Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 1

Outubro chegou e com ele o alerta da conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama.

Em prol desta mobilização de cuidados à Saúde da Mulher, a Piuka garante mais uma vez, uma parceria especial com o HCC (Hospital do Câncer de Catanduva).

Desde 2017, a Piuka cria coleções com peças exclusivas em alusão à Campanha Outubro Rosa, onde 60% das receitas destes produtos são destinadas ao HCC.

Quem adquire um brinco, colar ou pulseira desta coleção, além de garantir mais estilo com os designs únicos da Piuka, também colabora socialmente com a campanha.

Curtiu a iniciativa?! Então embarque nesta ação solidária e ainda fique cheia de estilo com a nova coleção Outubro Rosa da Piuka.

Coleção Outubro Rosa Piuka

Trazendo a cor emblemática da campanha, através de pingentes em zircônia rosa com formato de coração, os acessórios da Piuka que terão a renda destinada ao HCC, ainda são folheados a ouro 18k.

Além de lindos e exclusivos, estes acessórios trazem uma mensagem sobre a importância da conscientização para o controle do câncer de mama.

A conscientização pode ser colocada em prática de várias formas, seja contribuindo financeiramente com as instituições que oferecem tratamentos ao câncer, como também, facilitando o acesso às informações dos dados preventivos, direitos de atendimento, inclusive, suporte emocional às mulheres que passam por esta doença.

Peças temáticas em alusão ao Outubro Rosa também reforçam a presença da ideia de prevenção no dia a dia, já que toda vez que você se deparar com um acessório da coleção, ou as tradicionais “camisetas do alvo”, lembrará que se cuidar é preciso.

Confira agora mais detalhes sobre cada uma das peças da coleção Outubro Rosa Piuka!

Outubro Rosa

Brinco Rosa Amor HCC

A coleção conta com o Brinco Rosa Amor HCC, uma mini argola articulada com fecho click, que sem dúvidas, trará um toque de delicadeza as suas produções, inclusive, pode compor mix incríveis com os outros brincos da Piuka.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 2

Há também quem prefira usar exclusivamente, ou quem sabe, utilizar nos dois furos o mesmo modelo de argolinha, garantindo um conjunto harmônico e especial.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 3

Colar Piuka Amor HCC Coração Rosa

Outro item cheio de significado da coleção Outubro Rosa Piuka, é o colar Piuka Amor HCC Coração Rosa.

Com corrente cartier, fecho lagosta e extensor, ele também é folheado a ouro 18k, garantindo mais qualidade e durabilidade para que sua ação solidária seja eternizada .

O pingente de coração em zircônia na cor rosa fica bem no centro da corrente, trazendo um toque delicado de cor e muita feminilidade as suas produções.

Possui 42 cm + 10 cm de extensor, permitindo fazer composições harmônicas com outros colares, resultando em mix exclusivos.

Pulseira Piuka Ajude HCC Coração

E para fechar o conjuntinho de acessórios Outubro Rosa Piuka, a linda Pulseira Piuka Ajude HCC Coração.

Com a extensão em corrente veneziana e detalhes central em corrente diamantada dupla, a pulseira Pulseira Piuka Ajude HCC Coração pode ser ajustada, servindo em qualquer tipo de pulso.

Além do pingente central no formato de coração em zircônia rosa, ela ainda vem com terminais em zircônia na cor cristal, trazendo um toque a mais de delicadeza e sofisticação.

Quando usada exclusivamente, garante um visual mais fino e sútil. Ideal para quem curte um estilo mais romântico.

Outra proposta é usá-la em um mix de pulseiras, uma opção cheia de estilo e atitude.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 10

Piuka e o Outubro Rosa

Em uma campanha exclusiva para a saúde da mulher, é claro que a Piuka não podia ficar de fora, afinal, com público-alvo 100% feminino, conscientizar sobre a importância desta mobilização faz parte da sua missão de valorização da mulher.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 11

O Hospital do Câncer de Catanduva foi escolhido para a parceria, visto que fica na mesma cidade sede da Piuka.

O local assiste pacientes de 19 cidades, através do atendimento ambulatorial, consultas clínicas, exames, cirurgias, quimioterapias e radioterapia.

Só em junho de 2020, a Piuka garantiu a entrega da quantia de R$15.689,94 ao HCC. Segundo a gerente de Captação de Recursos da Fundação Padre Albino, Angélica Rodrigues, a parceria entre a marca e o HCC é fundamental para o custeio dos tratamentos oferecidos na unidade.

“A Piuka é grande parceira do HCC. Todos os anos está engajada em campanhas com novas coleções criadas especialmente para o hospital. Nossos pacientes agradecem, pois é por meio dessas parcerias que conseguimos custear o tratamento deles”, enfatizou Angélica.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 12
Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 13

Elaborar uma coleção exclusiva anualmente para o HCC e destinar 60% do lucro à unidade, foi a forma que a Piuka encontrou para contribuir com esta mobilização tão importante no Brasil e no mundo.

Conheça também um pouco mais sobre a origem do Outubro Rosa!

Início do Outubro Rosa

O Movimento Internacional de Conscientização para o Controle do Câncer de mama originou-se em 1990, através da Fundação Susan G. Komen For The Cure.

A primeira ação foi uma corrida realizada em Nova York no mês de outubro, denominada “Corrida pela Cura”. Esta corrida tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa da fundação.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 14

A medida que o movimento cresceu nos EUA, a ação foi espalhada para o resto do mundo, dando origem ao então “Outubro Rosa”. E nem precisamos dizer que a menção da cor rosa da campanha faz referência ao sexo feminino, não é mesmo?!

No Brasil, a primeira mobilização em prol do Outubro Rosa aconteceu em 2002, onde o Obelisco Mausoléu do Soldado Constitucionalista, localizado no parque Ibirapuera em São Paulo recebeu uma iluminação cor-de-rosa.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 15

Já em 2008, iniciativas como esta, se tornaram cada vez mais comum no país, a fim de transmitir a mensagem que a prevenção é fundamental! Olha só o Cristo Redentor durante a campanha!

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 16

Durante a campanha, a disseminação de dados preventivos, assim como a informação dos direitos de atendimentos e suporte emocional são reforçados por diversas instituições públicas e particulares.

Ao abordar mais assiduamente o tema, mulheres são encorajadas a realizarem os exames, inclusive, muitas instituições neste período, disponibilizam gratuitamente ou facilitam o acesso às mamografias, preventivos e outras avaliações exclusivas da saúde da mulher.

Estas iniciativas são essenciais para a prevenção, já que o câncer de mama e de colo do útero são assintomáticos nos estágios iniciais.

Ainda de acordo com o Instituto Oncoguia, ao garantir um diagnóstico precoce do câncer de mama, ou seja, identificar a doença em estágio inicial, a possibilidade de cura é de 95%.

Diante disto, podemos notar como a mamografia é importante, já que é o método principal para o rastreamento desse tipo de câncer, que mais acomete as mulheres no país, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno, que ataca o tecido mamário. Ele é um dos tipos mais comuns, de acordo com o INCA (Instituto nacional do Câncer).

Seu desenvolvimento se dá, através de uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, o que resulta na multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Apesar de o diagnóstico precoce garantir até 95% da cura, o câncer de mama é um dos que mais causa mortes nas mulheres brasileiras, visto a falta de prevenção através da realização periódica de exames fundamentais, como a mamografia e consequentemente, tratamento tardio.

Além disso, em casos mais graves, após a retirada da mama, pode afetar a percepção da sexualidade e a imagem pessoal, gerando outras consequências entre doenças psicológicas; como a depressão e ansiedade, por exemplo.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 17

Os especialistas confirmam que ainda não há como apontar uma causa específica para o surgimento do câncer de mama, porém, alguns fatores podem potencializar esse risco. Entre eles:

  • Ser mulher
  • Ter mais de 50 anos
  • Histórico familiar
  • Não ter filhos
  • Ter filhos depois dos 30 anos
  • Excesso de peso
  • Consumo exagerado de álcool
  • Sedentarismo
  • Usuárias de dietilestilbestrol

Quais os principais sintomas do câncer de mama?

Em algumas mulheres, o câncer de mama em estágio inicial é assintomático, portanto, a realização anual da mamografia é imprescindível para detectar possíveis anomalias no local.

Há também a possibilidade de constatar sinais bem comuns como, por exemplo, os caroços nas mamas ou axila.

Caso também perceba irritação da pele, aparecimento de irregularidades na mama, como covinhas ou franzidos; dor no mamilo ou inversão (quando ele entra); vermelhidão, descamação do mamilo ou pele da mama; inclusive, saída de secreção (que não seja leite) é extremamente importante buscar uma avaliação médica urgente!

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 18

Além da mamografia anual, ou de acordo com a frequência solicitada pelo médico, vale a pena destacar a importância do autoexame.

Segundo os especialistas, cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres, através do toque.

O autoexame é recomendado para mulheres a partir dos 20 anos, visto que conhecer cada detalhe da mama é essencial para identificar qualquer tipo de alteração no local, portanto, quanto mais cedo começar fazer o autoexame, melhor!

Como fazer o autoexame da mama?

Para mulheres que ainda menstruam, o mais recomendado é realizar o autoexame sete dias após a menstruação. Mulheres que já passaram pela menopausa podem realizar a qualquer momento.

O autoexame pode ser feito em pé ou deitada.

  • Levante seu braço e apoie a mão sobre a cabeça
  • Com a outra mão, examine a mama apalpando toda a região com as pontas dos dedos em movimentos circulares, de cima para baixo
  • Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção
  • Apalpe também as axilas
  • Repita os movimentos na outra mama
Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 19

Caso sinta algum nódulo ou perceba mudança no tamanho e textura procure um ginecologista e lembre-se: o autoexame é apenas a primeira precaução, já que a mamografia é fundamental, pois permite a identificação de lesões não palpáveis.

Diagnóstico e tratamento do Câncer de mama

O diagnóstico do câncer de mama é realizado pelo ginecologista. Alguns exames podem ser solicitados além do toque, entre eles:

  • Mamografia: Funciona como uma radiografia das mamas, onde a imagem obtida através do mamógrafo, permite avaliar se há possíveis nódulos ou lesões.
  • Ultrassonografia de mama: A ultrassonografia da mama é requerida, quando não é possível distinguir o cisto do nódulo na mamografia.
  • Ressonância Magnética (RM): Geralmente é utilizada em casos já confirmados de câncer de mama, a fim de determinar com mais precisão, o tamanho do tumor e a possibilidade da existência de outros tumores na região.

Já o tratamento do câncer de mama pode incluir quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, cirurgia parcial (retirada do tumor) ou mastectomia (retirada completa da mama), de acordo com o tamanho, estágio e local do nódulo.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 20

Também é recomendado o apoio psicológico com profissional da saúde mental, a fim de evitar possíveis quadros de depressão.

Prevenção do Câncer de Mama

Como já destacamos mais acima, ainda não há uma causa provável para o surgimento do câncer, entretanto, algumas medidas podem ajudar a diminuir as chances do seu desenvolvimento.

Realizar o autoexame periodicamente e caso tenha mais de 40 anos, a mamografia anualmente, são os primeiros cuidados.

Uma boa alimentação também pode auxiliar na qualidade da saúde, inclusive, a ingestão de verduras que contenham princípios antiproliferativos, como brócolis e repolho.

Praticar atividades físicas, amamentação prolongada e realizar a reposição hormonal na menopausa, também são medidas que contribuem com a saúde da mulher.

Mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama podem realizar um teste para analisar se são portadoras de mutações genéticas que predispõem a doença, inclusive, caso apresente alto risco, optar pela mastectomia profilática, remoção cirúrgica das mamas, antes do aparecimento do câncer.

Outubro Rosa Piuka: Mais um ano de parceria com o HCC 21

Quantos dados importantes sobre o câncer de mama não é mesmo?! A Piuka sabe, que além de garantir a parceria com o HCC, facilitar o acesso a este tipo de informação pode alertar muitas mulheres a se prevenir e encorajar na hora de adotar as medidas preventivas.

Por isso preparamos com todo carinho este artigo repleto de orientações importantes, inclusive, apresentando nossa coleção de acessórios exclusivos em alusão ao Outubro Rosa, que traz todo esse alerta de autocuidado com você e com o próximo!