Lifestyle

Iris Apfel: Conheça toda sua história e as maiores lições de estilo

Se você já ouviu a seguinte frase “é melhor estar feliz do que bem vestido”, saiba que por trás dela, há um ícone da moda estadunidense, que marcou uma geração e ainda faz história, a empresária, designer de interiores e hoje, modelo agenciada pela IMG, Iris Apfel.

“Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem. Mas, se não gostarem, o problema é delas, não meu.”

Além de ser autora desse bordão, que também é seu lema de vida, Iris Apfel é uma das personalidades mais conhecidas e consagradas no mundo da moda, graças ao seu estilo ousado e trabalho excepcional na indústria têxtil.

A paixão por peças statement e acessórios oversized tornou o estilo de Iris reverenciado pelo mundo todo, inclusive, fonte de inspiração para muitas fashionistas, que seguem os passos da diva, abusando da trendy maxi em brincos, colares, óculos, entre outros adereços.

“Quando você não se veste como tudo mundo, você não precisa pensar como todo mundo”

Para saber mais um pouco sobre a história desta mulher cheia de estilo e representatividade, como também, inspirações de acessórios baseadas no seu perfil, é só vir com a gente! 😉

Iris Apfel, de Nova York para o Mundo!

Nascida nos Queens em Nova York, no dia 29 de agosto de 1921, Iris Apfel cresceu desde sempre sob as referências da Moda; já que seu pai trabalhava na área de joalheria e sua mãe possuía uma boutique de roupas femininas.

Iris ainda atribui à mãe, sua inclinação e talento para Moda, pois era ela quem enfatizava o poder de um acessório.

Dona de uma personalidade inconfundível e pouco convencional, foi uma das primeiras mulheres dos EUA a usar a calça jeans.

“Vestir-se é uma parte da vida e uma maneira de dizer ao mundo quem você é e quem gostaria de ser”

Seguindo sua vocação, Iris trabalhou em um jornal comercial da indústria da moda e em 1950 fundou a empresa têxtil, Old World Weavers junto ao seu marido Carl, que faleceu em 2015 aos 100 anos.

“Eu gosto de pessoas que se expressam e são individualistas”

A busca por tecidos exóticos, técnicas artesanais e inspirações durante o gerenciamento da sua empresa têxtil, despertou em íris uma segunda paixão, a decoração.

“Odeio fazer as coisas parecidas com todo mundo, e isso é muito difícil em uma sociedade tão imediatista”

Formada em História da Arte na Universidade de Nova York e na Escola de Arte da Universidade do Wisconsin- Madison, a diva garantiu todo o conhecimento sobre a variação das formas, dos estilos e conceitos das artes visuais como a pintura, escultura e arquitetura.

Na sua trajetória como designer de interiores, assinou projetos de grandes celebridades, inclusive, atuou como decoradora da Casa Branca durante o mandato de nove presidentes.

“As pessoas precisam entender a beleza dos processos de criação. Vejo tantos designers fazendo tudo igual uns aos outros. É uma corrupção criativa.”

Mas o grande reconhecimento de Iris como ícone da Moda foi entre 2005 e 2006, após virar tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York.

Ideias arrojadas e uma pitada de ousadia formam o estilo de Apfel

Além do talento profissional, o estilo de Iris é outro grande propulsor do seu sucesso.

A fashionista faz até hoje misturas ousadas, pois acredita que “se enfeitar, deixa o visual mais exclusivo, divertido e estimula a criatividade”, ressalta.

“Eu gosto de coisas incomuns, eu tenho pouquíssimos itens comuns. Tenho muitas peças que são de outras épocas e que você não encontra normalmente”

Ainda segundo a eterna it girl nonagenária, seu estilo foi surgindo assim como tudo em sua vida, sem planejar!

Abusando de trajes statement, acessórios oversized e muita cor, reunimos aqui algumas peças inspiradas na personalidade de Iris, que certamente representam o bom humor, a ousadia e irreverência, que ela transmite nas suas poderosas produções.

Se inspire com Iris

Não há como negar que estes acessórios, repletos de cor, designs variados e seguindo a tendência Max lembram muito o estilo da nossa diva inspiradora Iris Apfel.

Estes brincos, braceletes e presilhas da Piuka são aqueles tipos de acessórios que brilham por si só e podem transformar qualquer produção básica em um visual único, cheio de estilo e ousadia.

O poder dos acessórios para Iris, vai além de um complemento, ele pode transformar todo o visual.

“Aprendi com minha mãe, que se você tiver um único vestido preto e os acessórios certos, você pode ter 50 vestidos diferentes”, destaca a designer.

“O conceito de elegância não mudou com o passar do tempo. Ele foi jogado pela janela”.

Consagrada e homenageada, Iris virou até uma Barbie

As misturas ousadas de Iris, baseadas sempre no seu lema “mais é mais, menos é chato”, destacavam sua criatividade e bom humor, rendendo várias homenagens e inúmeras parcerias na Moda.

A exposição que vangloriou sua carreira, a “Rava Avis: Irreverent íris Apfel”, esta entre as principais homenagens, realizadas pelo Metropolitan Museum de Nova York entre 2005 e 2006.

” Haviam várias cláusulas sobre ganhar uma exposição no MET, uma delas era já ter morrido, mas como vocês puderam perceber essa foi eliminada.”

A iniciativa proposta pelo Museu, era de uma pequena galeria com apenas cinco looks da diva, mas durante seu desenvolvimento, acabou se tornando uma grande e inesquecível exposição com mais de 80 peças e cerca de 150 mil visitantes.

O Peabody Essex Museum em Massachusetts, também possui uma galeria efetiva em homenagem a Iris com peças da nonagenária mais famosa do circuito fashion.

E não para por ai! Iris ainda ganhou uma versão própria da boneca Barbie, olha só que demais!

Iris Apfel
Há necessidade de se ter artistas, pelo simples fato de que se eles não existirem, as pessoas murcham e morrem sem a arte”.

Já as parcerias e lançamentos de produtos, incluindo nomes consagrados como Kate Spade, MAC Cosmetics, HSN, Le Bom Marché e Alexis Bittar rendeu grande espaço na mídia a Iris, que inclusive, teve um documentário intitulado “Iris Apfel: Accidental Icon”.

Iris Apfel

No Brasil, a nonagenária foi homenageada em 2019 pela atriz Nathalia Timberg com um monólogo. De acordo com a crítica, a peça é um elogio à liberdade de ser e de se expressar em qualquer tempo da vida.

Iris Apfel
“O que mais gostei é a maneira de ela ser e estar no mundo, com um senso muito grande de independência e liberdade”, disse Nathalia.

Diante deste legado de sucesso e de tantas lições, vale a pena destacar uma das principais de Iris Apfel:

moda você pode comprar, mas estilo você deve possuir. A chave para o estilo é aprender que você é e isso pode levar anos. Não há um caminho ou mapa para o estilo. Ele é sobre uma expressão pessoal e sobretudo, atitude”

Iris Apfel
“Se aposentar é pior que morrer. Há tantas coisas esperando para ser feitas no mundo”.

E aí, qual dessas lições mais te marcou? Deixe aqui nos comentários.

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Jaqueline De Oliveira lima diz:

    Olá, vc sabe me dizer o ano que ela disse essa frase: Vestir-se é uma parte da vida e uma maneira de dizer ao mundo quem você é e quem gostaria de ser”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.