Todo mundo gosta de apostar em bons acessórios para completar o look, não é mesmo? Aliás, bonitos pares de brinco fazem toda a diferença nessa hora.
Mas, para que o resultado seja perfeito, você precisa saber como usar brincos do jeito certo.
Parece óbvio, mas utilizar corretamente um brinco faz toda a diferença. Sejam brincos pequenos ou brincos grandes, você precisa saber quando e como usá-los.
Quer descobrir como acertar na escolha? Então é só ficar com a gente até o final desta leitura.
Como escolher o brinco certo para você?
Nós já adiantamos que até na hora de decidir como usar brincos, você precisa de um critério.
Contudo, o que você deveria considerar na hora da escolha?
Uma das coisas que você precisa se preocupar é a ocasião para a qual você vai precisar do acessório. Para ambientes mais informais, por exemplo, peças descontraídas como brincos de flor são uma boa pedida. Agora, se a ideia é se apresentar em ambientes mais formais, precisa escolher peças mais sofisticadas como brincos de zircônia e afins.
Além da ocasião, você precisa considerar a harmonia com o look que vai apresentar. Afinal, todas as peças de um visual precisam conversar de alguma forma, não é?
Para escolher o formato e tamanho certos, entender qual é o seu tipo de rosto também é importante. Mas, não se preocupe porque vamos te ajudar com isso também.
Dá para usar brincos sem furar a orelha?
Para essa pergunta não vamos nem fazer rodeios. Pois, sim, tem como usar brincos sem furar a orelha.
Essa é uma excelente solução para quem não se dá muito bem com perfurações no corpo. Ou, para quem usa brincos em lugares menos usuais, como o lóbulo, por exemplo.
Se você não quer furar a orelha, ainda pode optar pelo brinco fake. Para esse caso, nós temos os famosos brincos de pressão. Eles vão se prender a sua orelha fazendo uma pressão (pasme), no local da aplicação.
Principais tipos de brincos para cada tipo de rosto
Nós já adiantamos que o formato de rosto que você tem é um bom indicador de como usar brincos.
Então, a partir dessa informação, você vai ver como caem melhor brincos grandes ou brincos pequenos, por exemplo. Além disso, o tipo de sua face também dá boas dicas do formato dos brincos que você deve apostar.
Rosto redondo
Para saber se o seu rosto é redondo, você precisa observar as medidas dele. Não é que você deva usar uma régua para medir milimetricamente, mas, se as proporções de comprimento e profundidade forem parecidas, já é um indício. Ou seja, esse tipo de rosto tem a testa e maxilares mais ou menos do mesmo tamanho e os ângulos arredondados.
Brincos compridos
Se for esse o seu caso, o melhor a fazer é escolher brincos alongados e compridos. A ideia aqui é fazer oposição ao formato do seu rosto. Nesse caso, dê preferência para brincos mais finos e evite os modelos maiores. Isso porque, brincos muito volumosos podem fazer com que o seu rosto pareça maior do que é.
Rosto quadrado
Assim como o rosto redondo, o rosto quadrado tem medidas iguais. A grande diferença nesse caso é que esse tipo de face possui ângulos mais definidos. Assim, você vai perceber que a sua testa e as maçãs do seu rosto têm as mesmas proporções caso tenha esse tipo de rosto.
Brincos médios
Para esse tipo de rosto, o ideal é deixar de lado os brincos grandes e escolher os médios. A dica aqui é parecida com a anterior em relação ao formato. Então, para contrastar com o rosto redondo, brincos quadrados são uma ótima pedida.
Rosto triangular
O rosto triangular é aquele cujo maxilar é mais largo do que a testa. E, no caso do triângulo invertido, a relação é ao contrário: a testa é mais larga do que o maxilar.
Brincos grandes e médios
Quando o rosto é triangular, ao se pensar em como usar brincos, o ideal é escolher aqueles que vão de médio a grande. Além disso, se forem mais alongados, vão dar um efeito muito melhor no seu rosto.
Mas, não estamos falando de brincos finos. Apesar de longas, as melhores peças para esse rosto são aquelas com volume horizontal.
No caso do rosto em formato de triângulo invertido, a proporção também precisa ser invertida. Então, o ideal é apostar em peças mais finas e com mais volume no comprimento, exatamente para dar um aspecto maior para o maxilar. Inclusive, brincos de zircônia, ou outras pedras, são excelentes para esse formato.
Rosto oval
Os rostos mais alongados, com a testa um pouco mais larga do que o maxilar, são os que se encaixam no formato oval. Mas, ao contrário do triângulo invertido, o rosto oval possui um maxilar mais arredondado.
Escolha livre
Esse também é o rosto considerado o mais simétrico dentre todos. Sendo assim, o rosto oval não precisa se preocupar em como usar brincos para harmonizar a proporção.
Então, se o seu rosto for desse tipo, você pode abusar da criatividade. Mas, não se empolgue, você ainda vai precisar harmonizar o acessório com o restante do look!
Como colocar brincos sem machucar?
Colocar o brinco na orelha parece uma tarefa óbvia. Contudo, não é tão simples assim. Aliás, se fizer do jeito errado você poderá ficar com a orelha dolorida depois.
Então, o melhor jeito de fazer isso é ficando em frente ao espelho e posicionando o brinco usando os dedos polegar e indicador.
Tudo depende do formato do brinco, mas, geralmente basta direcionar bem a haste do brinco para o furo. Quando a pontinha sair no lado de trás, é só posicionar a tarracha e apertar, sem pressionar a orelha.
Como tirar brincos grandes?
Como usar brincos também inclui saber tirá-los da orelha. E especialmente quando se trata de uma peça grande, isso pode dar um pouquinho mais de trabalho.
Mas, para não machucar a orelha, você vai precisar apoiar a parte da frente com uma das mãos nessa hora. Depois de firmar o brinco, com a outra mão, basta desrosquear a parte de trás. Tendo tirado a trava, é só puxar o brinco para a frente.
Dicas para combinar brincos com o seu look
Nunca é demais lembrar que, a maior preocupação na hora de decidir como usar brincos deve ser com a harmonia completa. Ou seja, além de considerar que tamanho e formato ficariam melhor para você, você também precisa considerar todo o restante do look. Então, vale seguir algumas dicas para não errar nunca.
- Para looks mais extravagantes, prefira brincos mais singelos;
- Para looks mais singelos, brincos extravagantes vão funcionar melhor;
- Prefira os brincos de metal amarelo para combinar com roupas de tons frios;
- Para looks em tons quentes, os brincos de prata são os melhores;
- Com looks que tenham decotes profundos, você precisa escolher entre ousar no colar ou no brinco. Então, para colares longos e robustos, prefira brincos menores;
- Brincos pequenos também são os melhores com looks mais volumosos ou com gola alta.
Como você pode ver, existe um brinco ideal para cada momento. Usando isso ao seu favor, você não vai errar nunca no resultado final.
E, claro, seja qual for a sua escolha, você vai encontrar as melhores opções na Piuka.
Então dá um pulo lá e escolha já o seu.