Algumas tendências ocupam um espaço grande na moda, e muita gente adota a imagem ou estilo sem se preocupar muito com o significado. Mas, a verdade é que, muitos dos símbolos que aparecem nos acessórios que carregamos por aí têm um sentido especial. Você sabe, por exemplo, o que significa o símbolo do infinito?
Que é um símbolo lindo e super tendência, ninguém pode negar. Mas, para além do visual e do charme que o símbolo dá aos acessórios, vale a pena conhecer a história por trás do desenho.
Por isso, separamos aqui as principais e melhores informações sobre o assunto, para que você não perca nadinha! É só ficar por aqui para descobrir tudo sobre o infinito.
Por que o símbolo do infinito é uma letra O com duas voltas?
O primeiro passo para descobrir o que significa o símbolo do infinito é entender de que se trata o desenho. A propósito, há definições diferentes para o símbolo, que muitos enxergam como uma letra O com duas voltas, ou, o número 8 deitado.
Seja qual for o desenho que você enxerga, esse símbolo está super presente em joias como colares delicados, kit de brincos e outros, e o significado é o que importa. Assim, o desenho representado traz o sentido de infinidade, a ausência de limites, uma vez que não é possível identificar no desenho onde o símbolo começa ou termina.
O que significa o símbolo do infinito?
Esse é um símbolo bastante utilizado na área da matemática. Nessa área, a ideia é de representar resultados com sequências infinitas. Mas, o próprio conceito de o que significa o símbolo do infinito tem ares muito mais filosóficos e espirituais, não é mesmo?
Para o mundo místico e espiritual, esse é o símbolo do equilíbrio entre o material e o imaterial. É por isso que ele está tão presente em acessórios diversos, como pulseiras delicadas com o símbolo do infinito, que estão super em alta.
O fato é que o sentido de o que significa o símbolo do infinito transcendeu e hoje é quase um amuleto para muitos. Geralmente presente no campo mais místico e religioso, o símbolo é a representação de algo que não tem início e nem fim. Inclusive, há quem acredite que essa seja uma perfeita representação da vida e da morte, que formam um ciclo infinito de movimentação.
Como usar joias com esse símbolo?
É bem verdade que o símbolo pode ser utilizado de várias maneiras. Inclusive, é figurinha comum nas tatuagens, camisetas e, claro, nas joias. Aliás, é nas joias e acessórios que o infinito se apresenta mais comumente como um amuleto.
Brinco infinito
Em brincos, o símbolo do infinito é bem comum. Desde aqueles modelinhos menores e delicados, como os que costumam ver em um kit de brincos, até peças maiores e mais sofisticadas.
A escolha sempre vai depender da ocasião, mas dá para explorar bastante a peça. Em tamanhos maiores e mais sofisticados, por exemplo, o infinito fica muito bem pendurado na orelha, cravejado com pedrinhas, ou com círculos assimétricos entre si.
Braceletes e pulseiras
Em acessórios para o braço, o símbolo do infinito também é muito bem visto. Ele pode vir em forma de pingente ou no formato do aro, como você prefira.
No caso dos braceletes, geralmente o símbolo aparece no próprio formato do aro, e pode ser mais delicado ou mais ousado, conforme a preferência. Diferente dos braceletes, pulseiras delicadas geralmente são o resultado da aplicação do símbolo nessa peça. Aqui dá para explorar bastante elementos como pingentes diversos ou mesmo os elos do acessório como representação do infinito.
Colares
Quando usados no pescoço, esses amuletos costumam resultar também em colares delicados. Talvez pela própria representação que o símbolo do infinito traz, esse é um aspecto natural da peça.
Mas, claro, é possível ousar e apostar em peças mais pesadas, de acordo com a sua preferência. Você pode variar isso na escolha do tamanho, material e cor do pingente em forma de infinito.
Anéis
Também dá para brincar muito com o infinito nos anéis. Inclusive, as possibilidades são tantas que você pode explorá-lo no formato do aro, na aplicação de pedras ou em traços de desenhos. A depender da sua escolha você terá um resultado mais delicado ou mais ousado.
Seja qual for a escolha, o significado é igualmente profundo: renovação e eternidade. É uma excelente declaração para quem recebe a peça, não é mesmo?
Como surgiu o símbolo do infinito?
Ao se pensar sobre o que significa o símbolo do infinito, é importante também pensar na sua origem. Afinal, certamente o conceito de o que significa o símbolo do infinito não foi um simples insight criativo, mas uma construção quase que ideológica.
Exatamente por ser uma construção, é difícil determinar o início do conceito. Mas, tudo indica que o símbolo infinito tenha origem na mitologia grega, que representa uma serpente chamada Ouroboros devorando a própria cauda.
A imagem dá o aspecto de impossibilidade de identificação de início e fim. A partir disso, tem-se a ideia de eternidade, de repetição, de renovação dos ciclos e afins.
O símbolo do infinito representa Deus?
Apesar da origem na mitologia grega, também é preciso entender o que significa o símbolo do infinito para os cristãos. Pois, sim, também há um aspecto de divindade que acompanha a figura, e que é muito explorado no ambiente espiritual.
De maneira mais clara, no cristianismo, a utilização do símbolo remete à figura de Jesus Cristo, o Deus filho. Provavelmente isso se dá pela manifestação do sacrifício de morte em nome do amor, representando um sentimento eterno, como o próprio Cristo é para o cristãos.
Como reflexo dessa imagem, também se aplica o conceito de algo sem limites e da vida em um plano eterno.
Então, o símbolo do infinito não é só um bom pingente ou um bom desenho para aplicar nas joias. Com tanto significado, presentar alguém ou se presentear com uma peça desse tipo faz muito sentido. E para isso, a Piuka tem peças e amuletos lindos que vão fazer com que os elogios a você também sejam infinitos.