Final de ano e o calor são sinônimos de uma bebida gelada, seja uma cervejinha, vinho, ou uma batidinha.
O problema é que esse clima de comemoração faz com que alguns exageros aconteçam e você sofra as consequências no dia seguinte. Por isso, criamos esse post para te ajudar a como curar ressaca de forma mais rápida. Leia até o final e aproveite as dicas.
Como curar ressaca
Com a chegada das festas de final de ano, depois desse período difícil que passamos por conta da pandemia, queremos mesmo é festejar.
Porém o excesso de bebida pode causar sintomas desagradáveis como dores de cabeça, de estômago e no corpo, náuseas, vômitos, boca seca, irritação, sensibilidade à luz e mal-estar geral. Normalmente esses sintomas costumam passar sozinhos depois de algumas horas- dependendo da quantidade de bebida alcoólica ingerida. Porém não há truque ou medicamento que resolva de imediato essa situação. O mal-estar só irá passar quando seu corpo conseguir eliminar todo o álcool consumido.
1. Tome muita água
O álcool possui efeito diurético, ou seja, ele aumenta a eliminação de líquidos por meio da urina, e em consequência disso, o organismo sofre a desidratação – responsável por grande parte dos sintomas citados acima.
Para ajudar na recuperação, tome muito água! Se possível complemente sua hidratação com água de coco, isotônicos e chás naturais que ajudam a repor também os sais minerais perdidos na urina.
2. Não exagere no café
O café pode até te dar mais energia e ajudar a aliviar as dores de cabeça neste momento, porém, se consumido de forma exagerada, ele pode agravar a desidratação. Isso porque ele favorece a eliminação de água por meio da urina. Então, caso você não consiga ficar sem um cafezinho consuma somente uma pequena xícara.
3. Aposte nos sucos naturais e no consumo de frutas
Os sucos naturais feitos na hora têm grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes, que favorecem a desintoxicação. Além disso, o açúcar natural contido nas frutas ajuda a repor os níveis de glicose no sangue e na cura da ressaca.
Ao escolher as frutas, prefira as que contem bastante água como melão, melancia, pera. Evite frutas cítricas para não irritar ainda mais seu estômago.
4. Inclua mel no seu café da manhã do dia seguinte
Para ajudar a repor as energias para seu corpo se recuperar mais rapidamente, aposte em comidas de fácil digestão acompanhadas de uma colher de mel. Ele é rico em frutose, açúcar encontrado também nas frutas, que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam na sua recuperação.
5. Faça refeições leves
Com o fígado e o estômago sobrecarregados pelo excesso, é indicado consumir alimentos leves para ajudar esses órgãos a se recuperarem. Aposte em alimentos com pouca gordura ou uma sopinha de legumes.
Porque acontece a ressaca
A ressaca ocorre pelo aumento da concentração de álcool no sangue. O fígado é responsável por produzir enzimas que absorvam o etanol. Porém, ele não produz a enzima que neutralize diretamente o álcool. Então ele precisa trabalhar mais para transforma-lo em acetaldeído. O aumento desse metabólito na circulação faz com que seja liberado o hormônio diurético, que tem como consequência a menor absorção da água pelos rins, resultando em maior vontade de urinar.
Além disso, devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool há a alteração do sistema nervoso, resultando nos sintomas de dor de cabeça, enjoo, sede excessiva e mal estar.
Como evitar a ressaca
Para evitar a ressaca, é recomendado:
- ingerir 1 copo de água para cada copo de bebida, para manter a hidratação;
- não beber de estômago vazio;
- evitar misturar bebidas – beber sempre a mesma bebida;
- tomar carvão ativado antes de consumir a bebida alcoólica.
Ao adotar essas dicas, é possível evitar que você fique bêbado rapidamente, além de ajudar a beber menos e manter a hidratação. Porém essas dicas não devem ser usadas para conseguir ingerir mais bebida, já que o consumo excessivo do álcool pode trazer graves problemas à saúde como o coma alcoólico e a cirrose hepática.
Gostou de saber mais sobre como curar a ressaca? Então continue acompanhando nosso blog. Sempre temos conteúdos sobre as novidades , dicas e tendências do mundo da moda para você.
1 comments
Obrigada me ajudou muito!