História Sephora
Sephora é uma rede mundial de lojas de cosméticos fundada em 1969 por Dominique Mandonnaud em Paris, é a maior loja de perfumes e cosméticos do mundo, são mais de 15 mil produtos de beleza disponíveis para venda. A empresa possui mais de 1750 lojas em mais de 30 países! No Brasil, começou a vender seus produtos em 2010 e em julho de 2012, a marca inaugurou a sua primeira loja no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Atualmente possui mais de 30 lojas em solo brasileiro.
A origem do nome da rede, diz tudo sobre seu objetivo. Sephora é a união de duas palavras: “Sephosis”, termo grego para definir vaidade e “Zipporah”, a esposa de Moisés, personagem bíblico contado no livro de Êxodo e conhecida pela beleza descomunal.
Essa multinacional francesa de mais de 50 anos não é só especialista em produtos de beleza e perfumaria, ela também tem revolucionado bailes e festas a fantasia. Há 4 anos a empresa criou um baile chamado de “Sephora Dark Side of Beauty” ou, em português, “O Outro Lado da Beleza”. Em julho de 2019 foi inaugurada então, o 1º Baile de Halloween da Sephora!
História Halloween
A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows ‘Eve ou All Hallows’ Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, por isso a comemoração anual no dia 31 de outubro. Historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival chamado Samhain praticado pelos celtas, povo que habitava nas Ilhas Britânicas, principalmente na Irlanda há mais de 2.000 anos. O Samhain era realizado todos os anos entre 31 de outubro e 1º de novembro e era um dos períodos mais importantes do calendário celta.
O festival celebrava a passagem do verão para o inverno (que na região das Ilhas Britânicas era rígido), o período de colheita além de uma temporada de culto popular aos mortos. Para os mortos encontrarem seu caminho final, os celtas, então, enchiam suas vilas com fogueiras e lanternas como forma de iluminar o percurso.
As luzes também visavam manter afastados os maus espíritos que pudessem querer fazer algum mal a quem estivesse vivo. Uma grande festa era realizada como forma de homenagear seus mortos e de celebrar as colheitas que os sustentariam durante o inverno.
A festa chegou a América do Norte em meados do século XIX, quando houve uma grande migração de irlandeses. Essa cultura é muito forte em países de língua anglo-saxônica, principalmente nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado em grande parte do mundo.
No Brasil, o Halloween é conhecido também como Dia das Bruxas, chegou na metade século XX principalmente em cursos de inglês e popularizou-se nas últimas décadas, principalmente devido ao acesso à internet. Vemos também decorações em bares, lanchonetes e restaurante com temática de monstros, vampiros, bruxas, abóboras, personagens de filmes de terror e animais peçonhentos. Aqui são realizadas, principalmente, festas a fantasias, tanto para adultos quanto para crianças.
Sobre o evento
Depois de um período de dois anos seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, a empresa francesa conseguiu unir mais uma vez e com brilhantismo a maquiagem a esse movimento cultural que cresce ao nosso redor tão intensamente. Dessa vez no Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 13 de outubro, quinta-feira.
Depois de um período de dois anos seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, a empresa francesa conseguiu unir mais uma vez e com brilhantismo a maquiagem a esse movimento cultural que cresce ao nosso redor tão intensamente. Dessa vez no Conjunto Nacional, em São Paulo, no dia 13 de outubro, quinta-feira.

Além da cantora Sandy com sua bela fantasia, quem chamou atenção foi a apresentadora e atriz Sabrina Sato, que é embaixadora e apoia o evento desde sua primeira edição. A embaixadora estava vestida de aranha e passou por uma superprodução de mais de sete horas!

E nesse ritmo não faltaram inspirações para acompanhar o Red Carpet, entre os vários artistas que presenciaram ao evento, quem se destacou em megaproduções foram:
Jéssica Cardoso e Dreicon vestidos de Mortícia e Gomez Addams;
Renata Santti como Willy Wonka;
Mari Gonzalez de Cuca do “Sítio do Pica-pau Amarelo;
Nah Cardoso, Lore Improta e Thaynara OG foram de as “Irmãs Sanderson” do filme “Abracadabra”;
Rafa Kalimann como Marilyn Monroe;
Rica de Marré de Cruella com seu marido de dálmata;
Laura Brito fantasiada de “Edward Mãos de Tesoura”;
Lara Werneck de mutante;
Flávia Viana da bailarina de “Cisne negro” e
Talita Kemy e Gustavo vestidos dos personagens Lydia Deetz e Beetlejuice do filme “Os Fantasmas se Divertem”.
Na festa de Halloween da Sephora, “O outro lado da beleza”, também possuía o dress code Black Tie. Alguns dos artistas que preferiram um visual mais discreto foram: Otaviano Costa vestido Edward Lewis de Uma Linda Mulher estrelado por Richard Gere, Xororó, Lucas Lima, Cláudia Leite e Aline Wirley.
O Dia das Bruxas da Sephora disponibilizou durante o mês de outubro makes perfeitas para o público nas lojas físicas da rede. Os clientes podem escolher uma maquiagem completa que será feita pelos beauty artists.
Pelo valor de R$179,00 é possível comprar e agendar o momento de produção pelo site ou diretamente nas lojas. Esse trabalho dura em torno de 40 minutos.
O valor pago pode ser revertido em maquiagens das marcas parceiras que estão auxiliando na organização, como: Bruna Tavares, Jean Paul Gaultier, Océane, KVD Beauty, MAC e YSL Beauty.
A empresa incentiva as pessoas a mostrarem sua diversidade personalidade democrática, ressaltando a importância da própria valorização e beleza múltipla.
Gostou desse post? Confira muito mais temas sobre moda, beleza e lifestyle no nosso blog Piuka.