Banner SALE

Se você está pensando em ter um piercing ou se colocou o acessório recentemente, esse post é para você.

Existem muitos cuidados que você deve tomar para garantir que a cicatrização do piercing de furo, como o de orelha, ocorra de forma tranquila. E muitos deles tem relação com a alimentação, sabia?

Então, se você quer saber o que não comer depois de colocar piercing, continue lendo. Vamos te contar isso e muito mais nesse post!

Quais cuidados você deve ter depois de colocar piercing?

Banner VIMDOBLOG

Na hora de colocar um piercing, é importante pensar muito bem e ter responsabilidade com essa decisão. Isso porque, nos primeiros 7 ou 10 dias após a colocação, são necessários muitos cuidados de higiene e alimentação. E essa é uma questão de saúde.

Sendo assim, para começar, nada de ficar mexendo na joia ou no local da perfuração. Essa atitude atrapalha o processo de cicatrização e pode contaminar a região do furo.

Além disso, você deve lavar bem as mãos e tocar seu piercing apenas quando precisar limpá-lo. Além de evitar dormir sobre o local.

Lembre-se que os cuidados com o piercing começam durante a escolha do profissional, desse modo, para fazer um piercing na orelha, por exemplo, pegue referências e pesquise sobre o estúdio escolhido.

No Brasil, ainda não temos uma regulamentação específica para os piercers, ou seja, os especialistas na colocação do piercing. No entanto, prefira profissionais que passaram por cursos especializados. Eles conhecem o funcionamento do corpo humano e seu trabalho é mais confiável.

Além disso, procure observar, também, se existe a esterilização dos instrumentos de perfuração e escolha sempre joias de titânio ou de aço cirúrgico.

Como limpar e cuidar do local furado?

Sabia que o sucesso da cicatrização do local furado depende muito de uma higienização correta? Isso mesmo.

Assim sendo, os profissionais de saúde e do ramo do body piercing recomendam que a região seja lavada até três vezes ao dia com sabão neutro e soro fisiológico.

Diferente do que você pode estar pensando, muitos especialistas não aprovam o uso dos sabonetes antibacterianos na limpeza e cuidados com a região do piercing. O motivo? O perfume que faz parte da composição de muitas marcas.

O mesmo serve para os cosméticos em geral, como os cremes hidratantes. Esses produtos não trazem benefícios para local do piercing, seja a orelha ou o umbigo, e podem atrapalhar a aceitação da joia por parte do corpo. Então, evite utilizá-los.

No momento em que você for realizar a limpeza do seu piercing, lave e desinfete as mãos com álcool 70%. Por fim, não esfregue o local com sua toalha de banho, mas utilize gaze ou papel toalha macio durante a secagem.

Os piercings na língua, por outro lado, podem ser limpos apenas com soro fisiológico a cada refeição.

O que não comer depois de colocar piercing?

O que não comer depois de colocar piercing
Foto de Cookie_studio no Freepik.

Quando nos cortamos acidentalmente, nosso corpo compreende que precisa trabalhar para reconstruir a região. E assim como um machucado, os piercings e tatuagens são entendidos pelo corpo humano como feridas que precisam de cuidados.

Mas o que isso tem a ver com a alimentação após a colocação do piercing?

Bem, o trabalho do corpo humano é divido em fases, e no momento de um corte ou perfuração pelo piercing, é iniciada a fase da inflamação.

Assim, quando compreendemos esse período, fica mais fácil entender o que devemos comer para ajudar o corpo a trabalhar tranquilamente. Caso contrário, o risco de rejeição da joia aumenta, e não é isso que queremos após tanto esforço, não é mesmo?

Por isso, temos uma lista para você saber que tipo de alimentos deve evitar. Olha só:

  • Alimentos gordurosos: frituras, chocolates e biscoitos industrializados são exemplos de alimentos gordurosos que devemos evitar pelo menos na primeira semana da perfuração do piercing, pois aceleram o metabolismo e são carregados de radicais livres;
  • Açúcares: doces industrializados, como balas, são proibidos, isso porque reduzem a produção de colágeno e afetam, consequentemente, a cicatrização;
  • Álcool, café e refrigerantes: essas bebidas são inflamatórias e dificultam a reconstrução da pele após a colocação do piercing. A cafeína é antioxidante, mas minimiza a multiplicação celular, algo prejudicial.

Além de evitar esses alimentos, você também precisa manter uma dieta saudável durante esse momento de cicatrização da pele.

Por isso, é importante dar preferência para alimentos anti-inflamatórios, como a uva, abacate e brócolis.

Quais os riscos de não seguir as restrições?

Inflamações, infecções, rejeições e queloides são os riscos mais comuns sofridos pelas pessoas que não seguem as restrições alimentares logo após a colocação do piercing.

E para seguir essas restrições e cuidados à risca, você deve manter a motivação ao pensar que a beleza da sua joia vale a pena o esforço.

Assim, faça a dieta e higiene necessárias. E Lembre-se: as complicações podem ser piores do que essas restrições.

O segredo nessa hora é o planejamento. Tente fazer uma programação e evite colocar um piercing por impulso, especialmente o piercing na orelha.

Desse modo, você tem menos chances de cair em tentações e consumir doces, ou ainda, não ter tempo para realizar a higiene correta do local furado.

Uma boa dica é comprar alimentos mais saudáveis e os produtos necessários para a limpeza do seu piercing antes mesmo de fazer o procedimento.

Por fim, caso você cuide bem do seu piercing, mas ainda perceba que a área está avermelhada, dolorida e que a cicatrização não está ocorrendo como deveria, é recomendado sempre procurar um médico para melhor avaliação.

Os profissionais da área da saúde elaboram essas restrições, pois acompanham casos de infecções devido à falta de cuidados com o piercing, e isso é um alerta para que você cuide bem da sua saúde.

Por isso, não deixe de procurar um, caso seja necessário. E na dúvida, use um piercing de pressão.

Como acelerar a cicatrização do local furado

Para que a cicatrização do seu piercing ocorra de forma rápida, você precisa apenas seguir as dicas alimentares e de higienização que te passamos acima.

Mas se você não se sente confiante ou deseja ter resultados mais rápidos, você pode pedir que o seu piercer indique uma pomada cicatrizante. Esses produtos são baratos e podem ser encontrados em qualquer farmácia.

As pomadas cicatrizantes podem ser muito úteis para quem fez o primeiro piercing de furo da orelha, por exemplo, e ainda não conhece o processo de cicatrização.

Algumas pessoas podem se sentir incomodadas com as possíveis coceiras, mas o efeito hidratante dessas pomadas pode causar certo alívio no desconforto causado pelo furo na orelha.

Então use uma sempre que precisar.

 

Se você acessou esse post, tem muito interesse no mundo dos piercings, não é mesmo?

Então, que tal conferir os piercings e joias da loja da Piuka? Confira agora mesmo as novidades. Temos piercings comuns e de pressão, e modelos para todos os gostos!