comprar escapulário
Lifestyle

Escapulários: Saiba qual o seu real significado

Paz e proteção, são alguns dos significados que os escapulários apresentam para os devotos. No entanto, com o passar dos anos esse símbolo, como muitos outros, tem perdido seu significado e foi adotado pela moda como um acessório. Por isso, não é difícil encontrar pessoas que usam esse item e nem sequer tem ideia do que possa significar.

Pode parecer um sacrilégio, mas a verdade é que é comum que com o passar do tempo os objetos percam seu sentido, e itens como os escapulários passem de um poderoso símbolo religioso da fé cristã, para um acessório que tem como objetivo deixar o visual mais bonito e fashion.

Existem também aqueles que usam essa peça como algo “mágico” que dá sorte, que tira o “mau olhado” ou qualquer coisa do tipo. Não é preciso dizer que esse não é o melhor jeito de vê-lo, certo?

Que tal, então, continuar lendo esse artigo e descobrir tudo que precisa saber sobre esse símbolo sagrado?

Assim, você vai poder usa-lo sem peso na consciência e tirar maior proveito das bênçãos que são concedidas aos que o utilizam da forma certa.

Dê uma olhada nos colares religiosos Piuka, semijoias banhadas a ouro 18k.

O que é um escapulário?

O escapulário é um acessório religioso composto por 2 pingentes, sendo que um deles é o Sagrado Coração de Jesus e ou outro a imagem de Nossa Senhora. As medalhinhas são unidas por um cordão e esse conjunto é utilizado em volta do pescoço. Os modelos mais famosos são:

  • Escapulário de nossa senhora do carmo
  • Espírito Santo
  • São Bento
  • Sagrado coração de jesus

Originalmente os escapulários eram feitos de tecido e utilizados pelos carmelitas. O escapulário só tomou a forma de cordão quando seu uso passou a ser permitido também aos leigos, embora no começo fosse ainda feito de 2 pedacinhos de tecido ligados por um barbante.

comprar escapulário

O modelo com duas medalhas se consolidou e hoje podem ser encontrados pingentes dos mais diversos formatos e banhados com os mais variados tipos de metais. Embora esteja um pouco diferente, ainda é uma miniatura do hábito carmelita, por isso é considerado uma veste.

Por que se chama escapulário?

A palavra escapulário vem do latim scapula que significa “armadura” ou “proteção” e também faz referência a região do corpo entre os ombros, o tórax e a escápula. Ambos fazem sentido já que é sobre a escapula que deve ficar o escapulário. E, segundo a tradição, esse objeto pode proteger os fiéis do mal.

O que significa escapulário?

Os devotos utilizam escapulários como um símbolo de proteção, fé em Nossa Senhora e em Jesus Cristo. Além, de ser uma prova da boa intenção perante a igreja e a sociedade. Sendo utilizado igualmente para lembrar da promessa de ser bom e nortear aqueles que o usam nas ações do dia a dia.

Cristãos que utilizam os escapulários da forma correta tem uma relação intima com seu amuleto, acreditam na proteção física e espiritual graças a união entre Maria e Jesus e demonstram sua dedicação na tentativa de seguir os passos de Nossa Senhora, se inspirando no exemplo de amor de bondade que ela representa para o mundo.

Trata-se de uma forma de se revestir dessa mulher que criou Jesus e durante todo o seu tempo na terra se preservou do pecado, foi querida por Deus e tomou atitudes conforme a vontade dele, fazendo o possível para imitar seus comportamentos como:

  • Estar sempre atento para escutar a palavra de Deus;
  • Aceitar com amor à vontade dele, mesmo que ela seja diferente da própria vontade;
  • Oferecer o que estiver ao seu alcança em benefício da humanidade;
  • Ter fé e esperança sempre.

Ver também: Olho grego como amuleto de proteção

Escapulário história por trás desse amuleto sagrado

comprar escapulário

Em 1200 um grupo de homens se reuniu em Monte Carmelo, um lugar sagrado por conta das ações do profeta Elias. Foi quando durante uma disputa com os profetas de Baal, provou aos que ali estavam que o Deus de Israel é o único e verdadeiro Deus.

Estes homens ficaram conhecidos como “carmelitas” por causa da região e tinham como principal missão seguir os passos de Jesus Cristo e Maria, para assim obter intimidade com Deus. Para isso construíram uma capela em homenagem a Nossa Senhora.

Veja mais sobre a história dos escapulários no vídeo abaixo: 

Algum tempo depois foram obrigados a migrar para a Europa e encontraram lá diversos obstáculos que iam desde lidar com a cultura diferente, sobreviver a crise econômica e enfrentar graves problemas com a própria Igreja, pois não tinham uma boa relação com o Papa Honório III.

Por conta disso, um monge inglês chamado Simão Stock, que desejou a vida sagrada de Deus aos 12 anos e serviu a Virgem Santíssima desde então, preocupado com a situação, recorreu diversas vezes à Nossa Senhora pedindo que ela manifestasse sua proteção aos carmelitas.

Reza a lenda baseada em antigos testemunhos que no dia 16 de julho de 1251 – motivo pelo qual a igreja realiza a festa de Nossa Senhora do Carmo neste dia – a Santa veio visita-lo e lhe presenteou com um escapulário que deveria ser replicado e distribuído a todos os monges da ordem dizendo: “O escapulário será para ti um privilégio, e quem morrer piedosamente revestido com ele será preservado do fim eterno”

Essa aparição ficou conhecida como Nossa Senhora do Carmo e, sete meses depois, a ordem foi reconhecida pelo Papa Honório III. Logo, o presente de Nossa Senhora se tornou símbolo de defesa dos perigos, aliança de paz e salvação e tornou-se parte integrante do hábito dos carmelitas.

Tempos depois, em um modelo que se assemelha ao utilizado nos dias de hoje, os escapulários acabaram sendo popularizados em todo o mundo cristão.

Quais as bênçãos para quem utiliza os escapulários?

As tradições dizem que os cristãos que utilizam o escapulário são abençoados de diversas formas, que garante desde proteção após a morte até uma fé inabalável. Veja as bençãos mais conhecidas:

  • Os cristãos têm a garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Nossa Senhora;
  • Se você morrer usando um, não padecerá no fogo do inferno pois sua alma será resgatada;
  • A aqueles que morrem usando um escapulário em volta do pescoço está garantida a saída do purgatório o quanto antes;
  • A cada vez que você beija um escapulário, ganha quinhentos dias de absolvição de pena, além de paciência para perdoar culpas ou erros de outras pessoas.

No entanto, a Igreja Católica diz que essas bençãos são concedidas por Nossa Senhora a aqueles que vivem e morrem “piedosamente”. Você deve estar se perguntando o que seria isso, nós também.

Trata-se de levar uma vida cristã coerente, seguindo os mandamentos de Deus e se empenhando para cultivar uma boa vida espiritual, tendo o objeto não penas por ter, mas como um símbolo de seu compromisso com Deus e seu carinho especial pela Mãe de Jesus.

Desta forma, podemos dizer que não é o símbolo que importa e sim seu comportamento perante ele, ou seja, de nada vai adiantar ter um escapulário para cada look, se você não se comporta como um bom cristão.

O que se espera daqueles que utilizam o escapulário?

A Igreja Católica prevê que aqueles que utilizem esse símbolo adotem algumas atitudes fundamentais que não são muito diferentes das que se espera de todo católico normalmente. São elas:

  • Colocar a Deus sobre todas as coisas da sua vida e fazer o possível para realizar a vontade do Pai;
  • Fazer todo o possível para viver longe do pecado e, caso cometa algum erro grave, se confessar;
  • Escutar, estudar e fazer uso da palavra de Deus que está na bíblia e coloca-la em prática no dia a dia.
  • Realizar uma oração diária que servirá como diálogo intimo com Deus e é uma forma de buscar a comunhão com o Pai.
  • Solidarizar-se com o sofrimento do próximo, não apenas em pensamento, mas também ajudando-o sempre que possível a solucionar problemas.
  • Receber adequadamente todos os sacramentos da Igreja, como a Eucaristia e a Reconciliação.

Dúvidas mais frequentes envolvendo escapulários

A partir do momento em que entende-se que o escapulário é muito mais do que um ornamento para complementar o look começam a surgir diversas dúvidas relacionadas a sua utilização. Aqui estão algumas das principais:

Todos podem utilizar um escapulário?

É claro que ninguém vai te proibir de usar sua correntinha. No entanto, existem algumas regras que devem ser seguidas para que a Igreja Católica considere a sua utilização correta.

De modo geral, qualquer católico pode receber escapulários de Nossa Senhora do Carmo, desde que estes estejam devidamente benzidos e impostos por um padre. A imposição pode ser feita por qualquer sacerdote e concede ao cristão em questão o direito de ter um escapulário para todo a vida. Já a benção é dada ao escapulário.

Qual imagem fica na frente?

Uma dúvida muito frequente é sobre qual dos pingentes vai na frente e qual fica atrás. A resposta é: não faz diferença, mas normalmente o Sagrado Coração de Jesus vai atrás.

É verdade que precisa ser um presente?

A tradição diz que o escapulário a ser utilizado deve ser atribuído a você por um sacerdote ou ser um presente de uma pessoa querida, como o recebido por São Simão. Mas, como ninguém quer ficar sentado esperando uma alma bondosa aparecer, hoje muitas pessoas o compram e presenteiam a si mesmas.

De qualquer forma, antes de usá-lo não esqueça de benzê-lo. Ah! Algo importante a ser lembrado é que durante o rito de imposição, na Igreja, deve ser utilizado um Escapulário do Carmo, na forma tradicional. E depois ele pode ser substituído pelas medalhinhas que encontramos por aí.

Fica aqui a dica: Por conta do costume que diz que os escapulários devem ser dados a você, esse é um excelente presente, então não deixe as pessoas que você ama esperando por muito tempo. Encontre uma versão que combine com os gostos dela e a proteja lhe dando um escapulário.

Imposição e Benção são a mesma coisa?

Não, mas geralmente são realizadas no mesmo momento na Igreja na primeira vez que você ganha um escapulário. Contudo, a imposição só precisa ser feita uma vez na vida, já a benção precisa ser dada a todo novo escapulário que você quiser utilizar.

Existem variações dessa joia sagrada?

Embora o formado tradicional traga duas medalhinhas, uma com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e outra com a do Sagrado Coração de Jesus, com o passar dos anos foram criadas diversas variações desse símbolo, mais estilosas e que mudam de acordo com o gosto de quem for utilizar.

comprar escapulário

É importante lembrar que muito mais do que modelo utilizado, o que vale realmente é a relação criada com o objeto, deste modo, caso queira, não é nenhum pecado utilizar versões com diferentes imagens e/ou materiais. Por exemplo, para as crianças é comum dar uma com a virgem do silêncio e um anjo.

O que significa quando escapulários arrebentam?

Por ser utilizado como um símbolo de proteção, tradicionalmente dizem que quando um escapulário arrebenta é porque a pessoa que o usa foi livrada de algum grande perigo, então fique atento ao seu. Não se preocupe, se isso acontecer com você não precisa se preocupar, basta comprar outro escapulário e passar a usá-lo novamente.

Pode-se usar um escapulário em outra parte do corpo?

Não é comum, mas como não existe uma regra clara sobre isso, algumas pessoas o usam no pulso.

Conclusão

Embora os escapulários sejam usados por muitos como forma de complementar o look, um método fácil para conseguir a salvação após a morte ou até mesmo como um objeto místico que dá sorte ou algo semelhante, seu verdadeiro sentido está no coração da pessoa que o usa e nas coisas que ela faz para os outros e para si.

Deste modo, o escapulário é na verdade um lembrete aos fieis de que outro humano conseguiu ficar livre do pecado e que, como Maria fez, devemos sempre buscar tomar as melhores decisões e seguir a vontade de Deus, utilizando-a como inspiração e imitando seu comportamento.

Além disso, deve-se sempre manter em mente as regras da igreja e o compromisso assumido ao ter um escapulário imposto a você.

Gostou do post? Aproveite para conferir os lindos modelos de escapulários no site da Piuka e escolhe o que mais combina com o seu estilo!

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

7 comentários

  1. pode consertar um escapulario quebrado

  2. […] bom exemplo disso é o escapulário, que além de ser ganhado, precisa passar por um processo de entrega na igreja […]

  3. Sistcom Sistema comercial diz:

    Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

  4. joalice Basilio diz:

    Gostei muito de saber de algo que eu nem a lembrava ,mas pra min foi útil

  5. Vanderval Mariano diz:

    .Muito importante!

  6. Rodrigo Silva diz:

    Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
    puder..!

  7. Lucilene diz:

    Hoje pela manha achei um escapulario na rua, novinho, lavei e coloquei no pescoço, isto tem algum significado, ou e algum aviso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.