Looks com coturno: Dicas de como usar 1

Que o coturno é um calçado clássico, ninguém tem dúvidas e que looks com coturno ficam lindos e fashion, menos ainda!

É só falar em frio que abrimos um sorriso de fora a fora, não é, meninas? Porque sabemos que iremos ter uma bela desculpa para usar nossos coturnos quantas vezes desejarmos.

E, para falar a verdade, às vezes não conseguimos esperar o inverno. Se a noite está mais fresquinha e o dia meio nublado… É a hora perfeita de pegar nossos sapatos marcantes, calçá-los lentamente e sentir aquela sensação de glória e poder ao amarrar o cadarço. “Hoje sim”, nós pensamos, “eu estou maravilhosa”.

looks-com-coturno-dicas-de-como-usar

Fonte: Pinterest

Mas tudo que é marcante e atemporal tem uma história. Se você alguma vez se perguntou de onde os coturnos surgiram, saiba que sua origem foi um tanto curiosa. Uma origem digna do poder que o calçado emana!

Qual é a origem do coturno?

E tudo começou no século passado, quando os soldados precisavam de botas que durassem e oferecessem atrito com o solo — eles não podiam escorregar facilmente, tropeçar ou torcer os pés; as botas precisavam ser resistentes e firmes. Em outras palavras, precisavam ser  verdadeiras “botas de combate”.

Então nasce o coturno. Com toda a sua graça e resistência.

Looks com coturno: Dicas de como usar 2

As mulheres apenas não sabiam que aquele calçado um dia cairia perfeitamente nelas. Se soubessem, aposto que pegariam escondido dos irmãos soldados e calçariam em seus próprios pés. Pensando bem, não é de se duvidar que algumas espertinhas realmente fizeram isso!

Mas a verdade é que o coturno nasceu na Segunda Guerra Mundial, e só ressurgiu por volta dos anos 70, com a ascendente popularidade do punk. A tendência gótica e o estilo impactante que vinha crescendo abraçou o design brutal, forte e, convenhamos, clássico que o coturno trazia.

Era um calçado que ressurgia das cinzas, de aparência impressionante e com um quê de classe. E desde então o calçado não foi esquecido.

Ele pode até ter recebido algumas férias entre modas efêmeras que vieram em seguida, mas, de fato, não foi esquecido. Hoje, ele é essencial na vida de grande parte das mulheres. E as famosas? Ah! Estão constantemente com suas “botas de combate” nos pés!

looks-com-coturno-dicas-de-como-usar

Coturno: Dica de sapato coringa

Meninas, nós precisamos de sapatos coringa. Sapatos que podemos usar em qualquer ocasião! Que durem, tenham classe, e o mais importante, seja a marca registrada do seu estilo.

Sapatos coringa são aqueles modelos clássicos, que geralmente ficam bem com tudo, que são úteis para qualquer estilo. E quando o assunto é coturno, não podemos negar que essa belezinha vai bem com vestido, calça, short, saia…

É um sonho! Além de ser fashion e poderoso, o coturno é confortável e fácil de combinar. Ele é o detalhe que completa a escolha do seu look, e por falar em look, será mesmo que esse calçado casa com qualquer combinação de roupa? A resposta é “Não”!

Mas se perguntar se o coturno pode ser usado em uma variedade gigantesca de combinações? A resposta é “Sim”!

Primeiro devemos pensar qual a informação que esse calçado passa para sua composição, por ser um sapato mais pesado e “grosseiro”.

Se a intensão é ser delicada ou formal, o coturno não é o calçado coringa que você procura, pois ele vai descontruir por completo esse aspecto do seu look e vai dar a ele um ar despojado e fashion, que é o poder de transformação que esse calçado tem, então se sua intensão é parecer ousada e descostruida, o coturno é a escolha certa!

Looks com coturno: Dicas de como usar 3

Fonte: Pinterest

Atualemente existe diferentes modelos e cores de coturnos, como: com salto, sem cardaço, branco, pink, plataforma, cano curto, cano alto… uma infinidade de opções! Por isso, é tão fácil montar composições tão diferentes e lindas, com o tão amado coturno!

O coturno é considerado um calçado coringa, pelas infinidades de looks que você pode montar com ele, sempre surpreendendo as pessoas a sua volta com looks incríveis!

Looks que não combinam com coturno

Está aí algo difícil de encontrar: looks que NÃO caem bem com o nosso queridinho coturno.

Isso porque esse calçado é muito versátil, não deixa a desejar. Mesmo assim, algumas peças particulares não casam com o coturno, e para identificá-las precisamos ter muita atenção.

Alguns vestidos apertados, quando combinados com um coturno também apertado, trazem uma sensação de densidade para o seu look, especialmente quando o vestido em questão bate nos joelhos, por exemplo.

Por outro lado, vestidinhos curtos e justos vão, sim, muito bem com esse nosso amado calçado apertadinho. O cuidado que você deve ter é na hora de quebrar a semelhança. Ou seja, se perceber que seu look está todo muito justo, é interessante escolher uma peça mais solta que quebre esse padrão, como uma jaqueta.

Como usar coturno no look

Você já deve ter ouvido falar sobre os 7 estilos universais. E, de fato, cada um é único para explorar o seu próprio estilo e ter a criatividade de montar belos looks.

Seja qual for o seu estilo, tenho certeza que é possível adicionar o coturno de modo que dê aquele toque especial, a cereja do bolo! Vamos relembrar quais são os 7 estilos?

  1. Natural esportivo
  2. Tradicional
  3. Refinado
  4. Romântico
  5. Criativo
  6. Sexy
  7. Dramático urbano

Lembre-se, é muito importante saber harmonizar as peças. Alguns estilos não abrem as portas para o coturno à primeira vista, mas é tudo uma questão de escolher as roupas certas! O “natural esportivo”, por exemplo, pode ser combinado com coturnos em tom marrom, mais despojados e militares. Fica perfeito! E o estilo refinado? Coturnos de salto alto caem perfeitamente bem.

Reconheça a composição do seu estilo e então trabalhe dentro dele. Mas, é claro, sinta-se livre para criar!

Outra dica que você não pode esquecer é compor seus looks com acessórios! Usar os itens certos fará com que você pareça mais confiante e, naturalmente, muito mais bonita.

Looks com coturno: Dicas de como usar 4

Fonte: Piuka.com

Looks com coturno: Dicas de como usar 5

Fonte: Piuka.com

Se você for uma mulher que gosta de impactar e prefere usar looks estilo rocker… Um colar de elos mais pesado acompanhado de brincos de argola… Fica incrível! Isso porque você consegue, através das peças e dos acessórios certos, traduzir para os outros quem você é.

Artistas que amam coturno

Você não é a única que ama esse calçado! São várias as artistas que usam e não se veem sem esses sapatos marcantes. Entre elas podemos citar Hailey Bieber, por exemplo.

Looks com coturno: Dicas de como usar 6

Fonte: Pinterest

O estilo de Hailey é um dos mais populares, o famoso “street style”, ou melhor, dramático urbano. A jovem famosa é capaz de combinar muito bem suas peças de roupa com o amado coturno, de modo que muitas mulheres se inspiram nela todos os dias.

E não é a única a amar esses sapatos! Outras famosas e blogueiras não ficam sem suas botas de combate. Viih Rocha é um exemplo!

Looks com coturno: Dicas de como usar 7

Fonte: Pinterest

Ela está sempre combinando seus looks com coturno, inspirando diversas mulheres a usar também. E você, sentiu vontade de ir até o seu guarda-roupa e separar as peças que mais combinam com o seu calçado?

Coturno + acessórios Piuka = perfeição

Imagina escolher o look certo, o coturno perfeito e se esquecer dos acessórios?

Os acessórios são os detalhes mais sutis e, ao mesmo tempo, mais importantes dentro da harmonia do seu look. Se esquecer deles não é uma opção considerável.

Isso porque os acessórios certos trazem brilho e glamour para a sua aparência, e diante da densidade e poder do coturno, um pouco de glamour não faz mal!

Looks com coturno: Dicas de como usar 8

Fonte: Piuka.com

Looks com coturno: Dicas de como usar 9

Fonte: Piuka.com

Looks com coturno: Dicas de como usar 10

Fonte: Piuka.com

Aqui no nosso blog você encontra mais dicas cobre os colares e anéis certos para o seu look. Quer saber qual são os acessórios certos para o seu estilo? Clique aqui.

E aí, meninas, gostaram do assunto? Aqui no blog Piuka tem post novo toda semana! Continue acompanhando nosso blog e saiba as melhores dicas baseadas no seu estilo único de ser!

Agora confesse, ficou com vontade de usar suas botas de combate depois desse artigo né!?