Lifestyle

Mão de Fátima e Mão de Hamsá- Saiba tudo sobre o Significado

Os símbolos exotéricos estão em alta ultimamente, principalmente por influência da moda. É possível encontrar diversos nos mais diferentes lugares, que vão desde artigos decorativos até acessórios dos mais variados tipos. E entre esses símbolos, um dos mais interessantes é a Mão de Hamsá, ou Mão de Fátima.

Esse símbolo intrigante, charmoso e visualmente impactante é utilizado por muitas pessoas como tatuagem, amuleto ou simplesmente para complementar o look.

Apesar de sua utilização ser muito versátil, esse símbolo conhecido como Mão de Fátima ou Mão de Hamsá, como todo objeto místico, tem significados profundos para diversas religiões e culturas, passados através várias gerações durante muitos séculos e, por conta disso, representam um pouco da história da humanidade.

Se você tem interesse em saber mais sobre esses objetos místicos conhecidos como Mão de Fátima e Mão de Hamsá, continue lendo esse post e descubra mais sobre o assunto!

Aqui você encontrará informação importantes e curiosidades sobre o que significa a mão de fátima e de Hamsá.

Hey, olhe nossos colares religiosos mão de fátima aposto que vão ajudar: ver no site da Piuka agora.

O que é a Mão de Hamsá?

mão de hamsa foto na tatuagem

Resumidamente, a Mão de Hamsá é retratada como uma mão com cindo dedos, mas que tem dois polegares, um a direita e outro a esquerda. Nela, os dois lados acabam sendo simétricos e o dedo médio funciona como eixo de simetria.

Embora cada Hamsá seja, de certa maneira, única, é fato que todas se assemelham em alguns aspectos. Além do formato, elas têm em comum o preenchimento com desenhos elaborados que lembram aqueles feitos nos corpos dos noivos árabes.

É comum também que seja representada no centro da palma da mão um olho grego, que pode ser em forma de desenho ou com a utilização de uma pedra azul. Porém, existe também variações para isso.

Também usados desenhos e transcrições que podem substituir o olho tradicional são:

  • Pombo;
  • Estrela de Davi;
  • Peixe;
  • Algumas palavras em hebraico. A mais utilizada é “sucesso”.

Outro ponto importante sobre a Mão de Hamsá é que sua serventia muda dependendo da forma como ela for representado. Se os dedos estão juntos ela tem a finalidade de atrair boa sorte, mas se, por outro lado, os dedos estão separados, o talismã tem a função de afastar energias negativas.

Sua versão mais popular tem origem muçulmana e relaciona os dedos da figura aos fundamentos do Islã, são eles: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação.

Hamsá, significa cinco em árabe e deve ser pronunciado como “chamsá”. Porém, esse símbolo também pode ser conhecido como mão de Hamesh, Mão de Pantea, Mão de Fátima e Mão de Hamsá, entre muitos outros nomes dependendo da cultura dos que o usam.

O que significa a mão de Fátima?

A Mão de Hamsá tem origem mística. Existem registros e evidências arqueológicas de que ela já era utilizado pelos fenícios muito antes do Judaísmo e do Islamismo serem criados.

Este símbolo é fortemente ligado a Tanit, deusa protetora de Cartago, uma cidade fundada em 800 a.C. na África e que tinha a Hamsá como amuleto de proteção.

Tempos depois outros povos adotaram o símbolo e o adaptaram para suas realidades. Os Islâmicos, por exemplo, chamaram a Hamsá de Mão de Fátima, em homenagem uma das filhas de Maomé, responsável por garantir a continuidade da linhagem do profeta.

Mão de fátima significado evangélico

Fátima nasceu em Meca e foi a única filha a dar herdeiros ao seu pai, além de ter cuidado dele até a morte. Para os seguidores do Islamismo ela é uma mulher santificada e considerada “senhora das mulheres do Paraíso”. Por esse motivo as mulheres muçulmanas costumam usar o talismã de Mão de Fátima.

Já os Judeus o chamaram de Mão de Miriam, em homenagem a irmã de Moisés, um profeta que conduziu o povo hebreu em direção a terra prometida, como conta o livro bíblico Êxodo. Além disso, ele também é relacionado a Torá, que é composta por cinco livros.

E, como você deve imaginar, os cristãos não ficaram de fora. No cristianismo a Hamsá é conhecido como Mano Pantea, ou mão da Benção. No entanto, por conta de sua popularização e a utilização desse símbolo por pessoas que não o entende, a Mão da Benção tem sido deixada de lado por muitos cristãos.

Para que serve a mão de Fátima?

Ainda muito pequenos aprendemos que um dos significados da mão espalmada é “pare” e quando nos deparamos com essa espécie de barreira é comum que nos afastemos mesmo que inconscientemente.

A Mão de Hamsá ou mão de Fátima utiliza o mesmo conceito, mas em vez de afastar pessoas, seu objetivo é funcionar como uma proteção contra o mau olhado e energias negativas.

Deste modo, uma das formas mais comuns de pensar no símbolo, é como um escudo ou amuleto da sorte, já que é assim que ela é vista pela maioria das pessoas. Contudo, diferentes religiões têm diferentes relacionamentos com a peça. Veja um pouco mais sobre isso abaixo:

No cristianismo

O Mano Pentea foi apresentado no antigo testamento e, para os cristãos, ele significa proteção, mas não está ligado a sorte, já que o conceito de sorte não condiz com os preceitos e leis da Igreja.

Outro fato importante é que ele não é reconhecido pelo catolicismo apesar de ser um símbolo com intenções bonitas. Isso porque a fé católica não aceita a utilização de amuletos ligados a superstição.

No entanto, é comum que muitos católicos o utilizem apesar disso, como adorno em brincos e pingentes.

No Budismo

No budismo, ela tem relação com a elevação espiritual e física, além de simbolizar o reconhecimento da existência de um Deus interno, também chamado de Eu Superior, que habita cada um.

Nessa religião, a Hamsá recebe o nome de Abhaya Mudra e é utilizada principalmente durantes as rotinas de oração a fim de pedir que o medo seja afastado.

É comum também que a Mão de Hamsá esteja relacionada ao apelo pela paz, já que é constantemente utilizada em manifestações no Oriente Médio, que pedem pelo fim dos conflitos na região.

O que significa a tatuagem mão de Fátima?

A tatuagem da mão de fátima funciona como um talismã marcado na pele com a finalidade de se proteger da inveja.

Existem inúmeras formas de utilizar a Mão de Fátima, tanto para trazer sorte como para proteção. Entre as mais famosas estão.

  • Como amuleto, geralmente colocado em uma joia que é usada constantemente, com o objetivo de espantar o azar e proteger a pessoa que a utiliza;
  • Chaveiro, em chaves de carros a fim de proteger o motorista de acidentes e também em chaves de casa, para proteger a casa e seus moradores;
  • Como peça decorativa, também para proteger a casa e seus integrantes de mau-olhado e pensamentos negativos vindos de outras pessoas;
O que significa a tatuagem mão de Fátima?

No entanto, a superstição indica que ele seja utilizado próximo ao coração, pois funciona com mais facilidade como um amuleto contra energias negativas e atraindo coisas boas.

Agora, esteticamente falando, esse símbolo fica bonito nos mais variados lugares do corpo, seja no pulso, no pescoço, nas orelhas ou dedos. Você também pode combinar várias peças.

Onde comprar a mão de Fátima?

Compre a mão de Fátima na Piuka, todos os acessórios são feitos com carinhos e possuem alta qualidade. O melhor são os preços acessíveis que você encontra no mercado de semijoias. Confira!

Onde comprar a mão de Fátima? A modelo Rachel Apollonio usando um dos colares mais lindo da Piuka com a mão de fátima.

Como você deve saber, existem várias tradições quando se trata de símbolos místicos e boa parte delas está na forma como se adquire a peça.

Um bom exemplo disso é o escapulário, que além de ser ganhado, precisa passar por um processo de entrega na igreja católica.

No caso de acessórios com o símbolo conhecido como Mão de Fátima ou Mão de Hamsá, a entrega é menos complexa.

Embora não exista nenhuma regra sobre a aquisição, ou seja, você pode tanto ganha-lo ou compra-lo. Os especialistas em esoterismo recomendam que ele deve ser limpo, e ninguém está falando de usar água e sabão. A limpeza a ser feita é energética. Por isso você pode comprar seu colar mão de fátima na Piuka e se quiser limpa-lo energeticamente.

Como limpar colar de proteção?

Para limpar um colar de proteção utilize uma vela Branca, sal grosso, terra, incenso, água benta, essência de arruda e um prato fundo de cristal. Todo o processo dura alguns dias e no final do procedimento a sua mão de fátima estará pronta para te proteger de qualquer mal.

Mesmo sem seguir uma religião eu posso utilizar o acessório?

Há algum tempo a moda se apropriou de muitos símbolos religiosos e os transformou em tendência entre as fashionistas do mundo todo. Desde então, esses símbolos deixaram de ser utilizados apenas como uma demonstração de fé e ganharam espaço como acessórios que complementam muitos tipos de looks.

Deste modo, nada te impede de investir em uma peça charmosa e usa-la independente da sua crença, muito embora ela seja mais comumente utilizada com a finalidade de reforçar o amor pela religião de quem a usa.

Qual a posição correta da mão de Fátima?

Para a utilização desse símbolo não existe uma posição correta, na verdade isso depende muito da pessoa que o utiliza e qual a intenção dela. O que existe, nesse caso, é uma convenção no simbolismo, principalmente budista.

Qual o significado da mão de Fátima para baixo?

Dedos voltados para baixo está relacionada ao chão e a proteção das coisas físicas e materiais da vida. Já os dedos voltados para cima está ligado a sentimentos e desejos mais espirituais. Como a proteção do espírito e o encontro do Eu superior.

Também existe uma linha de estudo que dá significado diferente para a posição da mão de Fátima. Nesse caso, quando virada para baixo representa a energia feminina e quando virada para cima, representa a energia masculina.

Como usar o Hamsá?

Faz um tempo que a moda vem se apropriando de símbolos místicos e, para isso, quanto mais misterioso melhor. Esse mercado tende a ampliar o alcance estampando-o em roupas e acessórios e, em muitos dos casos, o símbolo acaba perdendo seu significado ou ganhando novo sentido por conta disso.

A Mão de Hamsá, devido ao seu design elaborado e que pode ser adaptado de acordo com o gosto, sofrendo modificações de todos os tipos, desde a cor até a decoração dentro da mão, é um prato cheio para a indústria da moda.

Hoje, as pessoas usam variações desse símbolo tanto em camisetas e joias quanto em sua própria pele, independente de saberem ou não seu significado, o que gera muito lucro para as empresas do setor.

No caso dos acessórios, esse símbolo é comumente utilizado em semijoias, como pingente de colares, pulseiras, brincos e até em anéis, com o formato de Mão de Fátima. Inclusive, esses itens estão entre os acessórios de proteção mais vendidos de diversas marcas.

Como usar o Hamsá?
Pulseira Hamsa e Olho grego
Como usar o Hamsá?
Acessórios mão de fátima: brincos
Como usar o Hamsá?
Pulseiras mão de fátima

Para que serve a mão de Fátima? Use acessórios

Caso você esteja pensando em tatuar a Hamsá ou qualquer outro símbolo místico na pele, afim de obter proteção, talvez você deva repensar a ideia. Os acessórios são uma forma mais atrativa e saudável de usar a mão de fátima.

Segundo um estudo publicado na Scientific Reports e coordenado por Ines Schreiver, as micropartículas, contidas nas tintas, prejudicam os linfonodos do sangue, que são muito importantes para o nosso sistema imunológico.

Como segundo a tradição não é indicado associar símbolos místicos de proteção a atitudes que gerem danos ao corpo, a melhor forma de usar a Mão de Fátima e se beneficiar de suas propriedades protetoras são por meio de acessórios que não agridam o corpo, como colares, por exemplo.

Qual a diferença entre mão de Fátima e Hamsá?

Nenhuma diferença, esse símbolo místico que, entre muitos outros nomes também chamado de Mão de Fátima, pode ser chamado de Mão de Hamsá. Em todos os seus formatos e materializações, um amuleto que pode tanto afastar energias ruins e mau-olhado, quanto atrair energias positivas para aqueles que o utilizam.

Aqui você também pôde ter uma ideia das origens desse símbolo que datam desde muito antes de Cristo e das religiões que hoje, o utilizam e como elas se apropriaram desse objeto o adaptaram para que melhor se encaixasse dentro do que acreditam.

Contudo, embora tenham havido adaptações, grande parte delas concorda que o símbolo tem grande poder de proteção independente de onde é utilizado, o que é muito bom, já que hoje em dia, graças ao mercado da moda, ele está presente nos mais diversos tipos de acessórios.

E então, gostou de saber mais sobre a mão de fátima? Esperamos que esse texto tenha te ajudado a sanar suas dúvidas sobre o assunto e, quem sabe, até te convencido a adquirir os acessórios exclusivos da Piuka banhados a ouro.

O que é mão de Fátima e Olho Grego?

É uma combinação de acessórios potente com inveja e mau-olhado. Experimente pesquisar no site Piuka sobre nosso colar banhado a ouro de olho grego e mão de fátima.

O que significa pulseira com mão?

A pulseira com mão protege contra inveja, energias negativas e transmite sorte para quem usa. É uma pulseira sofisticada e também um amuleto.

O que significa a mão virada para baixo?

Representa feminilidade e energia feminina. Por isso usar a mão de fátima como simbolo é extremamente elegante para mulheres.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Rodrigo Silva diz:

    Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

  2. Cristina Sousa diz:

    Adorei saber tida a história, sobre a mão de Fátima. Só porque quero desenhar a mão e fazer desenhos internos na mão, com que me identifique. Ao longo da leitura, estava a pensar em fazer uma tatuagem. Mas já tirei a ideia depois do que li mais no final. Embora eu use um brinco com a mão de Fátima na orelha. Não é com os dedos para baixo nem para cima. São os dedos atravessados pois uso a meio da orelha como se fosse piercing.
    Obrigada por toda a história, englobando mais do que uma religião. ❤️❤️❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.