Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 1

Quem nunca ouviu falar de algo muito bacana que aconteceu nessa época?

Definitivamente, os anos 90 marcaram nossas vidas! O estilo grunge, peças oversized, looks despojados e estampados. Nas roupas ou nos acessórios, é fato que influenciaram em todos os segmentos. E como a moda é cíclica, muitas influências estão de volta, repaginadas e super em alta!

Enquanto a década de 80 é lembrada pelos cabelos repicados com spray, ombreiras e mangas bufantes, os anos 90 foram marcados pela liberdade, por novas formas de se expressar por meio da moda, música e gírias.

A moda foi marcada por diversos estilos com combinação de diferentes tecidos, sobreposições, cores, estampas vistosas e do oversized e pela transição ao minimalismo.

Os anos 90

No início dos anos 90, a moda foi marcada por roupas coloridas, da modelagem ampla e influenciada pelo estilo grunge, com peças de flanela em padrões xadrez em preto e vermelho. As séries de TV “Friends” e “Seinfeld”, o lançamento do filme “Pulp Fiction” e as bandas Oasis e Radiohead marcaram a cultura dessa fase.

Quem não se lembra dos looks de Rachel Green (personagem de Jennifer Aniston) na série Friends?

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 2

Fonte: Pinterest

As pessoas se mostraram avessas aos excessos da década anterior, perderam o medo e o preconceito e passaram a escolher suas peças de acordo com o que se identificavam, optando por roupas mais atemporais, capazes de permanecer apesar das tendências.

Marcas como Donna Karan, Giorgio Armani e Calvin Klein seguiram essa linha.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 3

Fonte: Carre Otis, 1991

Com o passar dos anos – quase na metade da década – o comportamento de compras mudou. Com o interesse por moda cada vez menor, os estilistas precisaram se ajudar ao modelo mais “relax” de se vestir. O então famoso conjunto de terninho e saia deu lugar agora à combinação com calça. Os estilos esportivos (camiseta, jeans, moletom e tênis) passaram a ser amplamente utilizados em diversas ocasiões. Marcas como a GAP ganhou popularidade com calças e suéteres mais baratos.

Confira algumas peças que fizeram sucesso nos anos 90 e estão em alta!

Blazer oversized

Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho nos anos 80, o blazer foi peça utilizada como forma de igualar homens e mulheres. A peça possuía corte quadrado e ombreiras pesadas. Hoje em dia são utilizadas como roupas mais descoladas, com shorts e camiseta como complemento.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 4

Fonte: Pinterest

Biker shorts e legging

Biker shorts (bermudas justas de comprimento um pouco acima dos joelhos), calças capri, leggings estampadas, polainas e sobreposição de peças fizeram parte do universo fitness nos anos 90.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 5

Fonte: Pinterest

Jaquetas

Nas versões jeans ou em couro, traziam um pouco do universo masculino e um ar de rebeldia a rostos angelicais. Era visto em combinações com shorts, camiseta.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 6

Fonte: Bugre

Jardineiras

As jardineiras (ou macacão) jeans,  foram muito utilizados na década de 90. Eram consideradas peças coringas por trazerem conforto e poderem ser utilizadas por homens ou mulheres.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 7

Fonte: Pinterest

Chinelo Slide

Introduzido pela Adidas, o chinelo slide traz conforto e deixa o modelo mais estiloso. Foi repaginado no ultimo verão e segue em alta nas próximas estações.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 8

Fonte: Pinterest

Dad snickers

A grife francesa Balenciaga apostou nessa tendência tirada dos anos 90. Remodelou os famosos tênis do papai e inseriu em suas passarelas. Modelos, blogueiras e celebridades já inseriram essa trend em looks básicos, com shorts, saias e também vestidos.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 9

Fonte: Pinterest

Calça Mom

A mom jeans (jeans da mamãe) possui modelagem cintura alta e corte reto, sem elastano, que fica soltinho no corpo. A modelagem pode parecer estranha ao vestir, por isso uma sugestão é dobrar a barra da calça.

Pochete

Depois que a moda passou, quem usava pochete foi tachada de cafona. Porém esse acessório vem sendo repaginado e aparecendo em looks mais street style. Grifes de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Valentino já fizeram suas releituras.

Acessórios dos anos 90 que estão em alta

Além das roupas e calçados os acessórios também voltaram repaginados e estão fazendo sucesso! Confira alguns dos principais:

Colar de malha

O chamado colar snake ou malha é o queridinho de muitas celebridades, como Tassia Naves e Nati Vozza.

Leva esse nome pois não possui separação entre os elos, como as correntes tradicionais, o que traz um ar moderno e sofisticado. Peça coringa é usada em looks com ou sem decote.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 10

 

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 11

Scrunchies

Conhecidos como xuxinha, os scrunchies são sempre revestidos em tecido. Existem opções em  veludo, animal print, padronagens coloridas, poá, etc.

Sua forma de usar também está de volta, seja para amarrar um coque alto mais descontraído, um rabo de cavalo alto ou baixo, lateral, prender ao meio ou como detalhe ao final de uma trança. Traz um tom elegante e moderno e pode ser usado tanto de dia quanto em produções para a noite.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 12

 

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 13

Tiara

As tiaras voltaram repaginadas e sofisticadas, com cores vibrantes, estampas, brilhos e aplicações em pedraria ou pérolas. É o acessório queridinho das mulheres que adoram deixar o cabelo solto.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 14

 

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 15

Argolas

As argolas nunca saíram de moda completamente. Após Karola, personagem da atriz Deborah Secco na novela Segundo Sol aparecer com maxi argolas e outras versões, essa trend voltou com força total. Esmaltadas, pequenas, médias e grandes, com pingente, com strass – uma infinidade de modelos para todos os estilos.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 16

 

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 17

Chokers (Riviera e búzios)

A choker é a cara dos anos 90. Inicialmente em material plástico com desenhos tribais, era usado em todas as ocasiões. De volta à moda, ela foi repaginada, com opções em materiais mais sofisticados como a versão Riviera, ou em opções mais cool, como a versão com búzios banhados ou esmaltados, ou em sua versão natural.

Fato é que independente da versão deixa o look mais sexy e moderno.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 18

 

Brincos Glam

Os chamados Maxi brincos podem dar destaque uma produção básica ou trazer um toque de cor ao visual. É possível ainda combinar com vários estilos, do casual ao sofisticado.

Existe uma enorme variedade de brincos glam na Piuka, desde modelos com pedras coloridas, até os monocromáticos ou em pedra.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 19

Body Chain

Body chain é uma corrente para enfeitar o corpo.  Já foram utilizadas por diversas celebridades e blogueiras, e possuem opções cruzando as costas, na cintura ou braços, em looks de festa ou praia, para destacar as curvas do corpo feminino.

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 20

Correntes Chunky

As chamadas chunky chain ou “correntes robustas” estão em alta na moda. Porém elas não têm sido usadas como peça única. São normalmente combinadas em um mix com correntes mais finas, que trazem um visual elegante à produção. Aposte!

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 21

 

Anos 90: Acessórios que voltaram com tudo! 22

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para usar e abusar dessas tendências que fizeram tanto sucesso nos anos 90!

E continue acompanhando o blog Piuka, com posts semanais sobre tudo que está em alta, dicas e curiosidades sobre o mundo fashion.