Dicas

Colar Relicário: O que é, como usar e fazer!

Um antigo clássico dos acessórios, repleto de história e simbolismo, hoje vem fazendo parte de produções modernas e cheias de estilo, já sabe de qual trendy estamos falando?! Sim, do colar relicário!

O colar relicário traz como grande diferencial seu valor sentimental, visto que a peça, eterniza momentos e pessoas através de uma pequena foto no seu interior.

Diferente dos outros colares, cuja beleza exterior é mais importante, no colar relicário o conteúdo interior é mais relevante. Desta forma, unem-se o design romântico a um sentimento intenso do que está dentro da peça.

Geralmente, esta joia é usada para representar as relações amorosas, familiares e amigáveis.

O segredo por trás do relicário também torna esta joia ainda mais apreciada, já que sempre há uma história, sentimento ou lembrança única e especial, a qual, só o dono do colar conhece.

Se interessou nesta peça tão representativa e emocional? Então saiba mais sobre a história do relicário e ainda formas bem estilosas de como usá-lo, através destas dicas exclusivas da Piuka!

Mais sobre o colar relicário

O nome relicário possui um significado muito especial, afinal, vem de relíquias, que representa objetos antigos e preciosos.

Na antiguidade as relíquias estavam relacionadas aos pertences de santos. Objetos e até restos mortais de homens e mulheres ligados a milagres e acontecimentos extraordinários eram guardados pela igreja e denominados como relíquias.

Diante disto, o nome “colar relicário” adveio deste significado de proteger algo muito precioso em seu interior.

No século XIX, esta joia se tornou muito popular, principalmente na moda britânica, inclusive, na Era Vitoriana, o costume era presentear relicários com imagens de ente queridos falecidos.

Hoje, o colar relicário se tornou um acessório tendência, que pode compor diversas produções fashionistas, entre mix de colares, combinações com outros brincos e pulseiras, que certamente vão deixar seu look, ainda mais cheio de estilo.

Veja agora as principais sugestões de como usá-lo, inclusive, os modelos favoritos das it girls que adoram estar na moda e usar os acessórios hit da Piuka.

5 maneiras de como usar o colar relicário!

O colar relicário é considerado mais que um acessório, afinal, ele traz todo um envolvimento simbólico e emocional.

Carregando uma representação única de algo especial bem próximo ao peito, ele é um tipo de peça, que sem dúvidas, resiste ao tempo e principalmente às tendências que vem e vão, visto que é atemporal.

É um tipo de clássico que nunca sai da moda e pode compor, inclusive, produções com estilos bem diferentes.

1. Colar relicário como o protagonista

Nesta proposta, o colar relicário vem como protagonista do look.

Garantindo todo o destaque para peça, use com roupas básicas e lisas, desta forma, ele consegue ser o ponto de referência do seu visual.

Para acompanhá-lo, nada de acessórios chamativos, desta forma você pode acabar evidenciando outros pontos que não seja seu relicário, portanto, prefira brincos básicos e menores.

Para que o relicário seja o protagonista, também vale apostar na peça sozinha, sem acompanhamento de nenhum outro acessório, principalmente, outros colares.

Esta proposta é ideal para o uso no dia a dia, já que traz toda a discrição, sem deixar de brilhar!

2. Mix de colares com relicário

O mix de colares é aquele tipo de trendy que veio para ficar e o relicário cumpre bem esta expectativa de harmonização, já que seu comprimento, geralmente, é mais extenso que os outros.

Além disso, visto seu design mais clássico, se encaixa perfeitamente nos mais variados estilos, garantindo desde mix mais sofisticados aos fashionistas.

Para quem usa o colar relicário no dia a dia, acrescentar outras peças ao seu uso pode ser um jeito certo de inovar o visual.

Para fazer o mix certo com relicário, basta apostar em colares da mesma tonalidade, porém, em cumprimentos menores. Também dá para aproveitar da temática romântica e adicionar elementos que trazem mais esta representação, como outros colares de coração e outros símbolos bem femininos.

3. Combinações statement com relicário

Também dá para fazer aquelas combinações exclusivas, que garantem todo o destaque aos acessórios, sem que você precise investir muito no look.

Visto que o relicário tem um design mais clássico e simples, fica fácil utilizá-lo com outros acessórios um pouquinho mais chamativos, como por exemplo, uma argola maxi ou com chokers de elos grossos.

E que tal dar aquele contraste do tradicional com o moderno?! Utilizando-o com um mix de piercings de pressão bem descolados.

4. Conjuntinhos românticos com relicário

E já que estamos falando de um acessório tão clássico, nada melhor do que apresentar propostas de conjuntinhos, que sem dúvidas, é uma maneira bem tradicional e elegante de apostar no relicário.

Já que os formatos do colar relicário, geralmente são de coração, oval ou redondo, vale a pena investir em brincos que seguem este mesmo design. Além disso, a tonalidade e o tipo de corrente são outros elementos que devem ser priorizados e podem ser usados na hora de escolher os outros acessórios que formarão o conjunto com ele.

5. Cada relicário, um segredo!

Esta proposta de uso, não está bem relacionada a combinações externas do relicário, mas sim, com o que você pode usar dentro dele.

Sem dúvidas, ao ver um relicário você logo imagina que no seu interior haverá uma foto, ou melhor duas, já que muitos modelos permitem colocar uma imagem de cada lado. Mas saiba também, que muitas pessoas utilizam essa peça de uma maneira bem diferente.

Entre os principais elementos protegidos em um relicário, podemos destacar:

  • Fotos
  • Mensagens
  • Pétala de flor
  • Ervas aromáticas
  • Mecha de cabelo
  • Dente
  • E até as cinzas de um ente querido

Sim, alguns elementos parecem bem excêntricos, mas saiba que eles são bem comuns no uso de relicários.

Seja qual for a finalidade protetiva da peça, é fato destacar que em cada relicário, há um segredo. Já descobriu qual será o seu?

Um relicário para cada estilo!

A versatilidade do colar relicário permite que ele seja aproveitado em estilos bem diferentes, isto porque seu formato mais simples não contrasta com outros elementos, muito pelo contrário, ele pode garantir combinações bem estratégicas como veremos a seguir.

Colar Relicário na sua essência clássica

Sem dúvidas, no estilo clássico, o colar relicário cai como uma luva, já que é uma joia com design bem convencional e básico.

A corrente mais longa com medalhão pode ser o detalhe que faltava em looks mais formais, trazendo uma pitada de romantismo e feminilidade.

Neste estilo, vale a pena apostar no uso do relicário de forma exclusiva, sem muitos elementos agregados.

Tanto o dourado, quanto o prata combinam muito nesta pegada mais sofisticada, inclusive, vale lembrar, que o relicário pode ser usado desde ocasiões mais elegantes, como também no dia a dia, já que é uma peça discreta, mas com charme exclusivo.

Um detalhe a mais nos looks básicos

O colar relicário pode ser o elemento que faltava para transformar um visual básico em uma composição cheia de estilo.

Com t-shirts e jeans, ele dá aquela quebrada no look despojado, garantindo um toque a mais de feminilidade e elegância.

Como destacamos mais acima, o relicário pode ser aqueles tipos de colares do dia a dia, que você não tira do pescoço, afinal, seu design mais clean permite isso.

Os formatos do pingente relicário também variam, podendo ser o tradicional coração, como também em esferas ovais e redondas.

As fashionistas aproveitando da trendy do relicário

Já que o colar relicário tem um design que harmoniza geral, vale a pena investir neste acessório, até quem possui um estilo mais despojado e moderno.

Uma dica é usá-lo em mix de colares, desta forma você garante uma produção mais contemporânea, contrastando estilos e elementos.

O prata aqui pode ser uma boa pedida, já que é considerada uma tonalidade fria e fica ideal em looks mais dramáticos.

O coringa das românticas

E já que o colar relicário traz toda essa representação de afetividade e bons sentimentos, sem dúvidas, esta peça não pode faltar no porta joias e principalmente, no pescoço das mulheres mais românticas.

Unindo a delicadeza da peça a sua simbologia, o colar relicário é perfeito para quem valoriza a essência das coisas.

No formato de coração então, não poderia representar melhor este estilo.

Mitos e verdades sobre o relicário

Por ser uma joia antiga, o relicário traz muitas histórias e curiosidades, inclusive, dúvidas sobre seu significado, uso e utilidade.

Para contar um pouco mais dessa peça repleta de segredos, vamos começar respondendo uma dúvida muito comum, principalmente quando o relicário será dado como um presente:

Homem pode usar colar relicário?

Sim, verdade! Assim como vários outros tipos de colares, pois além da moda ser democrática e livre, vale lembrar, que este tipo de acessório traz um significado que vai além do estilo.

Visto que o relicário tem todo um valor emocional e representativo, ele é um colar muito usado por homens, inclusive, pela discrição do seu design.

Diante disto, acaba sendo um presente muito comum entre noivos, filhos entre outros tipos de relação especial.

Geralmente, os homens preferem o pingente em formatos mais simples, como os de esfera. As tonalidades também tendem a ser mais frias como a prata.

Dá azar mostrar o que há dentro do relicário?

Mito! Apesar de todo o mistério que envolve o que há dentro do relicário, saiba que não traz má sorte mostrar seu conteúdo; contanto que seja sua vontade, é claro!

Agora, se é você o “curioso” #ficaadica: Caso não tenha muita intimidade com a pessoa, melhor manter o segredinho dela dentro do relicário, já que se fosse sua preferência deixar exposto, talvez ela preferisse outro tipo de pingente com uma fotogravação, talvez.

O interior do relicário é exclusivo para fotos?

Mito! Mesmo que o ideal seja colocar fotos, saiba que dá para usar a criatividade e guardar ali pertinho do coração muitos outros elementos especiais para você.

Entre as dicas, que tal imprimir um mantra de proteção? Ou que sabe, aquele trecho de música ou frase de um livro que tanto gosta?!

Outro jeito bem inovador de usar o relicário é colocando no seu interior ervas aromáticas e protetivas, como por exemplo, um raminho de alecrim, uma folha de arruda ou uma pétala de rosa branca. Desta forma, além de trazer um aroma agradável para perto de você, também estará equilibrando suas energias protetivas com o poder da natureza.

Cinzas de ente queridos e até gotas de sangue eram guardadas no relicário?

Verdade! Antigamente era comum as pessoas levarem dentro dos seus relicários não só imagens, como “partes” da história de um ente querido.

O mais comum eram guardar as cinzas, mechas de cabelo, um dente e até gotas de sangue.

Apesar de parecer bem sombrio, este costume simbolizava o afeto e a saudade, reforçando que mesmo longe, a pessoa se fazia presente na vida de quem usava o relicário.

O relicário não pode ser comprado, somente presenteado?

Mito! Hoje, o relicário é uma acessório de moda, que apensar de toda essa simbologia, pode garantir produções cheias de estilo e originalidade, por isso, ele pode sim ser comprado por quem desejar.

Mas quando dado de presente, o valor sentimental pode ser ainda maior, por isso, caso esteja pensando em agradar uma pessoa querida com um relicário, saiba que está fazendo a melhor escolha. Já que é uma peça que irá trazer toda uma significação afetuosa, além de deixá-la mais bela.

Dica extra: Como fazer um colar relicário!

Para fazer seu relicário, é necessário contar com um pingente com fecho, como este do colar Amore da Piuka.

A medida deste pingente é de 3,0 cm x 2,8 cm, por isso, na hora de imprimir uma foto, redimensione ela a este tamanho aproximadamente, lembrando de deixar espaço ao redor para recortar.

Recorte em formato circular, mesmo que o formato seja um coração e posicione de forma centralizada no interior do relicário. Prontinho! Agora você já tem algo bem especial para levar junto ao peito!

Se você preferir, pode assistir o nosso vídeo no youtube com o passo a passo:

E ai? Curtiu conhecer um pouco mais sobre esta peça atemporal e cheia de histórias?

Saiba que na Piuka você encontra o colar relicário e várias outras peças exclusivas, que irão deixar seu visual, ainda mais especial.

O colar Amore Relicário da Piuka vem nas tonalidades dourada, com banho de ouro 18K e folheado em ródio branco. Com corrente cartier e pingente em formato de coração, o relicário da Piuka possui fecho lagosta, permitindo que suas fotos fiquem protegidas o tempo todo, um verdadeiro tesouro!

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Maravilhoso!

  2. Guilherme Samuel diz:

    Post muito bom !!
    Você tem alguma recomendação de onde comprar um colar relicário ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.