Que o coturno é um calçado clássico, ninguém tem dúvidas e que looks com coturno ficam lindos e fashion, menos ainda!
É só falar em frio que abrimos um sorriso de fora a fora, não é, meninas? Porque sabemos que iremos ter uma bela desculpa para usar nossos coturnos quantas vezes desejarmos.
E, para falar a verdade, às vezes não conseguimos esperar o inverno. Se a noite está mais fresquinha e o dia meio nublado… É a hora perfeita de pegar nossos sapatos marcantes, calçá-los lentamente e sentir aquela sensação de glória e poder ao amarrar o cadarço. “Hoje sim”, nós pensamos, “eu estou maravilhosa”.

Mas tudo que é marcante e atemporal tem uma história. Se você alguma vez se perguntou de onde os coturnos surgiram, saiba que sua origem foi um tanto curiosa. Uma origem digna do poder que o calçado emana!
Qual é a origem do coturno?
E tudo começou no século passado, quando os soldados precisavam de botas que durassem e oferecessem atrito com o solo — eles não podiam escorregar facilmente, tropeçar ou torcer os pés; as botas precisavam ser resistentes e firmes. Em outras palavras, precisavam ser verdadeiras “botas de combate”.
Então nasce o coturno. Com toda a sua graça e resistência.
As mulheres apenas não sabiam que aquele calçado um dia cairia perfeitamente nelas. Se soubessem, aposto que pegariam escondido dos irmãos soldados e calçariam em seus próprios pés. Pensando bem, não é de se duvidar que algumas espertinhas realmente fizeram isso!
Mas a verdade é que o coturno nasceu na Segunda Guerra Mundial, e só ressurgiu por volta dos anos 70, com a ascendente popularidade do punk. A tendência gótica e o estilo impactante que vinha crescendo abraçou o design brutal, forte e, convenhamos, clássico que o coturno trazia.
Era um calçado que ressurgia das cinzas, de aparência impressionante e com um quê de classe. E desde então o calçado não foi esquecido.
Ele pode até ter recebido algumas férias entre modas efêmeras que vieram em seguida, mas, de fato, não foi esquecido. Hoje, ele é essencial na vida de grande parte das mulheres. E as famosas? Ah! Estão constantemente com suas “botas de combate” nos pés!
Coturno: Dica de sapato coringa
Meninas, nós precisamos de sapatos coringa. Sapatos que podemos usar em qualquer ocasião! Que durem, tenham classe, e o mais importante, seja a marca registrada do seu estilo.
Sapatos coringa são aqueles modelos clássicos, que geralmente ficam bem com tudo, que são úteis para qualquer estilo. E quando o assunto é coturno, não podemos negar que essa belezinha vai bem com vestido, calça, short, saia…
É um sonho! Além de ser fashion e poderoso, o coturno é confortável e fácil de combinar. Ele é o detalhe que completa a escolha do seu look, e por falar em look, será mesmo que esse calçado casa com qualquer combinação de roupa? A resposta é “Não”!
Mas se perguntar se o coturno pode ser usado em uma variedade gigantesca de combinações? A resposta é “Sim”!
Primeiro devemos pensar qual a informação que esse calçado passa para sua composição, por ser um sapato mais pesado e “grosseiro”.
Se a intensão é ser delicada ou formal, o coturno não é o calçado coringa que você procura, pois ele vai descontruir por completo esse aspecto do seu look e vai dar a ele um ar despojado e fashion, que é o poder de transformação que esse calçado tem, então se sua intensão é parecer ousada e descostruida, o coturno é a escolha certa!

Atualemente existe diferentes modelos e cores de coturnos, como: com salto, sem cardaço, branco, pink, plataforma, cano curto, cano alto… uma infinidade de opções! Por isso, é tão fácil montar composições tão diferentes e lindas, com o tão amado coturno!
O coturno é considerado um calçado coringa, pelas infinidades de looks que você pode montar com ele, sempre surpreendendo as pessoas a sua volta com looks incríveis!
Looks que não combinam com coturno
Está aí algo difícil de encontrar: looks que NÃO caem bem com o nosso queridinho coturno.
Isso porque esse calçado é muito versátil, não deixa a desejar. Mesmo assim, algumas peças particulares não casam com o coturno, e para identificá-las precisamos ter muita atenção.
Alguns vestidos apertados, quando combinados com um coturno também apertado, trazem uma sensação de densidade para o seu look, especialmente quando o vestido em questão bate nos joelhos, por exemplo.
Por outro lado, vestidinhos curtos e justos vão, sim, muito bem com esse nosso amado calçado apertadinho. O cuidado que você deve ter é na hora de quebrar a semelhança. Ou seja, se perceber que seu look está todo muito justo, é interessante escolher uma peça mais solta que quebre esse padrão, como uma jaqueta.
Como usar coturno no look
Você já deve ter ouvido falar sobre os 7 estilos universais. E, de fato, cada um é único para explorar o seu próprio estilo e ter a criatividade de montar belos looks.
Seja qual for o seu estilo, tenho certeza que é possível adicionar o coturno de modo que dê aquele toque especial, a cereja do bolo! Vamos relembrar quais são os 7 estilos?
- Natural esportivo
- Tradicional
- Refinado
- Romântico
- Criativo
- Sexy
- Dramático urbano
Lembre-se, é muito importante saber harmonizar as peças. Alguns estilos não abrem as portas para o coturno à primeira vista, mas é tudo uma questão de escolher as roupas certas! O “natural esportivo”, por exemplo, pode ser combinado com coturnos em tom marrom, mais despojados e militares. Fica perfeito! E o estilo refinado? Coturnos de salto alto caem perfeitamente bem.
Reconheça a composição do seu estilo e então trabalhe dentro dele. Mas, é claro, sinta-se livre para criar!
Outra dica que você não pode esquecer é compor seus looks com acessórios! Usar os itens certos fará com que você pareça mais confiante e, naturalmente, muito mais bonita.


Se você for uma mulher que gosta de impactar e prefere usar looks estilo rocker… Um colar de elos mais pesado acompanhado de brincos de argola… Fica incrível! Isso porque você consegue, através das peças e dos acessórios certos, traduzir para os outros quem você é.
Artistas que amam coturno
Você não é a única que ama esse calçado! São várias as artistas que usam e não se veem sem esses sapatos marcantes. Entre elas podemos citar Hailey Bieber, por exemplo.

O estilo de Hailey é um dos mais populares, o famoso “street style”, ou melhor, dramático urbano. A jovem famosa é capaz de combinar muito bem suas peças de roupa com o amado coturno, de modo que muitas mulheres se inspiram nela todos os dias.
E não é a única a amar esses sapatos! Outras famosas e blogueiras não ficam sem suas botas de combate. Viih Rocha é um exemplo!

Ela está sempre combinando seus looks com coturno, inspirando diversas mulheres a usar também. E você, sentiu vontade de ir até o seu guarda-roupa e separar as peças que mais combinam com o seu calçado?
Coturno + acessórios Piuka = perfeição
Imagina escolher o look certo, o coturno perfeito e se esquecer dos acessórios?
Os acessórios são os detalhes mais sutis e, ao mesmo tempo, mais importantes dentro da harmonia do seu look. Se esquecer deles não é uma opção considerável.
Isso porque os acessórios certos trazem brilho e glamour para a sua aparência, e diante da densidade e poder do coturno, um pouco de glamour não faz mal!



Aqui no nosso blog você encontra mais dicas cobre os colares e anéis certos para o seu look. Quer saber qual são os acessórios certos para o seu estilo? Clique aqui.
E aí, meninas, gostaram do assunto? Aqui no blog Piuka tem post novo toda semana! Continue acompanhando nosso blog e saiba as melhores dicas baseadas no seu estilo único de ser!
Agora confesse, ficou com vontade de usar suas botas de combate depois desse artigo né!?