Dicas

Coloração Pessoal: Como saber a sua e combiná-la com acessórios!

Toda mulher sabe que um bom acessório tem o poder de transformar o visual certo?! O que muitas ainda ignoram é que suas tonalidades e cores podem contribuir ainda mais com essa finalidade, harmonizando com as diversas características físicas de cada tipo de pessoa.

Esta harmonização de tons e cores com os traços físicos é denominada como Coloração Pessoal ou Colorimetria.

A Coloração Pessoal é uma das fases de uma consultoria de estilo, que auxilia homens e mulheres a identificar a cartela de cores que irá valorizar ainda mais sua beleza natural.

Além das cores das roupas, as tonalidades dos acessórios são itens fundamentais para a uniformização da face, visto que eles ficam mais próximos da região.

Diante disto, utilizar metais que fazem parte da sua cartela de cores nos brincos e colares pode fazer toda a diferença na produção, seja destacando pontos positivos, como também, disfarçando imperfeições do rosto.

Para garantir que seus acessórios metalizados combinem com sua cartela de cores e logo, se harmonizem perfeitamente com suas características físicas, a Piuka preparou algumas dicas, que sem dúvidas, vão te ajudar a ficar ainda mais bonita!

Como saber qual a sua coloração pessoal?

Antes de saber qual tipo de acessório combina mais com você, é preciso identificar sua coloração pessoal e para isso, uma análise minuciosa deve ser realizada. Geralmente esta análise é feita por uma consultora de estilo.

Durante esta análise são usadas 12 cartelas de cores fundamentadas em três características:

  • Temperatura
  • Intensidade
  • Profundidade

Entre essas três características, a temperatura também é usada para definir seu tom da pele, que deverá ser o mesmo da cartela de cores, pois dessa forma, os traços são valorizados.

Vale lembrar, que só existe uma cartela de coloração pessoal com o mesmo conjunto de características.

Coloração Pessoal

Para a definição da cartela ideal, são expostas amostras de tecidos, a fim de que cada cor reaja de forma diferente ao rosto, apresentando assim, a melhor opção para cada pessoa. O teste precisa ser realizado sob luz natural e a pessoa não pode estar maquiada.

A cada tecido de cor apresentado, avalia-se o contorno do rosto, olheiras, marcas de expressão, manchas, inclusive, se a pele fica mais pálida ou rosada.

Quando se usa uma cor pertencente a determinada cartela, cujas características são opostas à pele, o resultado pode ser negativo. Como exemplo, uma mulher que possui a pele quente e use uma cor fria de tecido ou acessório, terá como resultado uma aparência mais pálida e apagada.

Como saber a temperatura do seu tom de pele na coloração pessoal?

Durante a apresentação das amostras do tecido, é possível definir a temperatura do seu tom de pele, visto que ele será mais valorizado, de acordo com a similaridade da temperatura da cartela.

A temperatura da pele deverá ser harmonizada com algumas das 12 cartelas, que são divididas em quatros estações: verão, inverno, primavera e outono, inclusive, elas também são subdivididas nas categorias claro, frio, suave, quente, escuro, puro, profundo e intenso.

E você deve estar se perguntando, mas porque tantas divisões, não bastava ser quente ou fria? E a resposta é não, já que existem inúmeras variações de pele, devido à miscigenação de raças, etnias e povos.

Bônus: Uma dica para descobrir a temperatura da sua pele está relacionada à exposição ao sol, pois caso fique vermelha é sinal que sua pele é fria, já quem se bronzeia, geralmente tem a pele quente.

Combinando a coloração pessoal com os acessórios!

É fato que existem muitos acessórios com pedras coloridas, estes são fáceis de serem combinados, pois basta seguir as cores da sua cartela pessoal.

As pedras naturais coloridas estão com tudo, basta escolher qual a cor está na sua cartela para se jogar sem erros!

Mas saiba que para aqueles acessórios que possuem apenas banhos metálicos, a harmonização também é possível.

Isto porque as tonalidades dos acessórios metalizados também reagem de um jeito diferente, de acordo com a temperatura da pele.

Então, além de conhecer a cartela pessoal de cores, através da análise de colorimetria, você acaba sabendo também, quais metais são mais apropriados para ressaltar sua beleza. Veja alguns exemplos!

Metais para Cartela Verão (Claro, puro e suave)

Quem tem cartela verão, certamente combina mais com cores frias, por isso os metais ideais são:

Verão Claro – Metalizados dourados e pratas claros e polidos

Verão Puro – Metalizados prateados foscos

Verão Suave – Metalizados prata, dourado e rosê foscos ou envelhecidos

Metais para Cartela Primavera (clara, intensa e pura)

Nesta cartela, cores quentes e intensas harmonizam perfeitamente com a pele.

Primavera Clara – Metalizados dourados e prateados claros e polidos

Primavera Intensa – Metalizados dourados e prateados polidos

Primavera Pura – Metalizados dourados claros e polidos

Metais para a Cartela Outono (profundo, puro e suave)

Aqui a dica é abusar de cores quentes e opacas!

Outono profundo – Metalizados dourados, prateados e acobreados foscos e envelhecidos

Outono puro – Dourados e acobreados foscos e envelhecidos

Outono suave – metalizados dourados, prateados, rosê e acobreados foscos e envelhecidos

Metais para a Cartela Inverno (intenso, profundo e puro)

Quem é cartela inverno pode apostar nos tons frios e intensos.

Inverno Intenso – Metalizados dourados e prateados polidos

Inverno profundo – Metalizados dourados, acobreados e prateados polidos

Inverno puro – Metalizados prateados polidos ou envelhecidos

As características de cada cartela de coloração pessoal, apenas refletem nossas próprias características, por isso é fundamental conhecer qual é exatamente nossa tonalidade dentre essas inúmeras variações.

Apesar de muita gente tentar fazer a análise em casa, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional, que irá garantir com mais assertividade qual cartela fica melhor para você. Além disso, há consultorias on-line, basta dar uma pesquisadinha que certamente irá achar a melhor opção.

Mas saiba que através destas dicas, já é possível combinar com mais harmonia seus acessórios Piuka com sua pele, a fim de ressaltar ainda mais sua beleza!

E não se esqueça! Mesmo que uma cor ou metal não faça parte sua cartela, saiba que é possível utilizá-lo com alguns truques, afinal, a coloração pessoal é apenas um guia para otimizar a aparência.

Entre esses truques, apostes na sobreposição, como é possível com mix de colares e pulseiras ou use as cores nos acessórios mais distantes do rosto, como calçados e bolsas.

Também é possível aproveitar do poder de transformação da make para alterar as características da pele, mas cuidado para não exagerar! 😉

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.