A cada nova estação os looks femininos se renovam com uma nova tendência ou o retorno de modas passadas.
Se você é daquelas que tem dúvida de como criar look femininos ideais para cada ocasião, saiba que para vestir-se bem não precisa seguir muitas regras. O primeiro passo é saber distinguir seu gosto e o que você prioriza no look – ter conforto, destaque, personalidade ou ser mais intermediária.
Mas se você não sabe combinar as peças que tem em seu armário, você veio ao lugar certo.
Separamos aqui algumas dicas de como criar looks femininos em vários estilos e como combinar com acessórios em cada ocasião. Acompanhe!
Looks femininos
Independente do mood, vestir-se bem, com looks que se encaixam em sua personalidade e estilo é o que todo mundo busca. Mas como combinar tudo isso? Nós garantimos que não é difícil.
As duas principais perguntas que você deve se fazer antes de começar são:
- Para onde vou?
- Qual a impressão quero passar?
Por exemplo, o trabalho pode exigir um dress code mais formal e sóbrio. E no final de semana você pode escolher um look mais básico, confortável ou divertido para curtir.
Além disso, ter algumas alternativas prontas com peças coringas para o dia ou para a noite, também é uma excelente ideia.
Inspire-se em nossa seleção!
Rock
O rock surgiu logo após a 2ª guerra mundial e em pouco tempo se tornou tendência, trazendo a cultura dos palcos para as ruas.
Peças como botas, jaquetas, metais, camisetas de banda, itens rasgados e estampas passaram a caracterizar o estilo.
Para aderir ao estilo, você pode harmonizar peças que tragam essa essência com cores escuras, material imitando couro e maquiagens mais carregadas a peças mais básicas e confortáveis, como jeans e os famosos coturnos.
Country
Franjas, botas, camisas e até chapéus. O estilo country ganhou destaque no mundo fashion há algum tempo. Também conhecido como Western, traz a mistura de texturas, sobreposições e peças despojadas que remetem ao rural, mas também ao grunge e ao street style.
Hippie
O estilo hippie tem influência no country e nos índios norte-americanos, com tecidos em suede e camurça. As franjas também são muito características desse estilo. Aposte!
Despojado
Esse estilo traz produções descoladas, e cheias de estilo. É uma mistura de street style e boda básica, onde o foco principal é o conforto sem ser desarrumado. Peças mais soltinhas podem ser combinadas a elementos mais justos, como por exemplo, t-shirt com legging, calça mom e um cropped.
Streetwear feminino
Itens básicos e confortáveis: assim é definido o estilo streetwear. O estilo permite abusar da criatividade e marcar sua personalidade por meio do look. As peças oversized tem conquistado cada vez mais adeptas.
Old Money
Na tradução literal do inglês, old money significa dinheiro velho. Esse conceito é usado para simbolizar os herdeiros, que conquistaram riqueza por meio de herança recebida. É o chamado estilo vintage rico, com peças elegantes e discretas, feitas sob medida.
Vintage
Um dos melhores exemplos usados para mostrar como a moda é cíclica, ou seja, vai e volta, é o estilo vintage. Traz a representação do clássico, antigo como cores, estampas, peças que foram destaque entre os anos 60 e 90 e que permanece conservado até hoje.
Boho chic
O estilo Boho traz influência do hippie, vintage, ciganas, anos 70 entre outras. A palavra boho tem origem do “bohemian”, termo boêmio em português, e traz o conceito de mente livre e nômade.
Entre as principais peças estão as batas, saias e vestidos longos e de tecido leve, blusas ciganinhas e muita renda, tricô e bordados.
Clássico
Entre os estilos preferidos, está o estilo clássico ou tradicional de se vestir. Roupas mais conservadoras e discretas são peças-chave e atemporais. A modelagem inclui muita alfaiataria, cortes retos e tecidos como o linho, o algodão e o cetim.
Formal
É o estilo mais alinhado, com peças feitas em tecidos finos com cortes mais clássicos e bom acabamento. São geralmente associadas a pessoas de alta posição hierárquica com presidentes de empresas, ou mais sérias, como advogados e gerentes.
Fashionista
Você já ouviu esse termo, certo? Fashionista é aquela pessoa super antenada as tendências da moda. Seu estilo traz as novidades mais recentes com um toque pessoal, criando assim um estilo próprio. Quem se identifica com esse estilo são pessoas que exalam criatividade, inovação e um pouco de ousadia.
Onde comprar acessórios femininos do meu estilo?
Escolher o acessório para acompanhar ou complementar os looks, é um momento de muita criatividade. Aqui vale lembrar de usar o que mais lhe agrada, a partir do que você já tem.
Mas se for adquirir novos, opte por ter variedade. Assim você consegue montar mixes para todas as ocasiões.
Confira no site da Piuka as inúmeras opções para combinar com seu estilo.
Como saber qual é o meu estilo?
É essencial conhecermos nossas preferências e gostos, para criar looks femininos que transmitam a nossa essência. É claro que isso sempre está em constante transformação, se modificando de acordo com a fase que estamos vivendo, o quanto amadurecemos e também o quanto somos influenciadas pelo mundo a nossa volta.
Tipos de estilos femininos: os estilos universais
Existem alguns estilos que chamamos de universais, que nos auxiliam a transmitir por meio das roupas, o momento em que estamos vivendo.
Eles são 7 estilos, porém 3 deles são considerados base e os 4 outros são adicionais:
- Estilos base são os estilos predominantes: Natural esportivo, Refinado e Moderno.
- Estilos secundários: Criativo, Romântico, Sexy e Dramático Urbano.
Natural Esportivo
Aqui o conforto está sempre em primeiro lugar.
Entre as características estão as peças práticas e descomplicadas como as t-shirts, moletons, roupas em malha ou jeans e modelagem básica comfy.
Refinado
Elegante e refinado, esse estilo traz looks mais requintados e sofisticados da cabeça aos pés. Peças com tecidos nobres, peças de caimento perfeito são característicos do estilo.
Blazer de corte reto, camisas de seda e até mesmo os amados jeans estão entre os preferidos, mas com material de alta qualidade, chamado muitas vezes como premium.
Moderno
As prioridades do estilo moderno: qualidade e caimento. As peças são discretas, atemporais e duráveis, com cortes retos, alfaiataria, roupas mais estruturadas e camisas discretas.
Criativo
O estilo criativo é o favorito das mulheres que querem usar a moda para mostrar sua identidade. Esse estilo é livre e cheio de possibilidades e transmite originalidade, segurança e acima de tudo bom humor.
O resultado são looks marcantes, inesperados e surpreendentes – do modo positivo é claro!
Romântico
O estilo das mulheres doces e delicadas.
Traz cintura marcada e tecidos fluidos, tons pastéis e estampa florais em peças como vestidos e blusas com muito babado, rendas, bordados delicados e laços.
Entre as peças preferias estão as camisas, vestidos acinturados, mangas bufantes, saias rodadas de comprimento midi.
Sexy
Poderosas e de personalidade forte, as mulheres que gostam do estilo sexy se vestem para valorizar o corpo.
Porém sexy não é sinônimo de vulgar. O estilo traz sensualidade sem deixar de ser elegante, dosando as transparências e os recortes e decotes.
Dramático urbano
Oposto ao romântico, esse estilo transmite a ideia de mulheres modernas, ousadas e fortes.
Aqui, o desconstruir que faz sentido: sapatos pesados, jeans destroyed, saias longas em contraste com jaquetas de couro. Ou seja, peças marcantes criando visuais modernos e estilosos. Lembre-se de equilibrar os volumes para deixar o look mais harmônico.
Posso misturar mais de um estilo?
Geralmente utilizamos duas ou três características principais para compor o seu próprio estilo. Mas você não precisa se limitar a isso.
Dependendo do momento da sua vida, você pode estar em um mood diferente. O ideal é você tentar se conhecer cada vez mais, além, é claro, de aproveitar ao máximo que já tem no seu guarda-roupas.
Peças coringas
Peças coringas são aquelas peças práticas que tem que ter no seu guarda-roupas que podem se adaptar a qualquer ocasião. Elas são básicas e versáteis e nunca saem de moda.
Calça
Uma calça de alfaiataria é atemporal e combina com qualquer produção. Ela tem o poder de transformar o look do dia ou da noite com elegância e sofisticação que determinadas ocasiões precisam. Aposte.
Camisa
Tenha também uma boa camisa branca no seu guarda-roupas. Ela pode ser usada de diversas formas e nunca vai parecer que é a mesma: aposte em peças statement como colares e brincos para ocasiões especiais, com um lencinho para ser mais delicada. A peça também pode ser usada no inverno – com outras peças como sobreposição, ou no verão, para trazer um ar fresh com as mangas dobradas.
Jeans
Um bom jeans nunca pode faltar! Independente do corte, a peça sempre traz um ar arrumadinho na produção e nunca deixa o look em baixa. As lavagens também podem variar de acordo com seu gosto.
Tênis
Tendência que chegou com o estilo comfy, o uso do tênis para compor produções traz conforto e um ar despojado ao look. Do mais delicado, feminino ao mais rústico, vale ter no armário para usar a qualquer hora do dia.
Jaqueta
Ter uma jaqueta no armário garante versatilidade para qualquer outra peça. Looks com brilho, por exemplo, podem ser equilibrados com uma jaqueta. Assim como nas calças, o que vale é pensar sempre na peça mais neutra, para transitar entre as demais peças sem descaracterizar a produção.
Bota
As botas fazem a diferença em qualquer look – com calça ou com vestido, são ótima opção para o dia ou para noite em dias mais frios ou chuvosos, por exemplo.
Short
Um outro exemplo de peça atemporal é o shorts jeans, que transita desde os dias mais quentes até os mais friozinhos, bastando apenas adicionar uma meia calça mais estruturada, um casaco quentinho e um par de botas.
E deve estar presente em mala de viagem para mulheres de todas as idades, variando o comprimento e o modelo mais ou menos larguinho.
Scarpin
Um scarpin, assim como a calça alfaiataria é “pau pra toda obra”. Transforma o look mais basiquinho em um look todo elegante e cheio de estilo. Aqui é interessante pensar em ter um tom neutro, que alongue a silhueta e não pesam no visual.
Look feminino por estação do ano
Independente da estação, é pensar o seu guarda-roupas da forma que você tenha looks femininos versáteis para diversas ocasiões, afinal, não dá para renovar tudo a cada estação, certo?
Mas algumas peças podem ser mais usadas em determinadas estações.
Verão
O verão normalmente traz tecidos mais leves, com estampas mais coloridas e alegres como as florais. Aqui vale apostar nos vestidos, croppeds, shorts e saias. As sandálias complementam a composição – você pode escolher entre as mais confortáveis como as rasteiras ou então as mais sofisticadas, claro, dependendo da ocasião. Para o próximo verão, tecidos e tons metalizados nos calçados prometem invadir as ruas. Aposte!
Inverno
No inverno as peças costumam ter cores mais sóbrias nas composições. Aposte em peças que podem ser sobrepostas, como camisas, coletes e jaquetas, por exemplo, para garantir estilo e te manter quentinha. Importante na estação é manter os pés aquecidos com botas, sapatos, meia calça e meias.
Outono
Com as quedas de temperatura, a estação pede peças mais confortáveis e quentinhas. Lembra das jaquetas, as peças coringas que falamos anteriormente? Aqui elas podem ser usadas, para os finais de tarde e começo da noite onde as temperaturas começam a cair um pouco mais.
Primavera
Estampas, tecidos leves, muito vestido e pés a mostra. Independente da moda, esses itens são comuns durante a estação.
Looks femininos por cor
Você já ouviu falar em escala cromática? Esta tendência está em alta, pois o profissional – consultor de estilo e imagem – ajuda você a descobrir qual sua paleta de cores e tonalidades que harmonizam com seu tom de pele, olhos, cabelos, etc. Dessa forma você consegue escolher roupas, acessórios e também a maquiagem certa para você.
F.A.Q
O que significa mulher fashion?
Mulher Fashion é aquela que se identifica com o estilo fashionista: é antenada nas tendências da moda, gosta de inovar e misturar peças para compor looks que se destaquem na multidão.
Como fazer vídeos de looks para o Instagram?
Vale a criatividade!
Os vídeos criativos têm feito sucesso nas redes sociais como o Instagram e o Tik Tok, com troca de looks, transformação, por exemplo.
Para começar, tenha em mente um mini roteiro para conseguir editar depois de captar as imagens.
Depois com a ajuda de um tripé grave as cenas e edite em aplicativos específicos para isso (existem milhares de opções gratuitas para baixar).
Como montar um look com roupas simples?
Para criar looks para o dia a dia, lembre-se de que o conforto deve ser o principal objetivo da composição.
Existem peças coringas que podem te ajudar a nessa missão. São peças básicas e versáteis que podem ser usadas tanto de dia, quanto a noite.
O que é look fashion?
Sabe aquele look que só de bater o olho você consegue definir como cheio de estilo? Pois é. O look fashion é aquele que traz as tendências da moda e se destacam – pela beleza, combinação de cores, corte das peças, etc.
Como se vestir de forma elegante e simples?
Existem algumas peças que chamamos de coringa, que são peças básicas para você ter em seu guarda-roupas: camisa branca, um bom jeans, um vestido preto, um scarpin e um casaco. As peças podem ter cor mais neutra para combinar com qualquer ocasião.
E pronto!