Looks

Tie Dye: Saiba tudo sobre está arte que voltou com tudo!

O resgate de práticas DIE (Do It Yourself) ou na tradução, “faça você mesmo”, vem sendo bem comum neste período de isolamento social.

Com mais tempo em casa, as pessoas buscam atividades para se distraírem e quem sabe até faturar uma graninha extra.

Seguindo este conceito, uma forte tendência de moda voltou com tudo nesta temporada, o Tie Dye.

Certamente você já deve ter se deparado com alguma peça toda colorida no seu feed, nas vitrines e até nas ruas da cidade. Sim, o Tie Dye voltou com tudo e este retorno em um período tão complicado, não é por acaso!

Além desta técnica ser facilmente realizada em casa, sendo utilizada como um hobby nestes dias de isolamento, como também fonte de renda; vale a pena destacar que o Tie Dye é um estilo que remete mais conforto e boas vibrações, tudo que a gente precisa nos dias de hoje, não é mesmo?!

Há também o fato de não estarmos saindo para as compras, o que gera um desejo de garantir peças exclusivas e através da personalização e releituras cheias de estilo, podemos satisfazer esta necessidade. É ai que o Tie Dye entra mais uma vez, transformando aquelas roupas esquecidas no armário, em looks atuais e originais.

Quer saber mais um pouco sobre está técnica, que mistura arte, história e estilo?! Então vem com a gente que a Piuka traz as principais dicas desta trendy, além de inspirações exclusivas para você!

O que é o Tie Dye?

O termo inglês, quando traduzido para português pode exemplificar perfeitamente sua definição, que nada mais é do que “amarrar e tingir”.

No Tie Dye criam-se padrões de cor no tecido de formas variadas e os resultados sempre são diferentes, visto que a forma como ele é amarrado e tingido, determina o estilo da criação, que muitas vezes é uma grande surpresa.

Apesar de cada criação ser única, é possível ter um controle sobre os desenhos que pretende desenvolver, já que há diferentes métodos de inibir o fluxo de tinta nas dobras do tecido.

Mas vale lembrar, que a surpresa é a grande aposta do Tie Dye, o que torna esta prática ainda mais interessante.

Como o Tie Dye surgiu?

Está técnica artista foi desenvolvida pelos japoneses entre VI e VII, inclusive, era conhecida como Shibori.

Além dos asiáticos, os africanos e indianos também aderiram ao Shibori, já que a combinação de cores e efeito visual que trazia aos tecidos era diferente de tudo que existia.

Já nas décadas de 60 e 70 ao chegar ao ocidente, o shibori passou a ser conhecido como Tie Dye, inclusive, recebeu forte aceitação nas culturas hippies e na década seguinte dos Clubbers.

Era muito comum ver em festivais destas décadas, pessoas utilizando artigos todos em tie dye, entre camisetas, calças, vestidos, saias, cangas e lenços.

Dai em diante, o tie dye nunca mais deixou de ser a referência da liberdade e positividade. O estilo continuou sendo a aposta de pessoas mais alternativas e hoje, voltou com tudo, sendo adaptado em diversas releituras para todos os gostos e preferências.

Como usar o Tie Dye!

O tye dye é um estilo muito versátil, que inclusive, pode ser adaptado para diversas ocasiões.

Além disso, usar roupas mais coloridas é uma boa pedida para estes períodos mais difíceis, devido à Pandemia, pois somos muito sensíveis às cores e elas podem estimular boas sensações e sentimentos, como vitalidade, alegria e energia.

Como já destacamos mais acima, visto a necessidade de looks mais confortáveis nos dias de hoje, o Tie Dye vem sendo muito usado em peças do estilo comfy, entre camisetas, moletons, pantalonas e muitas outras como veremos a seguir.

T-shirt Tie Dye

A camiseta tie dye é muito comum, visto que é bem fácil fazer esta técnica neste tipo de artigo, como iremos mostrar mais adiante.

Além do mais, a t-shirt é uma peça bem versátil, que permite criar inúmeros looks, sem contar que combina com praticamente tudo!

Para começar as sugestões de t-shirt tie dye, temos as variações de tamanho. Você pode optar por um camisetão que está bem em alta e investir nos acessórios para tornar o look mais despojado.

Para quem prefere camisetas menores, que tal um nozinho para transformar a tee em cropped?! Ou quem sabe utilizá-la por dentro do shorts ou calça para formalizar mais o visual.

Tanto o camisetão, quanto a tee mais justinha combinam com diversos estilos.

Blazers Tie Dye

O jeans e o tie dye formam um casamento perfeito, mas veja também como estas outras combinações, como os blazers de linho, por exemplo, trazem mais modernidade ao estilo formal.

Conjunto Moletom Tie Dye

Reforçando esta pegada comfy que está com tudo, os conjuntinhos de moletom tie dye correspondem bem a proposta de conforto, sem perder o estilo, que vem sendo o lema nos dias de hoje.

Apesar de trazer uma informação mais despojada ao look, saiba que dá pra criar composições bem inusitadas com o conjunto de moletom tie dye.

Para isso, basta investir no poder de transformação dos acessórios, inclusive, dos sapatos.

Um colar mais statement, como o de elos da Piuka, trocar o tênis por um salto e pronto! Já está feito um look moderno, que pode abrilhantar as mais diversas ocasiões.

Vestidos, saias e pantalonas tie dye

Esta mistura de cores do tie dye é a cara do verão, não é mesmo?! Portanto, é claro, que as peças clássicas desta temporada não podiam faltar neste estilo.

Os vestidos, saias e pantalonas em tie dye trazem todo um frescor e alegria para os dias mais quentes do ano.

Muitas delas são aproveitadas como saídas de banho, já que toda essa pegada good vibes das peças tem tudo a ver com o clima beira-mar.

Apostar em calçados mais leves, como rasteirinhas e acessórios coloridos, pode ser uma boa pedida para completar esta ideia alto astral.

Acessórios tie dye

E é claro, que os acessórios não podiam ficar de fora desta supertendência.

Mais discretos, porém nada básicos, eles trazem um ponto de cor ao look, na medida certa.

São ideais para contrastar visuais monocromáticos e básicos, a fim de levantar a energia do look.

Entre os queridinhos das it girls, podemos destacar os scrunchies, como este exclusivo da Piuka, chapéus, bolsas e até as máscaras.

Haaa e não podíamos deixar de citar os tênis, que também ganharam versões customizadas do tye dye, garantindo a possibilidade de você estar colorida dos pés à cabeça!

Como fazer a técnica Tie Dye?

Antes de começar a explicar como é fácil fazer uma peça tie dye, primeiramente, #ficaadica para não estragar seu look favorito: faça o primeiro teste em uma peça mais antiga ou quem sabe até em um retalho.

Desta forma, você compreende como funciona o processo de coloração e certamente, não irá errar na hora de transformar sua t-shirt ou outra peça queridinha.

Seguindo esta dica, é hora de colocar a mão na massa e garantir seu tie dye exclusivo, vamos nessa?!

Materiais para o Tie Dye

  • Peça de roupa clara de tecido natural
  • Corantes coloridos (mínimo duas cores) e fixador
  • Elásticos de borracha ou barbante
  • Luvas
  • Jornais para forrar a superfície do trabalho

Para exemplificar a técnica, vamos usar uma t-shirt, entretanto, você consegue o mesmo resultado em outros artigos também.

  1. Coloque a peça totalmente esticada em uma superfície plana
  2. Comece a torcê-la em sentindo horário, partindo do centro, o resultado será uma espécie de “caracol”
  3. Com o barbante ou elástico, amarre o caracol formando um X. O rolinho ficará divido em quatro partes ou mais
  4. Borrife água no rolinho amarrado, mas cuidado para não encharcar
  5. Deposite as poucos as tintas ou corantes em cada parte dividida pelo barbante, sempre alternando as cores para criar efeitos diferentes

Para fixar a tintura, você pode optar por mais um processo, o de fixação. Para isso, ferva um litro de água e acrescente uma colher de sal grosso, outra de vinagre branco e por último, uma colher de amaciante.

Deixe o rolinho repousando por 10 minutos nesta solução. Logo após, coloque a peça em um local seco e bem ventilado, mas evite o sol.

Assim que o rolinho secar, corte as amarras e lave o tie dye com água e sabão neutro para retirar o excesso de tinta.

Viu só como é fácil fazer seu Tie Dye? Além disso, dependendo do tipo de tinta escolhida você nem precisa passar por esta etapa de fixação.

Entre as tintas mais utilizadas na confecção de peças tie dye podemos destacar os corantes diretos, tintas para tecidos e corantes reativos. Veja as diferenças, prós e contras!

Corante Direto

Também conhecido como corante substantivo, o corante direto é constituído por compostos azóicos sulfonadosel. De fácil aplicação, atingem diretamente as fibras de variados tecidos através do processo de imersão na água com cloreto de sódio.

Entre as vantagens do corante direto, está seu custo, que é bem acessível. Além disso, é fácil de ser encontrado e conta com uma diversidade de cores. Já em contrapartida, ele desbota mais rápido e exige um tempo maior para preparo do tingimento.

Tinta para tecido

Dependendo da tinta escolhida, é preciso realizar primeiramente o processo de diluição simplificado. Há versões que já vem com esta etapa concluída. Geralmente são compostas por resina de emulsão acrílica, água, pigmentos, solvente, aditivos e conservantes.

Como pró, a facilidade de ser encontrada em lojas de artesanatos e armarinhos, já os contras envolve a aplicação, que caso não borrife a quantidade de água e álcool exata na peça, pode haver dificuldades na penetração. Além disso, o custo costuma ser mais alto.

Corantes reativos

Ideal para tingir fibras naturais de tecido, o corante reativo é uma versão em pó concentrado, que deve ser diluído em água e garante a fixação através do carbonato de sódio.

Esta substância apresenta ótima solidez, intensidade e durabilidade das cores, entretanto, por ser tratar de um processo químico, é necessário utilizar luvas de borracha.

Já a parte negativa deste tipo deste corante, é que além do processo de tingimento ser bem mais demorado e trabalhoso, este tipo de produto não é muito encontrado no Brasil.

Quem já está apostando na trendy Tie Dye?!

Várias it girls já estão colorindo nossos feeds com a tendência Tie Dye, trazendo muita inspiração, na hora de compor um look cheio de cor e estilo.

Uma das grandes vantagens de todo esse colorido é que dá para realizar inúmeras combinações, principalmente, se tratando dos acessórios.

Veja como as lindas Ana Lucia Vilela, Fe Tumas e Mari Sampaio harmonizaram seus looks tie dye com os acessórios da Piuka!

A Ana Lucia apostou no Mix de Colares com o Martha Amuletos e Choker Monica Dua Elos para dar um up na sua tee tie dye
Já a Fe Tumas optou por aquele detalhe colorido na scrunchie tie dye da Piuka junto ao mix de argolas Chiara. Haaa e teve também Choker Alexa Elos Cadeado Infinito
Trazendo um pouco mais de glamour ao seu tie dye, a Mariana Sampaio investiu no mix de brincos argolinhas Tina Happy e Love e ainda na junção dos colares de elos Lilian, Fafy Locker e Lara Cadeado
E provando mais uma vez que o tie dye está com tudo, nesta segunda proposta a Mari usou uma tee bem colorida contrastando com a sofisticação deste conjunto de zircônias esmeralda. Aqui ela usou a choker Sil, brinco Chiara, piercing de pressão Agnes, ear hook Lully e brinco Mia retangular. Ficou babado não é mesmo?!

Confira mais algumas inspirações exclusivas, que sem dúvidas, vão deixar seu tye dye ainda mais estiloso!

E ai curtiu?! Então aposte nesta tendência repleta de energia positiva e aproveite o colorido do estilo para combinar com as propostas cheias de cores dos acessórios da Piuka.

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.