O sucesso dos acessórios em uma produção não é de hoje. Considerados como multiplicadores de looks, os brincos, colares, pulseiras, anéis e tantas outras peças são sinônimos de versatilidade, já que conferem mais individualidade ao visual, muitas vezes de forma única e exclusiva na moda.
Seja para representar crenças, status social, proteção e é claro, para trazer mais personalidade ao estilo, os acessórios possuem uma interessante trajetória na moda, que vem desde a antiguidade até os tempos atuais.
Os materiais, designs e até as formas de usar mudaram ao longo dos anos, entretanto, há algo que nunca muda: O poder que estas peças trazem ao visual!
Quer saber mais sobre a evolução dos acessórios?! Então confira esta linha do tempo elaborada pela Piuka com as principais transformações dessas peças e os principais períodos que marcaram a história da joalheria na Moda.
1. PEDRA na Idade da Pedra
Sim, nossa linha do tempo vai desde os primórdios, remontando o período Paleolítico, onde foram encontrados os primeiros vestígios de acessórios.
A idade da pedra também reflete no principal elemento utilizado nos adornos durante esta época, as pedras. Além delas, conchas, penas e até dentes de animais representavam o poder, sorte, inclusive, eram utilizados como talismã.
2. A ascensão do vidro negro na Mesopotâmia A.C
Há 5 mil anos antes de cristo, o que predominada entre os acessórios era o material considerado nobre na época, o vidro negro.
Há indícios de colares com o vidro nego nas civilizações da mesopotâmia. Estes adornos eram utilizados como símbolos de status para demonstrar o luxo e poder.
3. Da pedra ao metal: os acessórios na última fase pré-histórica
A última fase do período da pré-história marca a transformação da idade da pedra para a do metal, literalmente.
Neste período foram descobertos os metais e os serviços para sua fundição. Diante disto, acessórios de cobre, ferro e bronze se tornaram marca registrada após período Neolítico. Eles representavam o poder através de seus formatos rudes e rústicos.
4. As formas geométricas dos Gregos
Os adornos Gregos eram ricos em formas geométricas, que seguem em tendência até os dias de hoje. Além disso, detalhes de cenas e símbolos mitológicos traziam mais exclusividade às peças.
Feitas principalmente em ouro e prata, essas joias esbanjavam elegância em designs finos e minimalistas.
Vale destacar, que os acessórios Romanos predominantes em 200 A.C seguiam o mesmo estilo da arte grega, por isso, vamos pular para o próximo período.
5. O dourado tomando conta do Egito
Já entre os anos de 1567 a 1085 A.C, a tendência dos adornos foi ditada pelos egípcios.
Neste período entre a transição do Império Médio ao Império Novo, o dourado predominou, apesar da escassez do ouro no Egito. Os designs valorizavam a arte, inclusive, até hoje o estilo de joias egípcias é referência na moda dos acessórios.
Um dos elementos presentes até hoje nas mais variadas peças é o nosso queridinho olho grego, que foi inspirado no olho de Hórus, que significa o poder e proteção. Serpentes e outros animais também refletem muito o estilo egípcio até os dias de hoje.
6. A religião ditando a moda acessório
No século XIV a grande influência religiosa fez surgir joias com símbolos de proteção, como crucifixos e imagens de santos.
Também foi o período em que os diamantes, literalmente brilharam, sendo utilizado por nobres em geral.
7. A natureza representada nos acessórios barrocos
Avançando mais um pouquinho, chegamos ao século XVII e a ascensão do estilo Barroco.
Tanto para a Moda quanto para as artes, este período teve forte influencia da natureza, que era evidenciada com detalhes minuciosos e delicados.
Além dessa representação, as gemas também se tornaram símbolos de status social, inclusive, quanto mais delas no acessório, melhor. Brincos, anéis, broches e fivelas predominavam entre a sociedade burguesa.
8. As novidades das pedras preciosas no período Neoclássico
Entre os séculos XVIII e XIX, o estilo Neoclássico trouxe novidades para o mundo dos acessórios.
As peças eram inspiradas no estilo grego romano e a safira era umas das pedras preferidas por grandes figuras da sociedade.
9. A simplicidade do estilo Art Nouveau em XX
Em contraste com o período anterior, o século XX marca a produção de joias mais simples. Materiais como platinas, marfim e vidro foram os mais utilizados.
A delicadeza das ilustrações desta peça, também foram referências da época.
10. Década de 30 e a inspiração na arte cinematográfica
Com a explosão da arte cinematográfica neste período, as artistas acabavam ditando moda.
O glamour predominava e as mulheres passaram a priorizar as joias como atributo de beleza.
Pérolas e muito brilho marcavam a produção dessas divas, que são referências na história até os dias de hoje.
Leia também: Acessórios inspirados em COCO CHANEL
11. O estilo quase hi-lo dos anos 70
Dando um superpasso na trajetória da moda acessórios, chegamos aos anos 70. Neste período a mistura de materiais e designs foi a protagonista da vez!
Os metais nobres deram a vez ao plástico e até tecido, quando não eram integrados todos em uma única peça, fazendo grande referência ao atual estilo hi-lo.
Muita cor, formas e tamanhos variados trouxeram mais diversão e flexibilidade à moda acessório.
12. Ano 2021 e as trendys em acessórios!
E enfim, mais uma avançada neste cronograma da moda e cá estamos no ano atual.
O que podemos destacar nos dias de hoje, é que mais do que material, o design das peças faz toda a diferença.
Além disso, a mistura de materiais e formatos ainda se faz presente, mostrando que algumas trendys do passado vieram para ficar.
Quer ver só? Então olha essas inspirações de referências do passado, extremamente atuais!
Para todos os tempos, estilos e preferências, os acessórios estão ai, transformando por anos o visual e trazendo mais personalidade à mulher!
1 comments
Vou começar a trabalhar com venda de acessórios e esse artigo muito me ajudou a conhecer um pouco mais sobre oque vou trabalhar , texto muito rico em detalhes e muito bem escrito parabéns