Estamos em pleno século XXI e a questão se homem usa anel de noivado ainda pode ser uma incógnita. Na verdade, essa é uma discussão antiga e muito mais fácil de resolver do que você pode imaginar.
Enquanto no universo feminino o anel de noivado é quase obrigatório na última fase antes do casamento, o mundo masculino ainda pode encontrar alguma resistência com ele. Para as mulheres, um anel solitário é super representativo. Mas, e para os homens, o que cairia melhor?
Afinal, usar ou não usar? Eis a questão!
Vamos descobrir mais sobre isso agora.
Quando se usa anel de noivado?
A verdade é que a dúvida se o homem usa anel de noivado vem acompanhada de outras questões importantes.
Apesar de parecer autoexplicativo, por causa das variações de formatos dos relacionamentos, é cada vez mais difícil identificar qual seria a hora certa para oferecer ao companheiro um anel de noivado.
De maneira romântica e histórica, a hora certa de usar o anel de noivado é, claramente, quando se fica noivo. Esse é o símbolo que marca aquela hora difícil e importante em que se decide pelo casamento.
Agora o namoro acabou e é hora de seguir para um passo ainda mais sério. E, enquanto o casamento não vem, a decisão de passar o resto da vida juntos é um marco importante que costuma ser celebrado com um anel de noivado.
Homem usa anel de noivado?

Dito isso, é hora de partir para a escolha do anel, certo? Certo, mas, com ressalvas. Isso porque, na hora da escolha da peça fica sempre aquela dúvida entre comprar um anel só para a noiva ou se também o homem usa anel de noivado.
Todo mundo é livre para usar acessórios conforme suas próprias preferências. E, para quem leva a fundo essa filosofia, tudo será uma questão de gosto pessoal. A boa notícia é que há possibilidades para todas as preferências.
Inclusive, há quem ache que o anel de noivado é um símbolo desnecessário. Apesar de toda uma história e tradição por trás do costume, essa também pode ser uma verdade pessoal.
Mas, convenhamos, os símbolos também são importantes, porque marcam o tempo. Dizemos isso não apenas pela construção da história geral, mas a história específica de cada casal e relacionamento. Afinal, quem nunca se emocionou ao ouvir dos mais velhos as histórias que começam com “quando eu pedi/fui pedido em casamento”?
Então, sim, anel de noivado é coisa de homem!
Quais as regras de anel de compromisso para homens?
Se o casal é mais do tipo tradicional, o mais comum é que o símbolo usado pelo homem seja uma aliança. Assim, quando o homem usa anel de noivado, ele costuma ser uma aliança lisa e sem detalhes. Mas, isso não é uma regra. Aliás, há muitas possibilidades como detalhes e desenhos, ou mesmo anéis com pedras.
Aliás, o anel de noivado é apenas o símbolo de uma das fases do relacionamento. E outras fases também pedem um marco e uma representação.
Anel de namoro
A gente sabe que, atualmente, os relacionamentos não começam no namoro. Foi-se o tempo em que o primeiro beijo vinha depois do compromisso, não é mesmo?
Mas essa é uma das fases iniciais, e mais bonitas dos relacionamentos. É nessa etapa que se percebe que tem algo ali que pretende durar e fortalecer cada vez mais o compromisso.
Essa fase bonitinha também merece um símbolo e tem um anel para isso. Na verdade, geralmente os casais usam uma aliança de prata, porque a ideia é que seja uma etapa transitória. Mas, também estão em alta modelos como alianças de ouro branco, aço e até mescladas.
Assim, os pombinhos usam a aliança na mão direita, com a troca pelo anel ou aliança de noivado, que nós conhecemos bem.
Anel de noivado
O anel de noivado é o próximo passo do relacionamento. Depois do tempo do encantamento do namoro, a resistência indica que vem casamento por aí.
Depois de feita a escolha e o pedido de casamento, com certeza a parte mais difícil, o uso da peça escolhida é a parte mais fácil.
De maneira geral, se o pedido foi feito com anel, a mão de uso é a esquerda. Mas, se a escolha foi pela tradicional aliança, o ideal é usá-la na mão direita até o casamento, quando você irá trocar para a mão esquerda.
Aliança de casamento
Essa é aquela etapa que todo mundo espera que seja a última do relacionamento. Afinal, com certeza, ninguém se casa pensando em divórcio, né?
Nessa etapa, alguns casais utilizam a mesma aliança do noivado, e só trocam para a mão esquerda. Mas, muita gente aproveita para fazer um upgrade na aliança e começar a nova vida com tudo novinho em folha.
Como surgiu a tradição do anel de noivado?
Apesar de ser uma discussão ainda atual, a verdade é que a questão de o homem usar anel de noivado é tão antiga quanto o surgimento da tradição. E, acredite, o costume é antiquíssimo!
O costume de noivar antes de se casar tem resquícios religiosos, quando os cristãos decidiram que era preciso aguardar um tempo antes do casamento. Nessa época os anéis já eram símbolo do compromisso durante essa espera, mas, claro, eram exemplares bem mais simples.
Lá se vão mais de 500 anos desde o primeiro registro de um pedido de casamento com um anel de noivado. Aliás, não foi qualquer pedido, mas o compromisso do Arquiduque Maximiliano da Áustria com Maria, Duquesa de Borgonha.
Considerando quem são os personagens da história, você vai perceber que o anel de noivado não era algo tão acessível no início. Apesar de ter permanecido um bom tempo como costume da realeza, o desenrolar da história encontrou jeitos de levar a tradição para os súditos.
No início, a ideia era totalmente feminina. Talvez por isso haja ainda hoje certa resistência com o seu uso por homens. Mas, isso também foi se dissolvendo ao longo do caminho.
No Brasil, ainda é predominante a ideia da aliança, aliás, não só para os homens, mas para as mulheres também. Contudo, os últimos tempos vêm popularizando o uso do anel e, na maioria das vezes, em conjunto com a aliança.
Anéis de noivado para o homem escolher
Apesar de toda a tradição em volta do uso do anel de noivado pelos homens, todo mundo sabe que a história é de construção dinâmica. Isso quer dizer que as tradições mudam.
Então, na hora de escolher o símbolo do seu compromisso, a ideia é fazer a escolha conforme o perfil do casal. E conforme já conversamos, as opções são várias.
Anel solitário
Apesar de não ser muito comum, existem boas opções de anéis masculinos, inclusive para o noivado. Um anel solitário, por exemplo, pode ser uma boa opção. Nesse caso, os modelos são mais expressivos e maiores, claro.
Aliança com pedra
Aliança com pedra também não é uma exclusividade feminina. Ao contrário, existem lindos modelos para os homens, com pedrinhas de diamantes ou zircônia.
De novo, o que muda em relação à aliança feminina é a imponência da peça. Geralmente as alianças masculinas são mais reforçadas e menos delicadas.
Aliança trabalhada ou lisa
Uma bonita aliança de noivado para homem também pode ser trabalhada. Isso significa que o ourives pode explorar detalhes foscos, por exemplo, ou até detalhes nas bordas.
Para os mais tradicionais, uma aliança toda lisa não perde nenhum charme. Além de mais discreta, é um par perfeito para o anel de noivado feminino.
Seja qual for a decisão de estilo, a Piuka tem a melhor opção para isso. Então, você vai tomar a decisão, dar o primeiro passo e procurar a gente que o restante da história a gente te ajuda a escrever!