colar longo
Looks

Tipos de colares: quais seus significados e como usa-los

Você conhece todos os tipos de colares da Piuka? Os colares estão presentes nos looks de famosas e blogueiras. São usados tanto em ocasiões especiais como no próprio dia a dia.

Dessa forma, os colares com os mais variados pingentes são utilizados pelas mulheres. Podemos explorar temáticas importantes, como religião, nesse caso temos: colares de cruz e até mesmo o símbolo do espírito santo. Essas composições se destacam por trazer “um ar” mais intimista ao visual.

Mas, não apenas aqueles que seguem uma religião que utilizam os colares, temos colares populares, como: “colares de elos“. Por conta da popularização pela influencer, Hailey Bieber, rainha do estilo street style o colar de elos é uma nova tendência da moda.

Se você deseja saber mais sobre os tipos de colares, continue lendo e entenda mais sobre os significados por trás de cada um! Até mesmo a melhor forma de usar. 

Quais são os tipos de colares?

Os colares tipos de colares existentes são uma forma demonstrar o poder do seu look, todos responsáveis por mostrar sua personalidade e seus sentimentos. Os modelos mais famosos são: colares delicados, pérolas, olho grego e elos.

Os tipos de colares abaixo são especiais e criados especialmente pela Piuka, por isso são semijoias de alta qualidade para você usar.  

Como sabemos que os colares são os acessórios preferidos para transmitir sua essência então, apostamos em cada vários modelos exclusivos.

Colares de Cruz

Sem sombra de dúvidas o lindo colar de cruz é um dos mais difundidos ao redor do mundo. E essa grande popularidade se dá ao fato da cruz ser o maior símbolo de Fé entre os cristãos.

colar de cruz

O colar faz alusão a Jesus Cristo, que foi crucificado, o que tem um “grande peso” para os cristão. Não é à toa que esse símbolo pode ser amplamente encontrado nos mais variados locais, desde igrejas até casas. Você pode explorar esse modelo moderno ou modelos mais tradicionais, como os escapulários.

Qual o significado do pingente de cruz?

Dentro do cristianismo 2 tipos de cruzes são utilizadas. A primeira dela é o tradicional crucifixo, que traz a imagem do Salvador crucificado, seu significado é justamente de sacrifício e abnegação pelo próximo. Além dessa versão, também é possível encontrar a versão da cruz vazia. Esse símbolo representa a ressurreição e simboliza a esperança de um futuro melhor.

Colares religiosos femininos

Apesar da cruz ser atualmente associada aos colares religiosos femininos, na verdade ela está presente há muito mais tempo na humanidade, em outras culturas e religiões. Também podemos explorar referências importantes do cristianismo e das religioes, como:

  • Nossa senhora
  • São Bento
  • Frases bíblicas
  • Espírito Santo
  • e muitas outras figuras

Colares religiosos femininos

Colar de São Bento

O Colar de São Bento é amplamente encontrado na forma de medalha, é considerado uma espécie de amuleto da sorte. Dentro do cristianismo, a medalha é encarada como uma forma de proteção contra os males que há no mundo, mas também como uma maneira de se alcançar as graças espirituais.

No caso desse colar, é possível encontrar vários elementos, cada um com um simbolismo.Na frente da medalha é possível ver uma cruz e entre cada um de seus braços estão gravadas as letras “C S P B”. Essas letras simbolizam a frase Cruz Sancti Patris Benedicti. Essa frase vem do latim e significa  “Cruz do Santo Pai Bento”.

Colar de São Bento

Na haste vertical da cruz é possível ver as iniciais C S S M L. Essas letras representam uma frase em latim, nesse caso “Crux Sacra Sit Mihi Lux”. Em português, ela significa “A cruz sagrada seja minha luz” que faz referência justamente ao fato de São Bento estar diretamente ligado a proteção. Também fato dele ser uma espécie de guia perante os desafios do dia a dia.

Haste horizontal da medalha de São Bento 

Na haste horizontal, as letras N D S M D que representam a “Non Draco Sit Mihi Dux”, que em português significa “Não seja o dragão meu guia”. No cristianismo, o dragão é costumeiramente associado a “figura da besta”, simbolizando assim o mal e as interferências demoníacas.Logo, a frase seria justamente uma prece para que o Santo guiasse a pessoa pelo caminho da luz, e não as forças malignas. Geralmente, no alto da cruz é possível ver a apalavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento. Mas, também é comum que ao invés desse termo sejam colocadas as letras IHS Às que é o monograma de Cristo.

O que significa Vrsnsmv?

Na frente da medalha também é possível encontrar mais dois conjuntos de iniciais, que assim como nos outros casos representam frases poderosas de proteção dentro do cristianismo. O primeiro grupo de letras é o Vrsnsmv, que representa a frase “Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana” , que em português significa “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!”.

O que significa smqlivb?

O S M Q L I V B que diz respeito a frase em latim “Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas”, que em nossa língua significa “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”. Além de todo o simbolismo presente na parte frontal da medalha, a parte das costas também traz vários outros elementos considerados poderosos dentro do catolicismo.

Medalha de São Bento significado

O primeiro elemento é o próprio São Bento que segura na mão direita uma cruz e na esquerda um livro. E ao redor da representação do Santo, é possível as seguintes iniciais: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR.

Medalha de São Bento significado

Elas também representam frases em latim, que traduzidas significam “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte”. Além disso, a medalha também traz alguns elementos que remetem a história do santo em terra. De acordo com as escrituras, São Bento teria se salvado de duas tentativas de envenenamento. Esses dois episódios são representados na medalha por uma serpente que sai de um cálice, também por um corvo com um pedaço de pão no bico.

Colares religiosos do Sagrado Coração de Jesus

Mais um dos símbolos religiosos que passou a ter grande presença dentro do mundo da moda, e não apenas entre os religiosos, é o Sagrado Coração de Jesus.

De modo geral, esse acessório traz uma imagem de Jesus Cristo com o coração fora do peito, envolto em chamas e também espinhos. É considerado um dos símbolos mais poderosos dentro do catolicismo.

E cada um desses elementos tem um significado que faz os colares do Sagrado Coração de Jesus serem amplamente difundidos.

Colares religiosos do Sagrado Coracao de Jesus

O coração fora do peito, por exemplo, representa como o amor de Deus é grandioso, uma vez que ele entregou o próprio filho para salvar a todos. As chamas em torno dele representam que esse sentimento está vivo até hoje.

Ou seja, esse amor não é finito, ele vive e está presente diariamente na vida daqueles que tem fé.

Já os espinhos representam a indiferença. Ou seja, quando ficamos indiferentes a todo esse amor ofertado por Deus e Jesus, o coração acaba ferido.

O significado de cada um dos elementos do Sagrado Coração de Jesus revela como esse símbolo tem peso dentro da igreja.

Colar de nossa senhora aparecida

Mais um dos colares religiosos amplamente utilizados dentro do mundo da moda é o de Nossa Senhora. Esse é o símbolo escolhido pelo catolicismo para servir de homenagem para Maria, a mãe de Jesus.

Maria tem uma grande relevância dentro do catolicismo, por ter sido a escolhida para conceber o Salvador. E dentro da religião católica, Nossa Senhora representa as diferentes aparições de Maria ao longo da história.

Colar de nossa senhora aparecida

Por conta disso, inclusive, que é possível encontrar várias representações dela, tais como: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida (a mais famosa), Nossa Senhora do Carmo entre outras.

Basicamente, cada aparição ou manifestação da divindade recebeu um nome. Além disso, também existem títulos ligados aos dogmas marianos.

Por conta de essa diversidade de nomes, é muito comum encontrar colares de Nossa Senhora com diferentes características. Os mais simples são feitos apenas de prata ou ouro, não tendo muitos detalhes além do relevo.

Mas, também é possível encontrar opções com aplicações com pedras coloridas, que simbolizam as diferentes cores do manto de Nossa Senhora.

A cor do manto está diretamente ligada a qual aparição da Virgem Maria se trata. Por exemplo, as aplicações com pérolas ou pedras transparentes geralmente simboliza Nossa Senhora de Fátima, que possui o manto branco.

Colar do espírito santo

Outro dos colares religiosos amplamente difundidos ao redor do mundo é o do Espirito Santo, que é representado por uma pomba dentro do cristianismo.

Colar do espírito santo

Apesar dela não ser considerada um animal sagrado, a ave tem papel essencial em vários trechos da bíblia, sendo sempre associada a divindade do Espírito Santo. É como se ela fosse uma representação física da presença de Deus.

Por exemplo, de acordo com a Bíblia, o Espirito Santo apareceu no batismo de Jesus Cristo no formato de pomba, justamente para abençoar o acontecimento. E apesar de ser costumeiramente associada ao cristianismo, a pomba se tornou um símbolo universal da paz, pureza e bons sentimentos. Não é à toa que ela aparece em diversas campanhas ao redor do mundo.

Colar de versículos bíblicos

A frase livra-me do mal é amplamente utilizada dentro do cristianismo. Basicamente, ela é uma espécie de oração onde você pede a proteção de Deus sobre todos os males presentes.

Colar de versiculos biblicos

E por conta do simbolismo de proteção por trás da frase, muitas pessoas passaram a utilizar apenas ela em si no dia a dia. Seja no formato de medalha em correntes, em pingentes, ou até mesmo escapulários.

Colar de Terço Feminino

Um dos elementos mais utilizados dentro do catolicismo é o terço. E ele também é um dos símbolos religiosos que acabou conquistando o mundo da moda, principalmente depois de fazer sucesso em looks de famosas

Colar de Terco Feminino

O que representa o terço?

No caso da cruz na ponta, por exemplo, ela representa a oração do Creio? Geralmente nos terços é possível encontrar uma medalha que liga a primeira e a última dezena, e que representa um Salve Rainha.

Esse acessório se tornou muito popular principalmente depois que muitas famosas passaram a entrar na igreja usando um colar de terço, ou até mesmo segurando o acessório.

Escapulário

A peça era uma espécie de avental que ficava sobre os ombros e era sempre utilizado nas atividades diárias dos religiosos. Essa vestimenta também trazia dois cartões, sendo que em um deles era impressa a imagem de Nossa Senhora do Carmo e no outro a imagem do coração de Jesus ou brasão da Ordem do Carmo, que era o símbolo desses frades.

Escapulário

Além do simbolismo de proteção, esse item também traz a ideia de pertencimento. Afinal de contas, ele surgiu justamente como um acessório de um grupo específico. Atualmente, é possível encontrar diversas versões elegantes e refinadas do tradicional escapulário. Algumas são feitas em ouro, e até mesmo recebem aplicações em pedraria, sendo ricas em detalhes.

Perguntas sobre os colares da Piuka

Que tipo de colar para cada decote?

se for decote em V use colares longos, para decotes canoa aposte no colar comprido e decote ombro a ombro use chokers. Veja mais como usar colares com decotes.

Que tipo de colar está na moda?

colar de elos, colar de pérolas, colar vintage, colar olho grego e colar letra inicial.

Como chama os colares grande?

os colares grandes chamam statement necklaces.

 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.