Dicas

Home Office: 5 dicas de como aumentar sua produtividade

A modalidade de trabalho Home Office nunca foi tão evidenciada como vem sendo nos dias atuais. As medidas restritivas de isolamento social da Pandemia contribuíram para que esta vertente crescesse no país, inclusive várias empresas pensam em seguir com este formato, mesmo após o estabelecimento da segurança sanitária.

Os motivos para isso são inúmeros, pois além de mais economia para o empregador, que não precisa de um local sede para as atividades, reduzindo custos de locação, água, energia e até materiais; o próprio funcionário também pode ser beneficiado, visto que não precisará se locomover até o trabalho, gastando horas e dinheiro com transportes.

Apesar disso, muitas pessoas que aderiram ao home office podem sofrer com a queda de produtividade. Isso porque em casa, as distrações acabam sendo maiores. Além do mais, alguns até começam a dividir as rotinas da casa junto às atividades profissionais, um grande erro que sobrecarrega o dia e prejudica a saúde física e mental do trabalhador.

Pensando nisto, a Piuka preparou 5 excelentes dicas de como aumentar sua produtividade durante o Home Office. Confira agora!

1. Priorize um espaço adequado para o Home Office!

Sem dúvidas, esta é a primeira providência a ser tomada para quem atua em Home Office. Um espaço adequado para exercer as atividades profissionais, ajuda a melhorar o foco e logo, a produtividade, mesmo estando em casa.

Para isso, escolha um cômodo onde não haja distrações, como a TV e circulação de pessoas. O quarto pode ser um bom local, mas caso tenha mais gente em casa é importante estabelecer limites, a fim de que não seja interrompido durante o serviço.

Coloque os materiais de serviço em um espaço bem iluminado e arejado, isso pode ajudar até economizar gastos com energia, sem precisar acender as luzes ou a ventilação.

Privacidade e tranquilidade devem ser as principais características deste local, que pode ser decorado, a fim de deixar o ambiente mais motivacional e agradável.

2. Decore seu novo cantinho de trabalho!

Para deixar esse novo cantinho com cara de trabalho, nada melhor do que apostar em uma boa decoração.

Para isso, você não precisa gastar muito, basta abusar da criatividade e aproveitar itens funcionais, como por exemplo:

  • Porta-trecos: Os porta-trecos ajudam a manter o ambiente mais organizado, sem ter canetas, clips, entre outros materiais espalhados pela mesa. Há objetos para todos os estilos, inclusive, há inúmero tutoriais de como fazer o porta-treco artesanalmente.
  • Pesos de papel: Os pesos de papel além de evitarem que seus bloquinhos ou anotações saiam voando por ai, também decoram a mesa com muito charme. Entre os vários formatos, um que está em alta é o uso de pedras naturais, já que elas podem estabilizar a energia do ambiente, inclusive, estimular a criatividade e produtividade, como a de Lápis Lazúli.
  • Retratos: Nada mais inspirador durante a rotina intensa de trabalho, do que olhar para retratos de pessoas queridas, animais de estimação e até paisagens inspiradoras não é mesmo?! Por isso, colocar alguns retratos na mesa pode ser tão estimulante, quanto decorativo.
  • Mural: outro objeto extremamente funcional, que pode trazer um toque de personalidade na decoração é um pequeno mural para recados. Nele você pode anotar suas próximas tarefas, inclusive, usá-lo também como porta-retratos.
  • Plantas: As plantas elevam a energia de qualquer lugar, no home office então, dão aquele toque que faltava para tornar o ambiente mais confortável.

Além de tornar o ambiente mais funcional, estes objetos deixam o cantinho do home office mais estimulante.

Haaa e não se esqueça de investir na ergonomia da mobília do pequeno escritório, já que isso também faz parte da decoração e o melhor, pode evitar inúmeros problemas na saúde!

3. Cadeira e mesa ergonômicas para o bem da sua saúde!

Na hora de garantir a mesa e cadeira para seu home office, não priorize apenas a beleza pensando na decoração, afinal, a ergonomia dessas mobílias é muito mais importante. Além do mais, você já estará contando com as dicas mencionadas acima para deixar o ambiente mais agradável.

As cadeiras ergonômicas são aquelas ajustáveis, que têm a altura regulável, encosto e assento macio. Algumas ainda possuem rodas e braços, a fim de facilitar a locomoção e apoio.

Garantindo uma regulagem certa na altura em relação ao chão e mesa, os riscos de desconfortos e lesões na parte posterior da coxa e lombar serão reduzidos.

Também é importante garantir uma mesa com espaço suficiente para apoiar seus objetos de trabalho e em altura compatível com a cadeira.

4. Se produza!

Não é porque está em casa que tem que trabalhar de pijama ou de qualquer jeito certo?! Afinal, este momento deve ser priorizado e tratado com mais seriedade.

Quando a gente se arruma e coloca roupas e acessórios caprichados, a sensação de bem estar e segurança é muito mais forte. Ao contrário de quando estamos com roupas que pedem cama, que acabam tirando o clima de trabalho e desestimulando a produtividade.

Fonte: Pinterest
A musa da Camila Coelho mostrando que valorizar o ambiente de trabalho, mesmo que seja em casa, faz toda a diferença!

Isso não significa que deva trabalhar em home office de salto ou super maquiada, mas que tal investir em produções comfy cheias de estilo e abusar do poder de transformação dos acessórios?!

Veja estas inspirações de looks básicos, porém, que podem ser usados para criar um clima mais profissional, inclusive, quando pintar aquela reunião virtual de última hora.

Fonte: Pinterest
Joga um blazer e vai! Aqui a estratégia foi colocar uma sobreposição mais arrumadinha, mesmo estando de pantufas. Ficou puro estilo!

Veja também, o poder das sobreposições neste Guia de Tendências Outono/Inverno 2021!

Fonte: Pinterest
Nesta proposta, os acessórios fizeram toda diferença. Olha só como essa tiara deu um up na produção superconfy

Se inspire:

Fonte: Piuka.com
Fonte: Piuka.com
Tiara Piuka Ani Estrelas Tecido Verde

Um brinco básico ou quem sabe um ear cuff cheio de estilo pode ser o detalhe que faltava. Olha só!

Aqui só um ear cuff já deu outra cara a produção home office
Fonte: Piuka.com
Com este kit de brincos de Zircônias Coloridas, você tem uma opção para cada dia da semana. Minimalistas, combinam com qualquer look, inclusive, com opções mais básicas!
Fonte: Piuka.com
A diva da Flávia Pavanelli mostrando que uma regata básica, ideal para ficar em casa, pode ser transformada com os acessórios da Piuka para um look home office!

5. Estabeleça limites!

Ambiente arrumado, materiais ergonômicos, produção confortável com muito estilo, enfim; tudo isso pode contribuir para o clima mais agradável e estimulante do home office, entretanto, há ainda mais um fator que pode fazer toda a diferença na sua produtividade: os horários!

Nem de menos, nem de mais, a regra do home office é seguir os padrões de carga horária do trabalho convencional, a fim de não reduzir o tempo das atividades e muito menos exagerar, ultrapassando os limites do dia.

Diante disto, estabelecer horário de começo, intervalo para almoço, café e é claro, fim de expediente é extremamente importante.

Sem regras, há caos! Por isso, mesmo estando em casa, siga algumas normas, a fim de potencializar sua produtividade, sem sobrecarregar sua rotina, é claro.

Essas foram as dicas da Piuka para quem está trabalhando em casa e quer aumentar a produtividade, sempre contando com o equilíbrio e bem estar! 😉

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.