Dicas

Passo a passo para cuidar da sua pele

O estado da pele do rosto pode revelar muito sobre o estilo de vida e até saúde de cada pessoa.

Apesar do tempo e vários fatores externos influenciarem no seu aspecto, vale lembrar que alguns cuidados diários podem garantir uma melhor aparência da pele, além de proteger contra diversos males.

Hoje, os cuidados com a beleza e saúde da cútis estão no topo do ranking na busca de procedimentos, inclusive, de consumo da indústria estética.

Em meio a este crescimento, surgem também muitas propostas eficientes e econômicas, a base de elementos naturais e o que é melhor, que podem ser elaborados em casa mesmo.

Para conhecer estas alternativas artesanais, além dos principais rituais para uma rotina assertiva de cuidados com a pele, confira este passo a passo exclusivo, elaborado pela marca Piuka, afinal de beleza a gente entende!

Uma pele linda em três passos!

Sim, apesar dos inúmeros tipos de cosméticos, tratamentos, crenças e mitos, saiba que os principais cuidados com a pele incluem apenas três passos; poucos, mas essenciais para torná-la saudável, jovial e sempre bela. Estes três passos são: higienização, hidratação e fotoproteção.

Caprichando nestas etapas, principalmente na frequência, você consegue evitar diversos fatores que podem prejudicar a aparência e saúde da sua pele, entre eles as temidas acnes, manchas e para quem já tem mais de 30 anos, até as rugas e linhas de expressão.

Haaa e existem fatores decisivos na hora de optar pelos procedimentos, frequência e até tipos de produtos que serão utilizados na sua rotina, que são: seu tipo de pele e a qualidade do ambiente através da estação do ano. Veja o porquê!

Conheça seu tipo de Pele

De nada adianta se dedicar aos cuidados da pele, se você faz isso da forma errada. Cada tipo de pele requer um cuidado específico, caso contrário o efeito pode ser o reverso.

Então antes de conhecer os segredos para deixar sua pele mais bonita e saudável, vem a com a gente fazer essa rápida avaliação para detectar seu tipo de pele.

Esta avaliação pode ser feito logo na manhã, antes de iniciar a higienização. Confira agora as características de cada pele e veja qual delas mais se assemelha a sua!

  • Pele oleosa: Você percebe uma textura gordurosa, principalmente ao friccionar os dedos após tocar levemente o rosto. Também pode notar excesso de brilho na testa, nariz e queixo. Os poros deste tipo de pele costumam ser mais dilatados, inclusive, pode haver muita acne e cravos por todo rosto.
  • Pele normal ou mista: A pele mista apresenta pontos oleosos na zona T, que abrange a testa, nariz e queixo. Já as bochechas e maça do rosto são mais secas. Desta forma, a região T costuma concentrar mais acnes e cravos também.
  • Pele seca: Com aparência opaca e toque áspero, a pele seca pode inclusive, apresentar áreas de descamação, ocasionada pela desidratação. Além de gerar uma aparência desagradável, a pele seca pode gerar incômodos como ardência e até coceira.

E ai?! Conseguiu detectar qual seu tipo de pele? Então agora que você já sabe, vamos conhecer quais cuidados com cada uma delas você deve priorizar!

Tipo de PeleHigienizaçãoHidrataçãoFotoproteção
Oleosa2x ao dia (manhã/noite) com sabonete em barra ou líquido específico1x (noite) com hidratante antioleosidade ou sérum2x ao dia (manhã/tarde) com protetor gel específico para pele oleosa
Normal/Mista2x ao dia (manhã/noite) com sabonete em barra ou gel1 ou 2 x ao dia (manhã/noite) com hidratante para pele mista ou sérum2 ou 3x ao dia (manhã/tarde/tarde) com protetor solar ou gel específico para pele mista
Seca1x ao dia (manhã) com gel ou espuma de limpeza3x ao dia (manhã/tarde/noite) com hidratante para pele seca3x ao dia (manhã/tarde/tarde) com protetor creme

A estação do ano pode influenciar na aparência da pele?

E a resposta mais uma vez é sim! Principalmente relacionado à frequência dos cuidados, como podemos ver as diferenças na tabela acima.

Como o clima e a umidade estão diretamente ligados às estações, os cuidados também devem ser adequados, a fim de responder com eficiência as necessidade da pele de higienização, hidratação e fotoproteção.

  • Cuidados com a pele na Primavera/Verão: No verão, as altas temperaturas influenciam na frequência da transpiração, o que pode acarretar em oleosidade, como também, no surgimento das temidas acnes. Por isso, devemos intensificar a higienização, aplicando tônicos após cada lavagem. E é claro, aumentar o fator do protetor solar, o mínimo recomendado é o FPS 30; neste período inclusive, reaplique a cada 2 horas. Já a hidratação pode ser mais moderada, quem sabe trocar o creme por um sérum mais leve?!
  • Cuidados com a pele no Outono/Inverno: A queda da temperatura e os ventos gelados podem ressecar a pele, inclusive, as oleosas. Diante disto, vale a pena caprichar na hidratação aumentando a frequência para duas vezes ao dia. Quem já tem pele ressecada pode aumentar para três. E apesar do sol estar mais leve neste período, ainda é preciso usar e abusar do protetor solar, inclusive, ele pode intensificar a hidratação e evitar o ressecamento.

Agora sim vamos ao passo a passo dos cuidados com a pele que incluem desde a higienização, hidratação e fotoproteção!

1. Higienização

A higienização marca o começo e também o fim do nosso dia. É através dela que removemos as impurezas, que se acumulam ao longo do dia, além de equilibrar a oleosidade natural e renovar nossa pele.

É fato que todo mundo lava o rosto diariamente, mas será que faz isso corretamente?!

Para a higienização facial ser considerada uma etapa eficiente dos cuidados com a saúde e beleza do rosto é necessário seguir alguns critérios.

O primeiro deles está relacionado ao tipo de produto utilizado. Saiba que o uso do sabonete convencional para o corpo não é indicado para a limpeza do rosto.

A pele do rosto é muito mais sensível, além disso, o PH das duas são diferentes.

Por isso vale a pena investir em um sabonete específico para esta região.

Como destacamos mais acima, os sabonetes em barra são mais indicados para peles oleosas ou mistas. Já quem tem pele seca, pode recorrer aos géis ou espumas, que possuem composições mais leves e não irão tirar todo o óleo ou deixar resíduos na sua cútis.

Veja como fazer!

  • Utilize água morna ou fria e faça apenas uma leve fricção com as mãos
  • A quantidade de sabonete equivale a uma colher de chá ou um pump da válvula dosadora
  • Não deposite diretamente na pele, faça uma espuma com as mãos e passe delicadamente sobre o rosto
  • Enxague abundantemente

Logo após a lavagem, exceto as peles secas, é bem interessante usar um tônico ou água micelar, a fim de intensificar a limpeza. Estes produtos agem removendo as impurezas mais profundas, além de preparar a derme, regulando seu pH para receber melhor outros ativos.

Caso você usa maquiagem ou protetor com cor, ao repetir o procedimento de higienização ao final do dia, aplique antes um demaquilante!

2. Hidratação

Esta etapa é muitas vezes ignorada, principalmente por pessoas com pele oleosa ou mista. Mas vale ressaltar, que a hidratação é indicada para todos os tipos de pele, basta escolher os produtos específicos, de acordo com sua necessidade.

Quando a pele está desidratada, ela fica mais suscetível às infecções e efeitos nocivos dos agentes externos, como por exemplo, raios UV, vento, poluição e luz artificial.

A hidratação pode ocorrer duas vezes ao dia, logo após a lavagem, mas caso sua pele seja ou esteja muito ressecada, você pode utilizar o hidratante mais uma vez no período da tarde junto ao protetor solar.

Para quem está nas faixa dos 25 ou tem mais de 30 anos, aposte nos hidratantes com funções anti-idade, geralmente estes produtos vêm com ingredientes antioxidantes, vitamina C ou Retinol, aliando a hidratação à prevenção da flacidez, rugas e linhas de expressão.

  • Na hora de usar o hidratante, a quantidade para face e pescoço (nunca se esqueça dele na rotina de cuidados com a pele) é equivalente a uma moeda de 50 centavos.
  • Aplique fazendo movimentos de dentro para fora e nunca circulares, já no pescoço, de baixo para cima
  • Espere secar para seguir com as próximas etapas!

3. Fotoproteção

O protetor solar transcende os cuidados com a beleza, afinal, ele é um dos recursos mais eficazes na prevenção do câncer de pele.

Apesar de o envelhecimento ser uma consequência natural da pele, saiba que com o uso diário de protetor solar é possível retardá-lo, diminuindo as consequências mais temidas como as rugas e manchas.

Visto que a exposição direta ao sol, além de intensificar o risco de câncer de pele, também diminui a produção de colágeno e elastina, então fica claro, a importância em colocar na sua rotina de cuidados o uso do protetor, certo?!

Vale lembrar, que o mais recomendado é que este protetor tenha fator mínimo 30 e seja apropriado para a face.

O ideal é que a aplicação seja feita três vezes ao dia, de manhã, tarde e noite.

  • Aplique o protetor 10 minutos antes de sair de casa, a fim de que seja absorvido antes da exposição solar
  • A quantidade deve ser também de uma colher de chá
  • Assim como o hidrante, faça movimentos lineares de dentro para fora, inclusive, proteja o pescoço
  • Leve na bolsa para retocá-lo ao longo do dia!

Para potencializar ainda mais estes cuidados, confira estas dicas extras, além de receitinhas infalíveis para deixar sua pele ainda mais bonita!

7 segredinhos para manter a pele linda e saudável!

Além de seguir esta rotina diária, vale a pena incluir estes segredinhos, que inclusive, podem melhorar o aspecto não só da pele, como também dos cabelos e unhas.

E para quem está preocupado em fazer altos investimentos em cosméticos para os cuidados diários, saiba que é possível optar por truques caseiros, extremamente eficientes, que também cumprem com excelência as funções de limpar, hidratar e tonificar o rosto, vamos conferir?!

1 – Beba água

Lembre-se, a hidratação começa de dentro para fora!

A hidratação interna do corpo reflete diretamente na qualidade da sua pele. O mais indicado, é que consumamos de 2 a 3 litros de água por dia.

2 – Tenha uma alimentação equilibrada

Consumir alguns alimentos ricos em vitamina A, E e C pode transformar a aparência da sua pele.

Diante disto, que tal incluir um suquinho funcional de laranja e cenoura ou quem sabe, o famoso suco verde de couve para reforçar os nutrientes no seu dia a dia, ham?!

3 – Nunca durma de maquiagem

Mesmo que o cansaço pós-balada seja extremo, lembre-se que com 5 minutinhos você já consegue higienizar seu rosto, evitando que os resíduos da make impeça a respiração dos poros durante o sono.

4 – Não exagere no excesso da limpeza

A nossa pele precisa de uma certa quantidade de água e óleo para se manter equilibrada. Ao exagerar na frequência da limpeza, você pode destruir esta barreira de proteção, deixando a pele suscetível a alergias e infecções.

5 – Não exagere na falta de limpeza

Apesar da dica acima, saiba que limpar de menos, também pode desencadear infecções, inclusive, o entupimento dos poros e aparecimento de acnes.

6 – Esfolie a pele em casa

Integre a esfoliação aos seus cuidados com a pele. Mas saiba que este procedimento só é recomendado uma vez na semana!

Para fazer uma esfoliação caseira, basta fazer uma mistura com os seguintes ingredientes:

  • uma colher de chá de borra de café
  • uma colher de chá de mel
  • uma colher de sopa de iogurte caseiro

Mistures todos estes ingredientes e leve aos rosto fazendo pequenos movimentos circulares. Deixe agir por 3 minutinhos e enxague com água fria.

O resultado pode ser percebido na hora: uma pele lisinha e macia!

7 – Tonifique a pele e clareie manchas em casa

Esta dica é um costume milenar de origem chinesa, que aproveita das propriedades antioxidantes do arroz para tonificar, hidratar e até clarear a pele do rosto.

  • Deixe uma xícara de arroz submersa na água por 24 horas
  • Passado este período, coe os grão e coloque o líquido que sobrou em um borrifador na geladeira
  • Borrife a solução três vezes ao dia (como se fosse uma água termal)
  • A solução pode ficar por até 3 dias na geladeira

Os resultados desta tonificação clareadora são graduais. É preciso utilizar diariamente e por um certo período, a fim de conferir a melhora da pele.

Viu só como dá para encontrar em casa, algumas soluções eficientes para os cuidados com a pele?!

Lembrando que é sempre importante antes de começar a usar um produto ou fazer algum tratamento para pele, procurar um médico dermatologista para fazer uma avaliação e assim ele vai poder indicar o melhor tratamento para você.

Saiba que o skincare não reflete só na aparência, mas também é um ritual relaxante, que influencia diretamente na qualidade de vida e autoestima. Por isso, fica aqui o recadinho da Piuka: cuide-se!

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Genteeee que loucura kkk isso realmente funciona 🙂

  2. se todos os sites fossem bem explicado como esse seria
    otimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.