Lifestyle

A linda história de Nossa Senhora Aparecida

Milhões de pessoas seguem os princípios do catolicismo em todo o Brasil. E boa parte deles demonstra devoção a história de Nossa Senhora Aparecida, a Santa padroeira do Brasil encontrada no Rio Paraíba.

Desde então, ela se fez presente no coração dos devotos e também nas mais diversas peças de decoração, joias e roupas. Contudo, a história desse que é considerado por muitos o maior ícone da fé religiosa no Brasil, traz inúmeras informações e um simbolismo que encanta. Mas, que nem todos os fiéis conhecem, pois não é tão amplamente divulgado quanto os milagres realizados pela santa.

Por isso, hoje feriado de 12 de Outubro, trouxemos tudo que você precisa saber sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, seus feitos, curiosidades e sua basílica. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post!

A História da Santa Padroeira do Brasil

história de Nossa Senhora Aparecida

A história de Nossa Senhora Aparecida começa em outubro de 1717 quando Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava passando por Guaratinguetá a fim de chegar a Vila Rica.

Na ocasião, o povo de Guaratinguetá, empolgado com a visita, resolveu oferecer um banquete de boas-vindas para o governante. E, para isso, seria preciso pescar, embora não fosse época de pesca e houvessem poucas chances de conseguir a fartura que desejavam.

Para aumentar suas chances, reza a lenda que os três pescadores escolhidos para conseguir os peixes, que eram eles Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram a sua intercessão diante de Deus para que as santidades lhes abençoassem e tivessem proteção e fartura na pescaria.

Os três, então, foram ao Rio Paraíba e realizaram várias tentativas sem sucesso. Quando estavam quase desistindo João Alves encontrou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça e ao lançar a rede novamente ele encontrou a parte que faltava.

Quando completa, a imagem da Santa teria ficado tão pesada que eles já não podiam mais sozinhos move-la. Segundo a história de Nossa Senhora Aparecida, as próximas redes lançadas voltaram cheias de peixes a ponto de que eles tiveram que voltar as margens do rio cedo, pois corriam o risco da embarcação virar com todo aquele peso.

A pesca farta desse dia foi então, atribuída como o primeiro de muitos milagres da Santa. Nos anos seguintes a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso, e lá as pessoas podiam visita-la e orar para ela.

Com o tempo, diversas outras intercessões foram atribuídas a Nossa Senhora Aparecida e a fama de seus poderes ficou conhecida por todo o Brasil, de forma que, em 1734 foi construída uma capela para ela. Contudo a visitação passou a ser permitida apenas em 1745.

Em 8 de setembro de 1904 a santa foi coroada em uma celebração dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença de diversos membros da igreja e muitos fiéis. Mas foi só em 16 de julho de 1930 que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nome oficial da Santa, foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial.

De onde vem o manto e a coroa?

Como é de se imaginar, a Santa não foi encontrada com sua coroa e manto característicos. Estes foram presentes da princesa Isabel que visitou o santuário de Nossa Senhora Aparecida em duas ocasiões.

Na segunda, em 1888, ano em que assinou a abolição, a lei Aurea, a princesa em pagamento a uma promessa, presenteou a imagem com um manto azul bordado com fios de ouro e uma coroa de ouro cravejado de diamantes e rubis.

Simbologia de Nossa Senhora Aparecida

Existe muito simbolismo por traz da imagem e história de Nossa Senhora Aparecida. A primeira delas esta na meia lua onde os pés da Santa fazem referência a própria lua que reflete o brilho do sol, assim como Maria reflete a luz de seu filho, considerado o “sol do mundo”.

Já a serpente, localizada sob os pés de Nossa Senhora Aparecida simboliza, como você já deve saber, o pecado do mundo que foi vencido por ela que viveu e morreu pura. Ainda na parte de baixo da imagem há um anjinho que representa a morada eterna da Santa ao lado dos anjos e de seu filho Jesus.

Há também o manto azul que representam o céu, e os inúmeros bordados e pedras preciosas que o decoram e que tem a função de demonstrar a soberania de Nossa Senhora Aparecida sobre os céus e a Terra.

Ainda no manto pode ser visto a bandeira do Brasil e do Vaticano lado a lado indicando que imagem está associada a igreja católica, e que ela pertence ao Brasil e que nosso país está sob a proteção da Santa.

Por fim, temos a famosa coroa de ouro, rubis e diamantes com a qual a Santa foi coroada, e que tem como objetivo mostrar a soberania da Santa e foi utilizada para proclamá-la Rainha do Brasil.

6 primeiros milagres da história de Nossa Senhora Aparecida

Talvez você esteja se perguntando porque essa imagem é conhecida mundialmente e entre os motivos estão os inúmeros milagres atribuídos a ela.

A multiplicação dos peixes já citado foi apenas o primeiro deles e a partir de então muitos outros foram vistos.  Abaixo estão os outros 6 primeiros milagres da história de Nossa Senhora Aparecida:

1.    Milagre das velas

Dizem que em 1733 algumas pessoas estavam reunidas para rezar ao redor da Santa. Em determinado momento, duas das velas que iluminavam a imagem se apagaram e antes que alguém as alcançasse, se acenderam novamente.

2.    Milagre da menina cega

Uma família da cidade de Jaboticabal em São Paulo possuía uma criança cega, cujo sonho era conhecer a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Apesar dos problemas por conta da distancia e dificuldade locomoção, por conta da época, os pais decidiram levar a menina.

Com muito sofrimento e fé eles chegaram ao lugar e, durante a visita a menina disse “como é linda essa igreja” e a partir daí passou a enxergar normalmente.

3.    Milagre das correntes

Essa é um milagre de 1850, no qual um escravo fugitivo acabara de ser capturado, preso por correntes e estava sendo transportado. No caminho, ele pediu permissão para rezar em frente a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Depois de alguns instantes pedindo a proteção da santa, as correntes que o prendiam começaram a milagrosamente se quebrar. O senhor que o prendia, ao ver o que estava acontecendo e acreditando se tratar de uma interseção divina concordou em deixa-lo ir.

4.    Milagre do cavaleiro sem fé

Um cavaleiro cuiabano, anos a traz, passando pela região de aparecida parou para observar os fies da santa que estavam próximos do santuário. Como não acreditava nos poderes e na história de Nossa Senhora Aparecida, para zombar dos devotos e prova que estava certo, decidiu entrar a cavalo dentro da igreja.

Contudo, no caminho a pata do cavalo se prendeu a uma pedra, o que acabou o derrubando. Ele entendeu tal acontecimento como uma prova dos poderes da santa, se desculpou e quando entrou no santuário era o mais novo devoto de Nossa Senhora Aparecida

5.    Milagre do menino do rio

Um menino e seu pai resolveram pescar em um dia em que a correnteza do rio estava forte, e distraído o filho, que era pequeno e não sabia nadar, caiu no rio e começou a ser levado. O pai então começou a rezar para que Nossa Senhora Aparecida salvasse o garoto.

Segundo a história, no mesmo momento o rio se acalmou milagrosamente e o garoto parou de ser levado. Foi como se algo o segurasse na superfície e o impedisse de ser afundar ou ser carregado. Com isso o pai pode coloca-lo de volta no barco e ambos voltaram para casa em segurança.

6.    Milagre do homem e da onça

Um caçador ao se aproximar de casa viu uma onça que parecia estar prestes a ataca-lo. Ao notar que não podia fazer nada para escapar, começou a rezar pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e o animal milagrosamente foi embora.

Onde visitar Nossa Senhora Aparecida

Agora que já conhece a história de Nossa Senhora Aparecida, que tal fazer uma visita? Hoje a imagem está localizada na Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A capela original, aberta ao público em 1745 tinha 32 palmos de largura e 76 palmos de comprimentos, já a nova basílica idealizada por Benedito Calixto tem mais de 173 metros de comprimento, uma cúpula de 70 metros, mais de 168 metros de largura, 18 andares e capacidade para 45 mil pessoas.

Talvez pareça um pouco exagerado, mas falta espaço em todos os dias 12 de outubro, dia do feriado em homenagem à padroeira do Brasil que recebe milhares de visitantes nessa data e cerca de 12 milhões de pessoas durante o ano.

O Santuário está localizado a 189 km de São Paulo na cidade de Aparecida e durante a visita você pode aproveitar de toda a infraestrutura do lugar que conta com diversos ambientes sagrados como a Capela de São José e Capela do Santíssimo e também com museu, lojinhas, mirantes e diversos espaços para contemplação.

Há também a sala das promessas onde é possível deixar objetos e retribuições a todos os milagres e graças obtidas pela intercessão da Santa.

Mas é claro, a atração principal é o nicho onde está Nossa Senhora Aparecida que é extremamente bem decorado contanto com pastilhas de porcelana pintadas a ouro e está disponível todos os dias das 5h às 22h.

Curiosidades sobre a história de Nossa Senhora Aparecida

Existem ainda algumas curiosidades que cercam a imagem da santa. Sanaremos algumas delas agora.

Como a imagem foi parar no rio?

Existem duas hipóteses. A primeira diz que, depois de ser quebrada, o dono tenha se desfeito da imagem a jogando no rio para evitar o mal agouro, pois havia uma tradição de não se manter peças de barro quebradas.

Já a segunda hipótese afirma que a santa foi arrastada por uma enchente que atingiu a capela de um município próximo ao Rio Paraíba.

De quem é a imagem encontrada no rio?

Algumas pessoas afirmam que ela é Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, pois a imagem não traz o menino Jesus no colo e sim na barriga.

Por que ela foi batizada com esse nome?

A verdade é que nunca houve um batismo propriamente dito. O nome Aparecida pegou de tanto as pessoas usarem para se referir a imagem da Santa. O nome ficou tão popular que, em 1928 a cidade onde a imagem é guardada adotou o mesmo nome.

Atentado a imagem de Nossa Senhora Aparecida

Existe um boato de que a imagem exposta no Santuário de Nossa Senhora Aparecida é uma réplica. Ela surgiu depois que, em 1978, um jovem invadiu o nicho onde ela é guardada, durante um blackout, e a partiu em diversos pedaços.

Contudo a igreja afirma que na época foi feito um sério trabalho de restauração realizado no Museu de Arte de São Paulo e a sala teria sido vigiada 24 horas por dia e suas mais de 200 partes foram colocadas todas no lugar em cerca de dois meses, voltando a capela em um carro do Corpo de Bombeiros.

Porque a imagem é negra?

Existem algumas hipóteses de motivos que podem ter dado a imagem essa característica, mas duas se destacam entre elas. Na primeira, esse pode ser um resultado da ação do tempo e da água, já na segunda, a pele da Santa pode ter ficado escura por conta da fumaça das velas na época em que o seu lugar ainda era improvisado.

Agora você já sabe tudo sobre a história de Nossa Senhora Aparecida, mas o que importa de verdade é o seu relacionamento e devoção para com a mãe de Jesus, pois cada pessoa atribui um significado a Santa e tem um carinho especial por ela e é a fé que torna a imagem tão poderosa.

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Salve Nossa Senhora ! Rogai por Nós que recorremos a vós !

  2. Nossa senhora da conceição aparecida minha mãe santa protetora, iluminai cada dia mais a nossa vida, mesmo aqueles que duvidam de vossa força com certeza imploram por vosso milagre….Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.