Transição Capilar: Os acessórios de cabelo perfeitos para te acompanhar nesse processo 1

Nos últimos anos, vem ganhando força a luta contra os padrões estéticos impostos, além do incentivo a valorização da individualidade de toda mulher. Como consequência, a transição capilar virou tendência entre as mulheres que almejam se libertar destes padrões e reencontrar a sua verdadeira identidade.

Transição Capilar: Os acessórios de cabelo perfeitos para te acompanhar nesse processo 2

Transição Capilar

Por muito tempo, um cabelo considerado bonito deveria ser liso e o mais alinhado possível. Esse padrão presente na cultura da beleza, levou muitas mulheres que não tinham esse tipo de estrutura de fio, mas sim cabelos ondulados, cacheados ou crespos, a buscarem diversos métodos e técnicas que pudessem transformar a curvatura natural. A busca se dava com o objetivo de se sentirem aceitas no meio social em que viviam.

A transição capilar consiste em abandonar qualquer procedimento químico que possa alterar a estrutura natural do cabelo, até que novos fios cresçam naturais e saudáveis.

No entanto, a transição é um processo muito mais interno que externo, já que é necessário que as mulheres quebrem seus próprios paradigmas e mudem seus conceitos em busca de autoestima e autoaceitação.

Isso é muito importante, já que possivelmente existirão barreiras durante o caminho, como pessoas que não entendem o processo e que podem te ferir com opiniões e questionamentos, que caso você não possua preparo psicológico, será muito fácil se sentir desmotivada a continuar na transição.

Outro desafio é conseguir lidar com duas texturas no cabelo, afinal ele está crescendo, o que resulta numa raiz natural e ondulada, enquanto o comprimento ainda está liso e com química. Nesse ponto, os fios encontram-se frágeis e suscetíveis a quebra e ao ressecamento.

Apesar das dificuldades, é preciso foco para conseguir vivenciar essa experiência da melhor forma possível, sem desistir e se amando durante todo o processo. Os relatos de quem já passou pela transição capilar são positivos e mostram que no final, tudo realmente vale muito a pena.

Existem algumas formas criativas e penteados super estilosos para minimizar os obstáculos e curtir esse momento. Vem ver com a gente:

Big Chop:

Como vocês devem imaginar, é impossível que um cabelo quimicamente modificado, volte a sua estrutura natural. É necessário que ele cresça novamente para se conquistar uma curvatura natural do fio.

O Big Chop (ou grande corte, em português) nada mais é do que cortar toda a parte com química, de uma única vez. A alternativa leva esse nome porque normalmente é feita logo no início da transição, quando a parte natural do cabelo ainda não está tão grande.

Se você não deseja um cabelo extremamente curto, é importante esperar pelo menos 6 meses a partir da data da última química para fazer o corte. Esse tempo de espera é uma média entre as mulheres, por isso, é preciso ressaltar que o dado é relativo, considerando que cada cabelo pode crescer em um ritmo diferente.

Transição Capilar: Os acessórios de cabelo perfeitos para te acompanhar nesse processo 6

Tranças:

Outra forma incrível e super estilosa de passar por esse período é através do uso de tranças. Não há dúvidas de que elas são maravilhosas, então, a transição é um ótimo momento para explorar essa nova possibilidade e se enxergar diferente.

Existem inúmeros tipos de tranças, porém, as mais comuns são:

Nagô – Feitas desde a raiz do cabelo, presas no couro cabeludo.

Box braids – Tranças soltas feitas com fios sintéticos ou naturais para ajudar na ornamentação.

Twists – Ao invés de usar três mechas de cabelo como na trança convencional e nas box braids, essa técnica usa apenas duas, fazendo um torção com elas juntas.

Apesar de inúmeros mitos, as tranças são muito fáceis de cuidar. Elas precisam apenas serem higienizadas e mantidas com uma rotina de hidratação, cuidados esses necessários para o cabelo não somente com o uso de tranças.

Texturização capilar:

Muito popular, essa técnica é utilizada para mudar a estrutura da parte alisada do fio, sem precisar fazer uma transformação com química.

Existem muitos tipos de texturização, cada um possui um resultado diferente. É necessário entender qual efeito melhor se encaixa com seu estilo e qual vai ser mais fácil de adaptar para o seu dia a dia. Se preferir, teste todos e se divirta. Conheça alguns:

Dedoliss: Após lavar os cabelos, você provavelmente irá finalizá-lo com algum produto, como o creme de pentear. Aproveite e separe o cabelo em mechinhas bem pequenas e ao passar o creme, enrole-as utilizando um dedo. Após o cabelo secar, você terá o comprimento ondulado com um efeito muito natural.

Bigudinhos: Ao invés de usar os dedos você pode utilizar os bigudinhos (cilindros) para enrolar os fios. A vantagem é que você consegue encontrá-los no mercado em diversos tamanhos, possibilitando brincar com diferentes curvaturas no cabelo.

Coquinhos: Esse processo também é muito simples: Basta separar o cabelo em mechas e torcer cada uma. Em seguida, enrole-as e forme pequenos coquinhos na cabeça. Se precisar, fixe-os com grampos. Só solte quando tiver certeza de que o cabelo está bem seco.

Transição Capilar: Os acessórios de cabelo perfeitos para te acompanhar nesse processo 9

Coques:

Nada mais prático e rápido do que o bom e velho coque, não é verdade?! Independente se estamos na transição ou não, ele sempre é uma boa pedida, principalmente no bad hair day. Além disso, ele é super tendência e traz muito estilo para o visual.

Você pode escolher entre o coque alto e despojado, o mais arrumadinho, o coque abacaxi, o coque lateral e até mesmo, o coque duplo. Se preferir, seja versátil e use um para cada dia da semana.

Acessórios:

Os acessórios de cabelo mais incríveis vão te dar uma forcinha nesse processo!

Já faz um tempo que os acessórios de cabelo são os queridinhos de toda mulher. Durante a transição capilar não seria diferente. Faça deles os seus melhores amigos e ganhe aliados imprescindíveis naqueles dias em que parece que nada funciona. Além disso, você consegue se arrumar com muita agilidade quando decide usá-los.

Tiaras:

A tendência dos anos 90 segue a todo vapor. O acessório traz delicadeza e feminilidade ao look, dando muito destaque para o seu rosto. Na Piuka, temos opções desde os modelos mais básicos, até os mais elaborados, enfeitados com pedrarias por exemplo.

Scrunchies:

Os elásticos de cabelo que fizeram parte da nossa infância e adolescência ainda estão presentes no mundo da moda. Aproveite os modelos coloridos e garanta looks super descolados durante a transição.

Transição Capilar: Os acessórios de cabelo perfeitos para te acompanhar nesse processo 18

Presilhas:

2021 é o ano delas. Um dos maiores hits dos acessórios, as presilhas se tornaram a queridinha das fashionistas. Use, abuse e explores os diferentes modelos existentes. Tic tac, bico de pato, com pedrarias, pérolas, não importa, o importante é deixar o penteado com a sua personalidade.

Mas me conta, com todas essas dicas incríveis, você se sente preparada para passar por esse momento transformador? A transição pode marcar a sua vida de uma forma muito positiva, então aproveite, curta muito, afinal é o seu momento de reencontro.