Dicas

Dicas de cuidados com a pele no inverno

A estação mais fria do ano traz consigo, além de roupas mais elegantes, a necessidade de cuidado redobrado com a pele. Isso porque as baixas temperaturas e baixa umidade do ar, característicos do inverno, reduzem a transpiração natural do corpo, fazendo com que a pele fique mais seca.

A água quente do banho, a redução da hidratação da pele e da ingestão de água podem ser os grandes vilões da pele ressecada.

Confira nossas dicas de cuidados com a pele no inverno, para passar a estação toda com a pele hidratada e bonita!

A pele e o frio

No frio, a tendência é prolongarmos o tempo no banho e abusarmos da água quente. Porém, essa combinação acaba removendo a oleosidade natural da pele com mais intensidade, reduzindo assim o manto lipídico – a camada que retém a umidade da pele.

O resultado é uma pele ressecada, sensível, com menor elasticidade e que pode descamar, ficar áspera ou provocar coceira.  A aparência esbranquiçada pode indicar a desnaturação das proteínas, pois isso é importante redobrar a hidratação do corpo e do rosto, e complementar com uma alimentação balanceada, rica em alimentos com vitaminas e antioxidantes.

Fonte: Pinterest

Pele mais oleosa no frio

Para algumas pessoas, o efeito do frio na pele é o contrário do ressecamento. A pele pode ficar oleosa em excesso, o chamado efeito rebote. Isso ocorre, pois a pele está sem hidratação suficiente, e para compensar, o corpo produz mais óleo.

Então, pele oleosa no inverno também é sinal de falta de hidratação adequada . Nesse caso, escolha produtos que sejam livres de óleo (os chamados oil free).

O mesmo efeito pode acontecer com os cabelos – que tendem a ficar mais ressecados nesta estação. Com o uso da água quente ao lavar, o couro cabeludo fica mais sensível e produz ainda mais oleosidade.

Pele bonita e hidratada também no inverno

Para manter a pele com aspecto saudável mesmo na estação mais fria e seca do ano, cuidados como a hidratação com produtos específicos para cada tipo de pele, alimentação balanceada com legumes, frutas e verduras ricas em vitamina C – para combater os radicais livres – ingestão de dois litros de água por dia são essenciais.

Banhos muito demorados e o uso de buchas devem ser evitados nesse período. Apesar de ser tentador tomar um banho bem quentinho, o ideal é tentar manter a água morna ou então tomar banhos mais rápidos. Lembre-se que, quanto menor a exposição a água quente, menos sua pele sofre.

Uso de óleos corporais

É comum relaxarmos das rotinas de skincare durante o inverno.  Por isso uma ótima alternativa pode ser o uso de óleos corporais durante o banho – além de você aproveitar o seu momento, você ainda hidrata e pele.

Os óleos criam uma barreira protetora que ajudam a manter a hidratação da pele, protegem o corpo, reduzindo os danos cutâneos.

Abuse dos hidratantes

Ao sair do banho, com os poros mais abertos, é a melhor hora para aplicar um hidratante e sentir melhor seus efeitos.

Aposte em produtos umectantes como as manteigas corporais, hidratantes que contém extrato de uva, pantenol, entre outros.

Fonte: Pinterest

Mantenha a pele limpa

A limpeza da pele durante o inverno ajuda na renovação celular, desobstrui os poros e permite uma melhor absorção dos cosméticos.

Além disso, prefira produtos menos agressivos, como as espumas de limpeza. Mas lembre-se de sempre conferir se aquele produto é adequado ao seu tipo de pele (caso tenha dúvidas, procure um profissional do ramo).

Outra opção é o uso da água termal. Borrife o produto no rosto. Ela ajuda a nutrir a pele e manter a hidratação ao longo do dia.

Hidrate também os lábios

O clima seco, o vento, o sol e as baixas temperaturas podem ressecar e até rachar os lábios.

Evite passar a língua sob os lábios ou a retirar aquelas pequenas peles que surgem devido ao ressecamento, pois podem causar pequenos ferimentos.

Existem hidratantes próprios para essa região que contém pantenol, vitamina E, e manteiga de karité. Os famosos brilhos também podem ajudar a manter a hidratação dos lábios com um toque de cor.

Fonte: Pinterest

Tenha boas noites de sono

Nos dias de temperaturas mais baixas já é natural ser mais difícil sair da cama. Não é mesmo?

Isso pode ajudar nos cuidados com a pele – dormir bem ajuda o organismo a manter o equilíbrio bioquímico, produzindo e liberando hormônios com maior eficiência.

Além disso, a renovação celular reflete diretamente na pele, retardando o aparecimento de sinais de envelhecimento.

Aproveite o clima para fazer tratamentos dermatológicos

Ao contrário do que se pode pensar, o inverno é uma época excelente para realizar tratamentos de pele. Isso porque, além da incidência de raios UV ser menores, as pessoas se expõem menos ao sol.

Tratamentos dermoabrasivos, laser, peelings  – que atenuam as marcas de expressão e rugas, tiram manchas, depilação e combatem o envelhecimento – são altamente indicados nesta estação. Claro, que com a complementação da aplicação do protetor solar e outros acessórios, caso seja extremamente necessário se expor ao sol.

Protetor solar

Uma rotina que nunca deve faltar no seu dia é a de aplicar o protetor solar – independente da estação. Mesmo com sol mais ameno, a radiação UV agride a pele e compromete a saúde dos tecidos.  Escolha produtos que favoreçam o seu tipo de pele e use sem medo!

Fonte: Pinterest

Cuidado com a esfoliação

A esfoliação diária deve ser incluída na sua rotina de cuidados diários. A remoção de células mortas permite que sua pele fique mais saudável e bonita.

Porém o uso de buchas, esponjas ou produto esfoliantes no frio podem fazer com que sua pele perca ainda mais hidratação. Por isso, reduza a frequência dessa rotina e fique atenta à composição dos produtos escolhidos para seus cuidados diários. Caso ainda tenha dúvidas, consulte um dermatologista.

Fonte: Pinterest

Alimentação e hidratação

Indicadas para qualquer estação, os legumes, frutas e hortaliças devem fazer parte do seu cardápio. Esses alimentos são fonte de vitaminas e minerais – nutrientes que neutralizam os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele.

Já a ingestão de água pode ajudar a manter a pele mais elástica e macia. Por isso crie uma rotina para tomar ao menos 2 litros de água por dia.

Fonte: Pinterest

Agora que você já sabe como cuidar melhor da sua pele, aproveite para ficar linda e garantir uma pele saudável e vistosa na próxima estação.

Continue acompanhando o blog Piuka. Toda semana temos dicas e curiosidades especiais para você.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Ágatha Cavalcanti diz:

    Otimo artigo, já estava desistindo de encontrar algo na
    internet encontrei aqui algumas das informações que
    procurava. Obrigado!!!

  2. Fabiola diz:

    Opa até que fim consegui achar a informação correta já
    tinha passado em cinco sites antes e achei muito estranho
    as informações que estava escrito. Infelizmente na internet
    virou uma terra sem lei e o povo esta escrevendo de tudo
    e de qualquer forma. Vou compartilhar o seu artigo no meu
    instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.