Desvendando o encanto desta figura mística que já é trend!
Seja pela beleza, misticismo ou por toda simbologia, o fascínio por sereias transcende culturas e épocas, inclusive, uma trend que está com tudo, a Mermaidcore vem resgatando todo este encanto das profundezas diretamente para os dias atuais.
Mas antes de mergulhar nesta tendência, vale a pena conhecer e explorar todo o significado e simbologia por trás da sereia, desde lendas antigas até os dias atuais; afinal suas referências vão além da moda.
Quer saber mais?! Então vem com a gente nesse oceano de magia!
O significado de sereia é envolto de mistérios e encantos, que cativam a nossa imaginação e trazem inspirações na arte, literatura e até na moda por séculos.
Originárias das profundezas dos mitos e lendas, essas criaturas marítimas simbolizam para muitos, a dualidade entre a beleza sedutora e o perigo oculto dos mares; afinal, seu canto, segundo mitos, atraía marinheiros para as profundezas, representando a tentação irresistível e os desafios da vida.
Por transcender culturas, há várias interpretações da sua simbologia. Dentre elas, é que estes seres míticos também podem representar a conexão entre o mundo terreno e o oceano, denominando-as assim, como seres elementais.
Já no âmbito da mitologia, elas desafiam as expectativas sociais, refletindo a independência e a liberdade.
Seja como for, esta metáfora poética da inconstância da natureza e da mulher, continua a fascinar, evocando um reino mágico onde a beleza e o mistério se entrelaçam e até hoje, inspirando o poder feminino.
Em meio a todas essas relevantes interpretações, vale a pena ressaltar, que a sereia ressoa como um lembrete da complexidade da natureza e da vida, envolvendo-nos em um oceano de significados profundos e inspiradores, que sempre exaltam a feminilidade, intuição e poder.
A Origem das Sereias
Inspirando contos épicos e lendas desde a mitologia antiga, as sereias são descritas em diversas culturas e tempos, inclusive, nem sempre sua figura foi apresentada como a combinação de mulher e peixe.
As primeiras referências destes seres híbridos eram de mulheres pássaros. Sim! Ao invés da calda de peixe, as sereias eram representadas por mulheres com grandes asas e garras.
A transformação de mulher-pássaro para ser marítimo, também é rodeada de mistérios, dentre eles, o mais popular é o retratado na “Odisseia de Homero”, que destaca essa conversão como um castigo. Segundo a obra, por não conseguirem enfeitiçar o herói grego Odisseu e sua tripulação, as sereias, ou como eram chamadas antigamente, Sirenas caíram em maldição no fundo do mar.
As referências que envolvem a origem das sereias, seguem em diversas menções literárias e artísticas da mitologia grega.
Além da obra “Odisseia de Homero”, citada acima, há também outros relatos de como surgiram estes seres híbridos, como por exemplo, nos clássicos “Argonáutica Órfica”, sobre o herói grego Orfeu.
Neste clássico, Orfeu trava uma batalha com os seres míticos, denominadas Sirenas, mulheres-pássaros, e após derrotá-las, as-joga ao mar. As sirenas perdem as asas e se adequam a nova condição ganhando caudas de peixes, contribuindo assim para a origem das mulheres-peixes ou sereias.
Já na maldição de Deméter, as acompanhantes de Perséfone, recebem um castigo por não protegerem a filha de Zeus de um rapto, perdendo assim, suas pernas para volumosas caudas de peixe, e logo, arremessadas ao mar.
Outra versão para a origem das sereias é sobre o castigo da Deusa Afrodite, que amaldiçoa mulheres que desprezavam o amor condenando-as ao fundo dos mares como seres bestiais.
Seja qual for o conto, as condenações de mulheres às profundezas do oceano, sempre são destacadas na mitologia grega entre as causas da origem das sereias; exceto por algumas lendas, como é o caso da Deusa Atargatis.
Lenda da Deusa Atargatis
Diferente das histórias gregas, que apontam as sereias como criaturas malditas e condenadas a viver no fundo dos oceanos; a Lenda de Atargatis mergulha nas águas do simbolismo e da beleza mística dos Deuses.
Segundo a lenda, Atargatis era uma Deusa cultuada pelas civilizações mesopotâmicas e assim como vários Deuses eram retratados neste período, possuía forma híbrida, metade humana e metade animal.
No caso de Atargatis, sua metade animal era o peixe, por isso era considerada regente do mar.
A origem de Atargatis também traz versões míticas, entre elas, a de ter nascido de um ovo nas margens do Rio Eufrates, como também, a de ter conquistado a hibridez ao ser salva por peixes, durante uma tentativa de afogamento, após uma desilusão amorosa com humano.
Iara – Folclore Brasileiro
E nem só de versões internacionais, se traduz o encanto da sereia. Aqui no Brasil, a lenda que vem do fundo do mar tem nome, Iara.
Iara, uma das principais figuras do folclore brasileiro, é retratada como uma bela índia guerreira, que por suas habilidades, era motivo de inveja de seus irmãos. Após um plano para atentar a vida de Iara, todos foram mortos pela guerreira, que assim como as lendas anteriores, foi condenada à morte ao ser lançada ao rio, pelo seu próprio pai.
Ainda de acordo com a lenda, o espírito de Iara habita os rios e seduz os homens, a fim de vingar sua morte.
Apesar da versão “vingativa”, muitas ribeirinhas e pescadores acreditam na proteção da sereia brasileira, que auxilia pequenas embarcações e defende qualquer forma de vida aquática.
De volta ao tempo desta expedição marítima para os dias atuais, uma rara condição médica também pode ser apontada como uma grande influência da gênese da mitologia da sereia. Vem com a gente e saiba qual é!
Sirenomelia: Síndrome da Sereia
Além das lendas e contos da mitologia, há também uma grande vertente para que a crença das sereias tenha sido perpetuada tão veemente nas histórias: uma rara condição médica!
Visto a imaturidade da medicina e do próprio conhecimento popular nos tempos remotos, muitas condições especiais eram tratadas com certo mítico, como era o caso da Sirenomelia, a Síndrome da Sereia.
A Sirenomelia é uma malformação congênita rara e fatal, caracterizada pela fusão dos membros inferiores, que acabam ficando com a aparência de uma cauda de peixe.
Acredita-se, que esta condição pode ter influenciado as lendas no passado, já que na época, a malformação congênita não poderia ser validada medicamente.
Simbologia da Sereia Atualmente
Em uma sociedade cada vez mais cética, contos e lendas podem até caírem no esquecimento, ou neste caso, ficar lá no fundo do mar; mas o que resiste ao tempo, sem dúvidas, é a simbologia desta figura encantadora e multifacetada.
Atualmente a sereia transcende a mitologia, representando mais do que a beleza mítica, e sim, a dualidade da natureza humana.
Em um contexto cultural, a Sereia personifica a liberdade e a independência feminina, desafiando estereótipos.
Outras questões também se tornam referência nesta simbologia, ecoando preocupações ambientais, já que a sereia está sempre conectada às águas e logo, à preservação da vida marinha.
E não podemos deixar de ressaltar que seu apelo estético e misterioso, também se reflete na moda e na arte contemporânea.
Desta forma, a sereia, sirena, Iara ou Ariel emergem como ícones poderosos, que incorporam enfoques de resistência, sensualidade e consciência ambiental nos dias de hoje, trazendo sempre novidades, como é o caso da Mermaidcore.
Sereiacore
A busca pela conexão à natureza e o desejo por “escapismo” da realidade ao imaginário, fez com que o universo das sereias se tornasse mais que um conto nos dias atuais; emergindo assim, uma nova trend, a Mermaidcore.
A mermaidcore é uma estética inspirada neste universo encantador e misterioso das sereias, que vem influenciando a moda, decoração e arte.
A trend oferece uma paleta de cores refrescante com várias referências da diversidade marítima, oceano e das características únicas retratadas das sereias.
Roupas, acessórios, cabelos e maquiagens apresentam ornamentos e texturas, que remetem à magia e beleza dos seres míticos, inclusive, esta orientação já foi abordada aqui na Piuka. Veja este post completo sobre a Mermaidcore.
Diante da fascinante evolução da simbologia das sereias, é evidente que essas criaturas míticas continuam a desempenhar papéis significativos nos dias atuais.
À medida que mergulhamos nas águas do século XXI, as sereias assumem uma nova relevância, representando a dualidade da força e da vulnerabilidade que muitas mulheres experimentam.
Seja na aceitação da diversidade corporal, na busca pela autonomia ou na conexão com a natureza, as sereias modernas ecoam mensagens de empoderamento e autenticidade.
E ai?! Curtiu conhecer um pouco mais do significado e simbologia das sereias?!
Então aproveita toda essa trend Mermaidcore e mergulhe na beleza dos nossos tesouros místicos, através desta seleção exclusiva para as sereias do Brasil.