Você usa anéis de prata? Então, já deve ter percebido que esse acessório pode ficar mais escuro com o tempo. O brilho se perde e a joia fica com cara de bijuteria.
Se isso acontece com você, não se preocupe. Com as dicas imperdíveis que vamos te passar a seguir, seus anéis de prata podem ficar bonitos e conservados por mais tempo.
Você vai perceber que a limpeza pode ser muito simples, mas que o resultado faz total diferença no seu anel.
Quer saber mais? Então não pare de ler!
O que levar em conta ao limpar um anel feito de prata?
Antes de começar a limpeza do seu anel, você deve começar tendo certeza se ele é feito de prata. Isso é importante porque existem muitos metais parecidos com a prata e isso pode confundir muita gente.
Caso você tenha dúvidas sobre a origem e o material da sua peça (isso pode acontecer quando você ganha um anel de falange de presente, por exemplo) você pode realizar testes caseiros para comprovar.
O teste do ímã é um dos mais famosos e comentados da internet. Você só precisa aproximar o anel do ímã e, pronto. Caso o anel fique grudado, é certo que não é feito de prata, mas provavelmente de aço ou outro material mais barato.
Mas esse teste não é perfeito. O ouro branco tem a mesma propriedade da prata e também não é atraído pelo ímã. Por isso, em uma situação como essa, pode ser necessário também confirmar o material do seu anel em uma joalheria.
Nesse momento, você pode estar se perguntando: por que eu deveria saber de qual material meu anel é feito? Não preciso apenas limpar?
A resposta é simples. As dicas de limpeza que te daremos a seguir são feitas especialmente para a prata.
Sendo assim, é possível que você estrague uma bijuteria ou um anel feito com outro metal ao tentar essas receitas de limpeza.
Por isso, todo cuidado é pouco na hora de mexer e cuidar dessas joias.
Dá para remover a oxidação de um anel de prata?

Sim, você consegue remover a oxidação de um anel de prata. Mas antes, você deve entender que a oxidação nessas peças costuma ser normal. Quanto mais você usar seu anel, mais ele ficará escurecido.
Essa é a grande diferença entre a prata e a bijuteria. As bijuterias mancham muito rápido, e é quase impossível deixá-las bonitas de novo. Por isso, esses acessórios podem durar pouco tempo.
É possível limpar um anel de prata e garantir que ele fique bonito e brilhoso por muitos anos. Mas um dos maiores segredos dessa durabilidade está na forma de uso.
Você pode até ir para a praia, para a academia ou realizar seus afazeres enquanto utiliza seus anéis solitários. Porém, quando os acessórios de prata estão em contato com a água, com o suor ou com os cosméticos, a oxidação é bem mais rápida.
Por isso, sempre que você achar necessário, pode limpar suas joias com as dicas que vamos te passar. Não há riscos, você só precisa seguir nossas dicas corretamente.
Como limpar anel de prata: 5 maneiras simples e práticas
Chegamos ao tópico mais importante. Vamos conhecer as formas mais simples e práticas de limpar seu anel de prata!
Utilizando bicarbonato de sódio ou sal
Para fazer a limpeza desse jeito você só precisará de 1 litro de água morna e 6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou sal.
Comece aquecendo a água, mas não deixe ferver. Em seguida, em uma bacia de plástico ou na própria panela, você deve adicionar o bicarbonato de sódio ou o sal.
E finalmente, coloque seu anel de prata de molho. Pode retirar a joia assim que estiver limpa. Pronto! Agora é só secá-la com um pano macio.
Limão, um limpador natural
Para essa dica, esprema o suco de um limão. Molhe uma esponja macia nesse suco e passe essa esponja por todo o seu anel de prata. Depois é só lavar e evitar se expor ao sol.
Viu como é fácil?
Limpe seu anel de prata com vinagre
Aqueça 1 litro de água. Acrescente três colheres de sopa de vinagre e três colheres de sopa de detergente. Deixe o anel de molho. Quando a peça estiver limpa, pode enxaguá-la em água corrente.
Com produtos específicos
Muita gente não gosta ou não tem tempo para misturinhas caseiras. Para esse público, existem muitas opções de limpadores de prata no mercado. Alguns variam entre R$ 5,00 e R$ 30,00, e são seguros e rápidos.
Como limpar anel de prata com pedras
Você deve ter cuidados especiais com os anéis solitários ou anéis de zircônia, por exemplo. As pedras podem ser danificadas devido à água morna. Então, as dicas acima não servem para esses modelos.
O ideal é que você tenha uma rotina de cuidados com esse tipo de joias. Procure sempre lavar as peças com água fria corrente e sabão neutro. Você pode utilizar os dedos para fazer uma massagem delicada no anel.
Para secar seu anel, prefira as flanelas macias que garantem mais brilho. Ele ficará limpo e você não vai precisar se preocupar em estragá-lo.
Todas as dicas que citamos acima são ideais para conservar seus anéis de prata. Contudo, preste muita atenção: não utilize creme dental nesse tipo de limpeza. Você pode achar que seu anel fica mais limpo, mas, na verdade, esse produto pode arranhar e manchar sua joia.
Por isso, muito cuidado com ele!
Como evitar que a prata escureça?
Como já dissemos, o escurecimento da prata é um processo natural desse metal, e depende da forma e da intensidade que você utiliza seus anéis.
Porém, existem algumas dicas que você pode seguir para que a oxidação não ocorra de forma rápida. Desse modo, você não vai precisar limpar suas peças com tanta frequência.
O banho de ródio das joias de prata é um dos métodos de conservação mais conhecidos. Esse processo pode custar caro, mas você também pode comprar anéis, colares e pulseiras de prata já rodinada.
A proteção do ródio não dura para sempre, mas faz com que a joia não escureça, assim, seu brilho dura muito mais, sem oxidações.
Além disso, evitar usar seus anéis de prata em atividades diárias vai deixar os seus acessórios muito bonitos por mais tempo.
Sendo assim, prefira utilizá-los apenas em eventos especiais. Quanto mais pura, mais frágil é a prata.
Dicas para conservar seu anel de prata
Para finalizar esse post, vamos aprender a conservar o anel de prata, desse modo, a peça pode permanecer mais limpa, bonita e brilhosa por mais tempo.
Veja algumas dicas para fazer isso:
- Guarde seu anel de prata de forma individual nas caixinhas ou saquinhos em que foram comprados. A seda e o veludo evitam arranhões;
- Não coloque seus anéis em bandejas ou porta-joias. Os solitários, os anéis de falange ou de zircônia podem estragar;
- Evite o contato da sua joia com produtos de beleza e limpeza;
- Após o uso, você deve secar a peça com pano macio ou flanela;
- Não use seu anel de prata na academia, piscina ou praia. O suor e a poluição oxidam a peça.
São muitas informações sobre os anéis de prata, não é mesmo? Eles são os queridinhos dos nossos looks arrasadores. Mas com essas dicas você já pode limpar o seu sem preocupação!
Falando nisso, você já conhece a coleção de anéis da Piuka? Então dá aquela conferida na nossa loja virtual. Temos modelos para todos os gostos. Não esquece de comentar o seu favorito!