Descobrir como lavar laços de cabelo da maneira correta é muito mais do que higienizar um acessório. Especialmente porque um laço de cabelo geralmente é usado por uma criança, então cada cuidado faz muito sentido.
A forma de usar e de lavar os laços influencia muito, inclusive, na saúde das crianças. Então, fique por aqui para aprender tudo o que você pode fazer para usar o acessório do melhor jeito. E do jeito mais seguro também!
O que pensar na hora de comprar um laço para cabelo?
Antes do momento de lavar laços de cabelo, o primeiro passo é comprar os acessórios, certo? A propósito, esse é um passo muito importante, apesar de parecer algo simples.
Quando nascem, os bebês não estão completamente formados. Inclusive, os ossos do crânio de um bebê estão em constante formação e movimento, o que pode ser prejudicado com um laço de cabelo.
Por isso, na hora da escolha, é importante optar por um material leve para cada idade. Uma presilha para um bebê, por exemplo, não seria nada prudente. Quanto menor a criança, mais maleável deve ser o laço. Então, prefira sempre os laços com faixas estilo meia, ou lacinhos que podem ser presos com água ou velcro.
Depois de mais crescidinha, a criança pode receber presilhas diferentes. Mesmo assim, um bom laço de cabelo não pode ser motivo de incômodo. Dito isso, escolha sempre aqueles bem encapados, com borrachinha antideslizante e sem serrilha.
Posso usar laço em recém-nascido?
Apesar de não ser totalmente recomendável, você pode usar um laço de cabelo em seu recém-nascido. Mas, conforme já adiantamos, o crânio de um bebê é frágil logo após o nascimento. Então, quanto menos impacto, menos riscos.
Caso você queira usar esse tipo de acessório, é importante que observe alguns pontos. O primeiro deles é que você não deve deixar o laço muito tempo na cabeça do bebê. O máximo de 4 horas por dia já é o suficiente para começar a incomodar.
Além disso, escolha faixinhas de meia, que apertem o menos possível. E, claro, ao menor sinal de desconforto do bebê, não hesite em tirar.
Como lavar laços de cabelo de bebê?
Depois de adquirir o acessório ideal, é hora de aprender como lavar laços de cabelo. Aliás, não custa lembrar que essa é uma tarefa importante, já que o bebê é muito frágil. Por isso, preste atenção no passo a passo a seguir:
- Use água em temperatura menor do que 30°;
- Apenas água e sabão neutro (nada de alvejantes e cloro);
- Não deixe o laço de molho;
- Esfregue a peça delicadamente;
- Deixe secar bem antes de guardar.
Como lavar laços e fitas de crianças?
Depois de crescerem um pouco mais, as crianças adquirem um pouco mais de resistência.
Nesse caso, as dúvidas de como lavar laços de cabelo diminuem um pouco. Ainda assim, todo cuidado é pouco para que, além de limpos, os laços não comprometam a saúde da criança.
Por isso, para não errar nessa hora, veja mais algumas dicas:
- Aplique algumas gotas de detergente neutro em uma escova de dentes com cerdas macias;
- Esfregue com cuidado a parte do laço onde há tecido, evitando fazer isso onde há apliques;
- Em pontos de apliques, ao invés da escova, utilize a ponta do dedo para espalhar o sabão;
- Remova a espuma com um lenço de papel;
- Deixe secar à sombra.
Como guardar laços de cabelo depois de lavar?
Depois de aplicar as técnicas de como lavar laços de cabelo, a forma como você os guarda também faz diferença. Isso porque, a maneira de guardar os acessórios vai preservá-los por mais tempo ou acelerar os estragos.
Então, para não correr riscos, a melhor maneira é prender os laços em um cabide. Ou, você também pode utilizar aquelas caixas organizadoras na hora de guardar. A melhor coisa dessas caixas é o fato de você poder colocar cada laço de cabelo em um compartimento.
Mas, se quiser simplificar o processo, você pode separar uma gaveta ou um potinho para isso. Se for essa sua escolha, só garanta que eles não fiquem apertados, para não amassar as fitas.
4 Cuidados para evitar machucados e alergias no seu bebê
A principal razão pela qual você precisa aprender como lavar laços de cabelo, é porque isso pode interferir diretamente na saúde do bebê. Afinal, o tipo errado de laço pode machucar a criança, e a falta de cuidados pode potencializar alergias.
Então, os cuidados a seguir são essenciais para cada laço de cabelo.
Escolha laços leves
O primeiro cuidado é o mais óbvio. Especialmente quando se trata de um bebê, escolher o tipo certo de laço é uma questão de proteção.
Então, prefira sempre faixinhas leves. Aquelas feitas de meia são sempre as melhores opções para bebês.
Escolha o sabão correto
Para garantir uma lavagem segura para o laço de cabelo, até a escolha do sabão faz diferença. Conforme já indicamos, o ideal é utilizar sabão neutro. Ou, se preferir, o sabão de coco também pode realizar um bom trabalho.
Estique as faixas
Na hora de utilizar um laço de cabelo de faixa, tenha sempre o cuidado de lacear bastante o acessório. Como a ideia é que, além de bonitos, os bebês fiquem confortáveis, é importante folgar o laço ao máximo.
Nada de bico de pato em cabelo molhado
Enquanto crescem, os bebês vão ganhando também versões diferenciadas de laço. Mas, é sempre bom lembrar que você não pode dar folga para os cuidados.
Os laços em bico de pato, por exemplo, só podem ser usados em cabelos secos. Isso porque, ao aplicar no cabelo molhado da sua criança, você vai acelerar a oxidação do metal do acessório. Caso essa parte esteja encapada, você pode não identificar o processo. E isso é um prato cheio para que o ferrugem do laço irrite a pele do bebê no futuro.
E, claro, no momento da escolha do laço, prefira sempre os de qualidade. A Piuka, inclusive, tem uma seleção incrível de laços lindos, seguros e muito bem desenvolvidos para você escolher sem medo.