Dicas

O que são Zircônias?

Ainda que você não faça a menor ideia sobre o que são zircônias, com certeza já ficou parada por alguns minutos admirando alguma joia com essa pedra. Ah, e talvez nem tenha passado por sua cabeça que aquela pedra tão brilhante não era o cobiçado diamante. E sabe por quê? Porque a zircônia é o “diamante” perfeito para as semijoias!

Muito parecida com o diamante, à pedra zircônia oferece beleza, sofisticação e personalidade a todos os tipos de semijoias. Além disso, a zircônia possui uma alta versatilidade, pois está presente em vários acessórios, como anéis, pulseiras, colares e brincos.

Para entender melhor o que são zircônias e para aprender a conseguir diferencia-las do precioso diamante, continue lendo esse post!

O que são zircônias?

Zircônias são pedras sintéticas e conhecidas por se assemelhar bastante a uma pedra preciosa bastante conhecida, o diamante. Apesar da maior parte de zircônias serem produzidas em laboratório, é possível encontrar também essa pedra na forma natural.

Na natureza, as zircônias estão presentes na forma de um mineral raro, que é chamado de baddeleyita, e que cristaliza no sistema monoclínico. Na linguagem dos joalheiros, a zircônia pode ser conhecida também como dióxido de zircônio.

Por apresentar características parecidas com o diamante, a zircônia se tornou uma opção mais viável para ser usada em alguns acessórios, principalmente nas semijoias.

Algumas das características tornam a zircônia parecida com o diamante, como a coloração incolor e a resistência. Quando comparadas elas apresentam uma grande vantagem em relação à pedra preciosa: sua rápida produção. Por ser uma pedra sintética, a zircônia pode ser produzida em larga escala, o que colabora para o barateamento da zircônia presente nas semijoias.

Qual a diferença entre a zircônia e o diamante?

O que são Zircônias

Tão importante quanto saber o que são zircônias, é entender as diferenças entre a zircônia e o diamante.

Basicamente, a diferença entre a zircônia e o diamante é mais fácil de ser percebida pelos profissionais que trabalham com joias. Porém, para que você entenda a diferença entre essas duas pedras, vamos te apresentar alguns pontos que distinguem a zircônia do diamante, assim como de outras pedras preciosas.

Método de Produção

A zircônia é um material sintético, ou seja, produzida em laboratório pelo homem.  Já o diamante é uma pedra natural, cuja à única intervenção do homem ocorre apenas no processo de lapidação.

Cor

A zircônia possui uma vantagem em relação ao diamante, que é o fato dela apresentar várias opções de cores. Como a zircônia é produzida em laboratório, ela passa por muitos processos químicos. E graças a esses processos, sua cor pode variar entre o transparente até o preto.

Como o diamante não passa por processos químicos, ele apresenta apenas tons marrons ou tons de amarelo.   Achar um diamante incolor na natureza é mais difícil do que ganhar na loteria. Então, para que o diamante fique incolor ele precisa passar primeiro pelo processo de lapidação.

Além disso, você pode também encontrar in natura diamantes rosa, preto e azul.  Apesar de ser raríssimo, acredite é possível!

Brilho

A zircônia apresenta um brilho muito parecido com o brilho dos diamantes presentes nas grandes joalherias. Porém, apesar de ser muito conhecido por seu brilho, o diamante só apresenta seu brilho característico quando é submetido a um tipo de lapidação.

Sendo assim, o termo brilhante não pode ser considerado sinônimo de diamante, pois o brilho presente nos diamantes não é uma característica natural da pedra, ou seja, é um brilho “fake”.

Formato

Em relação ao formato, a zircônia por ser industrializada é praticamente isenta de imperfeições.  Já o diamante por ser natural, não possui um formato completamente uniforme, ou seja, possui “defeitos” de fabricação.

Dureza

Além de ser conhecido por ser “brilhante”, o diamante também é famoso por sua dureza. Na escala de dureza Mohs, o diamante apresenta nota 10. Por isso ele é conhecido como a pedra mais dura, ou seja, a mais durável e resistente.

Em contrapartida temos a zircônia, que apresenta uma dureza de 8,5. Então podemos considerar a zircônia uma pedra dura, mas não tão dura quanto o diamante.

Lapidação

É a lapidação a responsável por determinar a gema/pedra como pedra de joias ou de semijoias. Isso porque é a lapidação que determina a beleza, forma e o brilho da pedra. A zircônia e o diamante por serem pedras com um nível alto de dureza, são lapidadas de uma forma parecida.

Preço

Esta é a mais perceptível e gritante diferença entre esses dois tipos de pedra. Por ser raríssimo não é de se surpreender que o diamante custe milhares de dólares por quilate, ou seja, é caríssimo.

Já a zircônia se comparada com o diamante, custa apenas alguns dólares.  Isso se dá pelo fato dela ser sintética e por ser amplamente usada na produção de semijóias.

Semijóias com Zircônia

Como vimos, existem muitos pontos que diferenciam a zircônia do diamante. No entanto, quando se trata de semijóias, a zircônia é uma das pedras que oferece uma beleza incomparável, além de um brilho encantador.

O que são Zircônias

Sua versatilidade é outro diferencial, já que é possível usa-las nas mais diversas composições de looks sem quebrar a harmonia do visual.

E se deseja manter suas semijóias com zircônia por mais tempo, procure guarda-las em local adequado, como porta-joias, tomando o cuidado de separar cada uma delas com o uso de veludo ou um pano macio.

Além disso, nada de usar produtos caseiros para fazer a limpeza das suas semijóias com zircônia. O ideal é usar somente uma flanela ou pano macio e friccionar o acessório com cuidado.

Agora que você já sabe o que são zircônias, que tal conhecer um pouco a coleção especial da Piuka em acessórios com Zircônia?

A Piuka produz acessórios para valorizar e posicionar cada mulher. E a coleção especial dos acessórios em zircônia pode te provar isso, pois possui acessórios diferenciados, de qualidade e com preços super acessíveis.

E ai, ficou interessado em ter semijoias com essa pedra?  Conheça a Seleção especial da Piuka em acessórios de Zircônia!

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. Averanice Gomes diz:

    Nossa! Que lindas as peças amei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.