Dicas

Moda: Conheça 5 expressões usadas no mundo fashion

A moda é expressa de várias formas ao redor do mundo e tem influência cultural, política, religiosa, geográfica e também comportamental, transcendendo fronteiras e tornando-se global.

O mundo da moda possui um vocabulário bem característico, e é constantemente atualizado. São expressões usadas especificamente no mundo fashion por estilistas, modelos , blogueiras e por todos os antenados nesse universo. Muito utilizados também para descrever  desfiles e acontecimentos, em ateliês de costuras e materiais especializados.

Muitas delas têm origem francesa e inglesa, o que pode dificultar o entendimento.

Se você é uma apaixonada pelas tendências, você precisa conhecer o significado das expressões e gírias mais utilizados pelos amantes da moda.

Por isso, separamos aqui as 5 principais expressões usadas no mundo fashion atualmente.

Streetwear

Definida como “as roupas das ruas”, expressa a essência urbana e cultural por meio do uso de roupas e acessórios confortáveis, e traz particularidades de cada região – a cena nos Estados Unidos é diferente da Europa e também do Brasil.

A origem do streetwear é, muitas vezes, relacionada à Califórnia, ao skate e ao surf. Mas também teve influência da moda hip hop de Nova York.

As peças mais fáceis de vestir, estilo punk ou esportivas, mais folgadas e resistentes à prática do skateboarding nas pistas e ruas caracterizam esse estilo de vestir.

O hip hop somou com seus moletons largos, sneakers e joias, e as marcas esportivas também passaram a apostar nesse cenário. Atualmente as grandes marcas também têm apostado no estilo, mas ele ainda é visto como uma forma de demonstrar a personalidade de quem usa.

Fonte: Pinterest

Must have

Em português, a expressão Must have significa “deve ter” , é a mais utilizada no mundo da moda. Atualmente é difícil alguém que não tenha lido ou ouvido esse termo, que está na boca das fashionistas.

Must have são as peças coringas, indispensáveis em qualquer estação, que você precisa ter em seu guarda-roupas. Mas como as coleções se renovam, surgem também novos must have.

Fonte: Pinterest

Porém, existem algumas peças que, independente da estação, você precisa ter:

  • uma camisa branca – deixam o look mais sofisticado e trazem infinitas possibilidades – independente do tecido, modelo ou textura, você tem que ter uma camisa branca!
  • um tricot ou cardigan – dão tom de modernidade deixando os look bem arrumadinhos.
  • uma camisa jeans – a lista de composições que ela possibilita é enorme! Desde produções sport chic, grunge, meio largadinha até mesmo para produções sociais. Pode ser usada amarrada na cintura, com nó, como casaco ou sobreposição.
  • um pretinho básico – um vestido preto básico é um must have que você nunca se arrepende. Pode ser combinado com todas as peças acima. Você pode criar looks incríveis!

O termo também é bastante usado para acessórios.

As cordinhas de óculos e máscaras, por exemplo, são os must have do período que estamos vivendo, como opção para não precisar ficar manuseando os objetos com frequência.

moda-conheca-5-expressoes-usadas-no-mundo-fashion
Fonte: Piuka.com

Para dar um up nas produções do dia a dia, alguns acessórios como lenços, scrunchies, brincos de argola, chokers, riviera com zircônias também são exemplos de must have da estação.

Fonte: Piuka.com

 

Fonte: Piuka.com

Hi-lo

Abreviado da expressão em inglês “high and low” que em tradução literal significa “alto e baixo”, é um estilo moderninho, que faz a combinação de peças mais elaboradas com outras mais simples e leves. Para alguns fashionistas, é a combinação de peças de grife com peças sem marca em um mesmo look, dando um ar de vida real, mais acessível. Apesar de mais livre, o hi-lo exige um bom senso crítico.

O conceito teve origem no streetwear, a moda de rua, e tem inspirado famosos em todo o mundo, e não se limita apenas a mistura de peças. Pode ser uma mistura de tecidos tradicionais e tecnológicos, como por exemplo, a seda e o couro.

Se você é apaixonada por acessórios como nós, essa dica é para você.

O estilo hi-lo pode ser pode ser aplicado aos acessórios.  Uma camiseta básica com maxi colar, um dad sneaker com tornozeleira, colares simples combinados com correntes chunky, calça jogger com salto, etc.

Como criar looks hi-lo:

  •  Aposte no blazer – essa peça além de ser um must have, pode ser usada para compor um look com cara de arrumadinho: com uma camiseta básica e um short, ou uma saia de tecido leve fica lindo e você pronta para o dia ou para a noite.
  • Paetê – Um casaquinho paetê anima qualquer look. Basta combinar com uma blusinha mais básica e um short ou calça mom ou destroyed . Ou você pode ainda escolher uma outra peça que se destaque e ainda assim criar modelitos incríveis.
  •  Saia e t-shirt – Uma saia poderosa e uma t-shirt podrinha dão um tom despojado e te deixam super confortável. Você ainda pode completar com um tênis. Pronto! Uma composição cheia de estilo e na moda.

Statement

Novidade no mundo da moda, as peças statement são aquelas poderosas que chamam a atenção por onde você passa, seja pela cor, formato ou textura.

Podem ser bolsas, sapatos, colares, pulseiras, brincos e anéis. Qualquer peça pode virar statement. Um casaco bordado, uma peça em paetê, uma saia tule, um maxi acessório. A ideia aqui é chamar a atenção, sem perder o bom gosto, é claro!

Se você gostar de ter algo exclusivo (e tiver habilidades manuais, é claro), você pode criar sua própria peça statement. Bordar uma jaqueta ou uma camiseta básica com pedrarias ou pins – o que vale é se divertir no processo!

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Acessórios que podem ser statement: óculos, chapéu, bolsas, sapatos, brincos, colares e pulseiras.

Fonte: Pinterest Vogue

 

Fonte: Pinterest

No site da Piuka temos uma variedade de peças que vão trazer personalidade ao seu look e te colocar no centro das atenções:

Colares de elos: Super Statement!

 

Brincos Statement: Realçam looks básicos!

 

Fonte: Piuka.com

Dessas 5 expressões usadas no mundo da moda, você já usou alguma?

Agora que você já sabe o significado e como aplicar em seus looks você também vai arrasar no vocabulário.

Continue acompanhando nossas dicas e curiosidades no blog Piuka. Semanalmente trazemos novidades para você.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.