Looks

Turmalina: Conheça sua beleza e significados

A turmalina é uma pedra semipreciosa muito popular, não só pela sua beleza, mas também, pelas propriedades terapêuticas atribuídas a ela.

Este mineral cristalino formado através da combinação de vários elementos como o potássio, alumínio, ferro, sódio, magnésio e lítio e possui uma gama de cores que nenhuma outra pedra preciosa oferece, inclusive, a variação das tonalidades depende da quantidade destes elementos químicos presentes em sua estrutura.

Considerada uma pedra xamânica, a Turmalina é capaz de lidar com adversidades energéticas.

Diante disto, esta pedra vem se destacando cada vez mais no ramo da joalheria, pois além de agregar mais exclusividade aos colares, brincos e pulseiras, ela também é muito utilizada para quem busca um estilo de vida mais equilibrado e energizado.

Conheça os significados das principais cores de Turmalina e saiba como utilizar essa pedra com estilo e é claro, a favor do seu bem estar!

Turmalina

Turmalina Negra

A turmalina negra é considerada uma fortaleza mística. Rica em sódio é muito utilizada em trabalhos esotéricos, como por exemplo, para desfazer magia negra e afastar a negatividade.

Sua energia garante a proteção contra sentimentos negativos, inclusive, pode ser usada para limpeza tanto de ambientes, onde irá dissipar a energia negativa do local, como também sobre pessoas na forma de acessórios ou amuletos.

A Turmalina Negra atua diretamente no primeiro chacra, por isso é indicada para proteção da saúde física, mental e emocional.

Turmalina Verde

Conhecida também como Turmalina Brasileira, visto que antes era exclusiva do país, possui a capacidade de magnetizar seu portador, por meio da sua energia curativa.

A atração de prosperidade e fortalecimento da mente também são benefícios atribuídos ao poder dessa pedra, de beleza sem igual.

Muitos terapeutas fazem uso dessa turmalina, a fim de potencializar seus trabalhos, colocando-as na área de tratamento para transferir suas propriedades curativas ao paciente.

Pode também ser disposta sobre plantas e animais para auxiliar na cura e equilíbrio energético.

Turmalina Verde Água (Paraíba)

Com uma tonalidade única, a turmalina Paraíba é considerada a mais rara e valiosa do mundo.

Sua cor é uma mistura de tons, que resulta em um azul esverdeado exclusivo.

Além da beleza exorbitante, esta pedra influencia na conexão com a sabedoria interior, podendo fortalecer a intuição, clarividência, e inclusive, auxiliar no equilíbrio do corpo e mente.

Seu poder de purificação energética mantem o ambiente e o portador da pedra mais leve e calmo.

Turmalina Vermelha ou Rosa

As turmalinas com tom avermelhado ou rosado, também são denominadas rubelitas.

Essa tonalidade mais vermelha ou rosa é intensificada de acordo com a fonte de luz.

Além de representar a feminilidade, essa pedra está relacionada à proteção e vitalidade do corpo.

A turmalina vermelha tem seu uso bem comum para a cura do chakra sexual e compreensão do amor. Já a mais rosada é considerada um amuleto afrodisíaco, que estimula a compaixão e sabedoria.

Turmalina Amarela

Popularmente denominada como Turmalina Canário, esta pedra de cor inusitada foi descoberta somente no ano de 2000.

Sua energia ajuda a estimular o plexo solar, conduzindo para um caminho espiritual mais favorável.

Assim como a verde, também é usada para fins curativos, principalmente de órgãos como estômago, fígado, vesícula biliar, baço e rins.

Turmalina Azul

A Turmalina azul é bem rara, o que torna sua procurada ainda mais cobiçada.

Além da cor exclusiva, esta pedra está conectada com o equilíbrio do conhecimento, sendo muito útil para quem busca aprimorar o desenvolvimento intelectual, inclusive, aumentar a concentração.

Sua energia age estimulando a mente, aliviando o estresse, ansiedade e outras tensões.

Assim como a turmalina verde e a Paraíba, é muito utilizada na composição de acessórios.

Turmalina Marrom

A Dravita, Turmalina Marrom é muito usada para limpeza energética e atua como calmante sobre o corpo.

Acredita-se que seu uso constante pode ajudar a superar vícios e trazer o crescimento espiritual.

No alinhamento do chakras, a Dravita age no reequilíbrio e saúde dos órgãos.

Turmalina Violeta

Muitos consideram a turmalina violeta uma variação da rubelita (vermelha e rosa), porém sua cor mais acentuada tem uma atribuição terapêutica própria.

Esta pedra é mais indicada para quem busca o equilíbrio espiritual. Além disso, tem poder calmante e estimula a intuição, visto que desbloqueia o chakra do terceiro olho.

Para quem busca se libertar de pensamentos obsessivos, saiba que esta pedra pode ajudar muito nesta purificação.

Turmalina Melancia

Reunindo as propriedades das pedras verde e rosa, a Turmalina Melancia traz diversos benefícios graças a essa combinação de energias.

O nome é baseado na sua própria estrutura, onde a cor verde fica na parte externa e a rosa em todo o centro.

A Turmalina Melancia tem capacidade de auxiliar quanto ao estresse emocional, acalmando e ainda estimulando a alegria e bom humor.

Muitos terapeutas indicam o uso da Turmalina Melancia durante crises de histeria, visto que ela conduz sua energia  para a rápida acalmia e harmonização. Crianças hiperativas também são beneficiadas com o poder dessa pedra bicolor.

Turmalina Incolor

Assim como a Turmalina Negra, a Incolor é muito utilizada para trabalhos místicos, já que ela sintetiza todas as outras cores, aliando todas as propriedades em uma só pedra.

Muita ligada à inspiração e criatividade, a Turmalina Incolor abre o chakra da coroa, que retém os significados mais profundos sobre a vida e espiritualidade.

Muitas pessoas gostam de usá-la em filtro dos sonhos sob a cama, já que ela pode influenciar sonhos premonitórios e visões.

Agora que você já conhece quais são as propriedades terapêuticas atribuídas a cada cor de Turmalina, confira também mais um pouco da história dessa pedra mística cheia de beleza.

Mais curiosidades sobre a Turmalina

O nome Turmalina refere-se a variedade da coloração, pois deriva do cingalês “tura mali”, que significa pedra com várias cores.

Utilizada por muitas culturas, a Turmalina sempre esteve relacionada com rituais e superstições, devido sua capacidade de atração.

Os antigos egípcios, por exemplo, acreditavam que o arco-íris nascia da Turmalina, quando ela ainda estava dentro da terra, principalmente, devido a sua variação de cor.

Já os gregos acreditavam que a pedra emitia uma sequência energética, ideal para limpeza espiritual, por isso, sempre a carregavam junto de si para reforçar a proteção.

Visto que a Turmalina é considerada uma pedra semipreciosa, seu valor não chega a ser tão exorbitante, inclusive, ele é definido de acordo com a cor da pedra.

Geralmente as cores verde, azul e vermelha são as mais comercializadas no ramo da joalheria.

Como utilizar a Turmalina para limpeza, energização e alinhamento do chakras

Para se beneficiar com as propriedades curativas e terapêuticas da Turmalina você pode optar pelo seu uso em acessórios, como também, dispor de pedras brutas estrategicamente no ambiente.

É importante lembrar, que pelo fato da Turmalina garantir um efeito de recuperação energética, ela pode absorver muita energia negativa, por isso é ideal realizar sua limpeza periodicamente.

Limpeza de Pedra Bruta

Para que sua pedra descarregue todas as impurezas e continue funcionando com potencial máximo de proteção e purificação, basta realizar uma lavagem com água e sal grosso. Logo após, coloque a pedra sobre a terra para que o descarregamento aconteça. É ideal que ela fique exposta ao sol para recarregar as energias.

Limpeza de acessórios com Turmalina

Caso seu acessório não tenha um banho com metal resistente, substitua a água e sal grosso pela fumaça de incenso.

Para isso utilize um incenso natural com propriedades de limpeza, como por exemplo, o de Mirra, alecrim ou arruda.

Com a pedra totalmente limpa e energizada você pode usar de várias maneiras, veja!

Turmalina como amuleto e acessórios de proteção

Para reforçar a proteção no dia a dia, nada melhor do que usar as propriedades purificadoras da Turmalina nos acessórios, sejam eles brincos, colares ou pulseiras.

A beleza da pedra, sem dúvidas, agrega mais estilo e personalidade no visual, além é claro, de poder contar com suas propriedades energéticas.

Outra dica é usá-la como amuleto, como por exemplo, no chaveiro de casa, do carro ou em um pendente no local que desejar.

Turmalina bruta na energização de ambientes

Para quem gosta de um ambiente místico em casa ou no trabalho, pode também usar a Turmalina na decoração.

Para isso, pedras brutas e com formatos maiores são ideias.

Você pode dispor a Turmalina sob vasos de plantas, que além de decorar também trará benefícios as suas plantinhas, em pendentes de macramê que é uma forte tendência de decor, como em estantes, sob a mesa e o local que acha necessário dar uma revigorada nas energias.

Turmalina para auxiliar na meditação

A meditação já é usada para diversos fins. Aliar seus benefícios com as propriedades terapêuticas da Turmalina pode reforçar ainda mais a sua busca, seja para relaxar, para curar, para concentração, como também, para a conexão espiritual.

Para usá-la na meditação basta escolher a cor, cuja significação esteja relacionada com sua necessidade e pressioná-la sob a mão durante o ato.

Turmalina para realinhar o chakras

Os chakras são centros de forças de energia localizados em nossa áurea, denominados como básico, sexual, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário.

São responsáveis por captar a energia vital e distribuí-la para todo o corpo. Essa energia que flui do chakras tem capacidade de afetar todos os aspectos da nossa vida, desde o estado psíquico, físico, emocional e energético.

Quando os chakras estão desalinhados essa energia deixa de ser recebida por alguma parte do corpo, o que pode ocasionar problemas na saúde.

Para garantir o alinhamento do chakras com a turmalina, basta colocar uma pedra em cada ponto energético do corpo. A turmalina irá liberar fluxos energéticos e dar vitalidade e equilíbrio para a área que está fragilizada.

Por isso é muito importante conhecer as propriedades de cada pedra, a fim de escolher a mais adequada para o tratamento dos chakras.

Além de todos esses benefícios de harmonização e cura, a turmalina pode compor visuais bem sofisticados através de variados acessórios, como estes da Piuka. Confira e fique protegida com muito estilo!

Inspirações de peças com Turmalina para você ficar bela e protegida

Aliar estilo à proteção é uma das propostas da Piuka, que traz acessórios exclusivos cheios de significado e muita beleza.

Independente de qual seja o estilo, saiba que na Piuka tem uma linda peça com zircônia da cor Turmalina para você!

Esta coleção é baseada nas cores verde e azul Paraíba, além é claro, de contar com outros materiais, banho em ouro 18k e ródio branco, que certamente trazem mais qualidade e sofisticação a cada peça.

Fe Tumas – Mix Turmalina

Mix de Argolinhas Turmalina E Fio Ponto De Luz

Flávia Vianna – Mix Deluxe

Mix De Colares e Chokers Deluxe

Ariane Cânovas – Mix Turmalina

Mix De Argolinhas Pri

Fe Tumas – Mix Deluxe Turmalina

Mix De Colares Turmalina

Colares Turmalina

Brincos e Piercings Turmalina

Brinco Piuka Ear Cuff Callie Gotas Zircônia Turmalina

Turmalina em Ródio Branco

Se curtiu as peças de Turmalina exclusivas da Piuka, então não deixe de escolher uma para chamar de sua. E se você busca mais acessórios repletos de estilo e proteção, conheça também as outras coleções, com peças místicas com olho grego, hamsá e outros símbolos protetivos. 😉

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Ana Maria Pereira da Silva diz:

    Amei todos os cristais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.