinco lindo que, de repente, você não usa mais porque perdeu as tarraxas? Pois bem, além de aprender a fazer sua própria tarraxa, você também vai descobrir como consertar as que estão quebradas.

Parra descobrir como resolver esses e outros problemas em relação às tarraxas, basta continuar com a gente até o fim desta leitura.

tarraxa de brinco
FOTO: Freepik

É possível fazer uma tarraxa em casa?

Banner VIMDOBLOG

Quando você perde a tarraxa do brinco é bem comum se desfazer dele, ainda que seja sua peça favorita. Mas saiba que é possível, sim, fazer a tarraxa em casa e aproveitar ao máximo os seus acessórios.

A boa notícia é que é possível fazer isso usando alguns materiais simples como cola quente, borracha escolar, rolha de garrafa ou, até mesmo, chapa de metal. Geralmente são coisas que você já tem e casa. E, aquelas que você não tem, também são bem fáceis de serem encontradas em lojinhas de aviamentos.

No caso de você escolher usar a borracha escolar ou rolha, é bem simples. Para o processo, basta cortar uma tira fina e, depois, dividir as tiras em pequenos quadradinhos. Essa é uma maneira bem prática de fazer uma tarraxa de brinco naquele momento de sufoco. Porém, se a ideia é uma peça mais resistente, você poderá usar o metal.

Que tipo de metal usar numa tarraxa caseira

Normalmente, usa-se o metal latão que nada mais é do que uma mistura de Cobre e Zinco. Inclusive, é muito usado em bijuterias por se tratar de um metal maleável e de brilho intenso.

Outra vantagem de uma tarraxa desse material é que ela será muito mais durável. Mas, lembre-se que isso só possível quando você escolhe um metal latão de qualidade.

Como fazer tarraxa de brinco simples e funcional?

Como dito, o uso da cola quente é um dos materiais que você pode usar. Então, acompanhe neste passo a passo rápido, como fazer uma tarraxa de brinco sem dificuldade. A partir de agora, nada de perrengue ao perder as suas.

  • Coloque o tubo de cola na pistola e espere ficar bem quente;
  • Com a cola já aquecida, faça bolinhas arredondadas;
  • Espere esfriar e, com uma tesoura, corte as rebarbas para dar acabamento;
  • Em seguida, fure o centro da bolinha com um alfinete;
  • Por fim, coloque o brinco e aproveite a sua nova tarraxa.

De todas as opções citadas aqui para você usar para fazer tarraxa de brinco, essa de cola quente é, sem dúvidas, o melhor modelo. Isso porque, a cola quente tem uma melhor aderência ao pino do brinco e, dessa forma, dá mais segurança e sustentação para a peça na orelha.

Dá para consertar uma tarraxa quebrada?

Na maioria das vezes, as tarraxas folgam com o passar do tempo, o que facilita muito a perda. Isso acontece, principalmente, com tarraxa de brinco borboleta.

Quando isso acontece, o primeiro ímpeto é descartar o brinco, o que nunca é uma boa ideia. Isso porque, com ações simples, você pode resolver esse problema em casa mesmo. Se for o seu caso, observe que tipo de material a tarraxa é feita. Para aquelas de metal, geralmente, basta apertar as pequenas alças com um alicate de pressão. Enquanto isso, para as de silicone, você pode adotar outra medida. Aquecer com um isqueiro perto do furo, por exemplo, pode funcionar. Quando a peça fica molinha, é só moldar de forma que o furo se feche mais.

Seja qual for a escolha do método, sempre garanta que seja aplicado com segurança. Nada de colocar fogo nos dedos ou apertar o alicate até que prenda a mão. Um pouquinho de habilidade manual nessa hora é um diferencial para a tarefa.

Como cuidar das tarraxas dos seus brincos?

Obviamente, você já sabe que a vida útil dos seus acessórios depende não só da qualidade da peça, mas, também, do seu cuidado. Portanto, as dicas a seguir serão de grande valia tanto para tarraxa de silicone como tarraxa mágica, além da borboleta e demais modelos.

  • Primeiramente, guarde os brincos com suas respectivas tarraxas. Isso ajuda a evitar perdas das peças. Além disso, também ajuda você a não perder tanto tempo na hora do uso da peça.
  • Contudo, sempre faça a limpeza da peça com algodão e álcool antes de guardá-la. Para isso, basta embeber um chumaço de algodão em álcool e passar em toda a superfície, enquanto fricciona. Além de limpar, você ainda desinfeta a área;
  • Após fazer a limpeza das peças espere até que sequem totalmente antes de guardar. Como você deve saber, a umidade pode acelerar o processo de oxidação de peças, especialmente das de metal;
  • Separe as peças por modelos e tamanhos para, assim, evitar o atrito entre elas. Dessa forma, você vai evitar que estraguem facilmente. Aliás. É uma boa forma também de evitar que elas embaracem umas na outras;
  • Além de todos esses cuidados, jamais force a tarraxa na hora de colocar no brinco. Elas são feitas para se encaixar de maneira simples. Caso não esteja sendo assim, confira se é o tamanho ideal para o brinco;
  • Se vai comprar pronta ou fazer sua própria tarraxa de brinco, lembre-se sempre de escolher materiais de qualidade. Isso vai fazer com que durem muito mais;
  • E, por último, sempre escolha peças com tarraxas apropriadas para o seu tipo de furo de orelha. Isso vai evitar que você force o lóbulo ou sinta incômodos na hora de usar seus brincos.

Por falar em peças de qualidade, aqui na Piuka temos os mais diversos modelos de acessórios e tarraxa de brinco que certamente vão atender a sua necessidade. Passeando pelo site você encontra suas peças preferidas e muitas inspirações.