Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 1

A trilogia O Senhor dos Anéis ganhou o coração do público de diferentes gerações. A saga de livros de J.R.R. Tolkien ganhou as telonas e ainda hoje é considerada uma das franquias de maior sucesso de bilheteria.

Os filmes, de produção e direção de Peter Jackson (roteirista, cineasta e produtor cinematográfico neozelandês) receberam ao todo 30 indicações ao Oscar, conquistando 17 estatuetas, e são ainda hoje considerados um dos maiores projetos cinematográficos da história.

Se você é fã e quer saber tudo sobre O Senhor dos Anéis, leia nosso texto até o final.

O Senhor dos Anéis

A trilogia O Senhor dos Anéis foi escrita entre os anos de 1937 e 1949 por J. R. R. Tolkien, linguísta britânico. O primeiro volume foi lançado em 1954, enquanto a primeira produção nos cinemas apareceu somente em 2001. Seus livros de fantasia são os mais vendidos em todo o mundo e deram origem a várias adaptações até os dias atuais.

A história é baseada na luta entre o Bem e o Mal pela posse de um anel mágico, e se passa em um lugar chamado Terra Média.

Seu trabalho inspirou a criação de um universo, com mitologia e linguagem próprios, e foi graças à popularidade de O Senhor dos Anéis que o gênero fantasia voltou ao gosto das pessoas durante os anos 60.

Além das obras literárias baseadas no trabalho de Tolkien,  o universo dos games também foi impactado. Dragon Quest, Ultima, EverQuest, Warcraft , The Elder Scrolls e o famoso Dungeons & Dragons  são alguns exemplos.

Nas telonas, a trilogia O Senhor dos Anéis  ganhou vida pelas “mãos” do cineasta Peter Jackson entre 2001 e 2003.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 2

Fonte: Pinterest

Os filmes A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei foram filmados simultaneamente, o que ajudou a reduzir os custos da superprodução e ainda garantiu a participação do mesmo elenco em toda a saga.

A história do pequeno Frodo levou o gênero aventura a um patamar pouco antes alcançado, e pode ser comparada a grandes clássicos como O Poderoso Chefão e Star Wars, com personagens memoráveis desde então.

A saga, repleta de seres incomuns e particularidades linguísticas, geográficas e políticas, está entre uma das mais famosas na literatura fantástica. Existe toda uma cultura criada por conta da história, que encanta milhões de pessoas pelo mundo.

 

Qual a sequência do Senhor dos Anéis?

A sequência de livros O Senhor dos Anéis – e também de filmes está abaixo:

A Sociedade do Anel

No primeiro livro da trilogia, Frodo Bolseiro ganha o Um Anel, forjado por Sauron na Montanha da Perdição, de seu primo, Bilbo.  Este Um Anel, é o anel mais poderoso forjado, criado para dominar os outros grandes anéis: três anéis dados aos imortais elfos, sete aos grandes mineradores, os anões, e nove dados aos homens. Com eles foi selada a força e a vontade para governar cada raça na Terra- Média. A partir daí, Gandalf, o cinzento, da a ele a missão de destruir o anel onde ele foi forjado.

Se juntam a essa aventura o jardineiro Samwise, seus primos Merry e Pippin. Porém quando Gandalf percebe que eles são muito frágeis e que o Saruman, seu líder, se uniu a Sauron, ele cria junto a Sociedade do Anel, com um representante de cada raça para ajudar a protegê-los das forças do mal e destruir o anel.

senhor-dos-aneis-saiba-tudo-sobre-essa-trilogia

Fonte: Pinterest

As Duas Torres

Para ajudar na missão, os membros da sociedade no Anel se separam – Frodo e Sam seguem para Mordor (acompanhados ao longe por Gollum) , onde fica a Montanha da Perdição, Gandalf e os demais lutam contra orcs de Saruman no Abismo de Helm.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 3

Fonte: Pinterest

O Retorno do Rei

No último filme, Frodo, Sam e Gollum fazem a investida final rumo à montanha da Perdição. Enquanto os demais travam uma batalha épica contra Sauron e as forças do mal.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 4

Fonte: Pinterest

Quantos filmes tem o Senhor dos Anéis?

O cineasta Peter Jackson,  conseguiu adaptar o conteúdo e dirigir 3 filmes épicos baseados na obra de J. R. R. Tolkien.

Ao contrário do que normalmente é feito, os três longa-metragens foram filmados ao mesmo tempo, o que ajudou a reduzir custos e também a manter o mesmo elenco durante toda a filmagem de O Senhor dos Anéis.

 

Quais os personagens do Senhor dos Anéis?

 Quer conhecer um pouco mais sobre cada personagem? Então acompanhe abaixo. E se você ainda não conferiu o filme, pode deixar que não demos spoilers.

 

Bilbo Bolseiro
Bilbo é o hobbit que viveu a grande aventura com os 13 anões relatada no livro “O Hobbit”, que antecede a trilogia de “O Senhor dos Anéis”. Foi ele quem, através de um truque, apoderou-se do Um Anel, que estava em poder de Gollum, e cujos poderes especiais, como o de conferir a invisibilidade, salvou sua vida diversas vezes.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 5

Fonte: Pinterest

Frodo Bolseiro – Frodo Baggins

Frodo é um hobbit, sobrinho de Bilbo Bolseiro – personagem de O Hobbit. Frodo herda o anel e encontrado pelas forças do mal, Recebe de Gandal, o mago, a difícil missão de destruí-lo onde ele foi forjado – na montanha da perdição, em Mordor, dentro do território inimigo.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 6

Fonte: Pinterest

Samwise Gamgee

Sam é um hobbit que presencia o acordo entre Frodo e Gandalf e recebe a tarefa de acompanhar Frodo e protegê-lo, usando sua força física e mental, para destruírem o anel e acabar com as forças do mal.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 7

Fonte: Pinterest

Gandalf

Gandalf, o cinzento é um mago poderoso. Sua função como líder da sociedade do Anel é garantir proteção da Terra-Média e ajudar a cumprir o objetivo de destruir o anel.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 8

Fonte: Pinterest

Aragorn

Herdeiro de Isildur, Aragorn é o rei legítimo dos tronos de Gondor e Arnor. O guerreiro humano é peça chave na luta contra Sauron.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 9

Fonte: Pinterest

Legolas

Legolas é um príncipe elfo, e se junta à Sociedade do Anel representando os elfos imortais. Ele domina as artes do arco e flecha e sua visão e percepção ajudam na batalha da Terra- Média.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 10

Fonte: Pinterest

Gimli

Escolhido para representar os anões na sociedade, Gimli é um guerreiro exímio e luta com um machado contra os orcs. Apesar das diferenças ancestrais, ele e Legolas formam uma dupla poderosa.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 11

Fonte: Pinterest

 

Gollum

Nome pelo qual é conhecido aquele que já se chamou Sméagol. Criatura sombria, vivia numa ilha de pedra, num lago frio sob as minas dos orcs e se tornara dono do Um Anel, até que o hobbit Bilbo o enganou, apossando-se da jóia. Originalmente, ele seria um hobbit chamado Sméagol,  que se deixou corromper pelo poder da joia até se transformar em um monstro.

Gollum foi introduzido em O Hobbit, tendo perdido o Um Anel para Bilbo. Desde então, vive em busca de recuperar o que chama de “meu precioso”. De caráter dúbio, serve ao reino das sombras mas tem um papel decisivo na missão de Frodo.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 12

Fonte: Pinterest

 

Saruman

Conhecido como Saruman, O Branco, ele é o líder dos magos Istari e líder de Gandalf. Seu objetivo, inicialmente era derrotar Sauron, mas se deixa deslumbrar pelo poder e se torna o braço direito de Sauron.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 13

Fonte: Pinterest

 

Sauron

Líder todo-poderoso do reino das sombras, que sucumbiu na batalha contra Isildur, rei dos homens, que lhe tomou o Um Anel por ele forjado para controlar todos os outros anéis, a fim de evitar a destruição da Terra-média.

Sauron é o antagonista principal de Senhor dos Anéis. Foi ele que planejou a forjadura dos Anéis do Poder, que seriam controlados pelo Um Anel.

Com seu enorme poder, este Senhor do Escuro conseguiu sobreviver sem um corpo, por isso no filme eles o citam como “O Olho que tudo vê”. Sua sombra tomou forma novamente na Floresta das Trevas e ele voltou a ocupar a torre de Mordor.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 14

Fonte: Pinterest

Qual a relação entre o Senhor dos Anéis e O Hobbit?

O Hobbit: foi escrito com uma das histórias para dormir que Tolkien contava para seus filhos. Quando eles começaram a apontar falhar na história, Tolkien resolveu escreve-la de forma definitiva. É um livro de fantasia leve e de fácil leitura.

O mais interessante é que, depois da criação de O Senhor dos Anéis, Tolkien  resolveu reescrevê-lo para que as histórias de encaixassem perfeitamente.

Senhor dos Anéis: Saiba tudo sobre essa trilogia 15

Fonte: Pinterest

Quantas horas tem todos os filmes do Senhor dos Anéis?

São quase doze horas de sequência para os três filmes de O Senhor dos Anéis, e foi com certeza, um desafio para o Peter Jackson adaptar livros densos, complexos e tão ricos em detalhe para a versão de cinema.

 

Principais frases do senhor dos anéis

Separamos algumas das principais e icônicas frases presentes na trilogia de O Senhor dos Anéis que, fã que é fã, sabe decor:

  • “Um mago nunca se atrasa, Frodo Bolseiro, nem chega adiantado. Ele chega precisamente quando ele quer chegar” – Gandalf
  • “Eu não posso carrega-lo para você, mas eu posso carregar você!” – Sam
  • “Fujam, seus tolos” – Gandalf
  • “Eu prometi te proteger e vou cumprir a minha promessa” – Sam
  • “Você não passará!” – Gandalf
  • “ Ninguém simplesmente entra andando em Mordor” – Boromir
  •  “Meu precioso” – Golllum
  • E a frase escrita no Um Anel – “Um Anel para todos governar. Um Anel para encontra-los. Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los”

Gostou de saber mais? Então continue acompanhando as dicas e novidades no blog da Piuka.