Já houve um tempo em que pingentes de plaquinha eram a definição de joia para homens. Mas, a verdade é que esse é um acessório universal que dá muito charme a colares de todos os gostos, preferências e, claro, gêneros. E, se você não sabe o que é plaquinha e a melhor maneira de utilizar, precisa ver o que preparamos aqui.
Abaixo estão as principais informações sobre o assunto e tudo o que você precisa saber para não errar na hora da escolha.
O que é plaquinha?
Para quem ainda não sabe identificar exatamente o que é plaquinha, saiba que a explicação é muito mais simples do que parece. Afinal, ela é exatamente o que o nome diz; uma placa feita em chapa de algum metal para joia. Então, nasce o que chamamos de plaquinha, que é um pingente para ser usado em colares.
Esse tipo de pingente pode ter tamanhos variados, de pequeno a médio, e formatos diferentes também; redondo, quadrado ou retangular. E apesar de sempre ter sido uma referência de pingente para colares masculinos, a peça pode ser muito mais do que isso.
Para que serve um pingente de plaquinha?
Além de saber o que é plaquinha, também é importante entender para que serve a peça. A ideia desse tipo de pingente é se transformar em algo pessoal, com uma gravação específica em desenho ou escrita. Mas, ele também pode carregar outros símbolos predeterminados pelo ourives ou design.
Em alguns casos, um pingente de plaquinha pode servir de identificação também. Por razões diferentes, as pessoas podem se sentir mais seguras com informações específicas para cada situação gravadas no pingente.
Você já viu, por exemplo, sobre a importância de crianças autistas portarem algo que identifique essa característica? Pois é, para muitas outras situações isso pode facilitar muito o dia a dia.
Mas, além disso, um pingente de plaquinha pode ser apenas um pingente de plaquinha. Simples, não é? Assim como você escolhe um colar medalhinha, você pode escolher um colar com pingente de plaquinha para compor seu look.
Como e quando usar plaquinhas de pingente?
Diante da descoberta sobre o que é plaquinha, é hora de identificar qual o melhor momento para usar a joia. Essa também é uma tarefa simples, que depende do seu gosto e da sua intenção.
- Como identificação: conforme mencionamos acima, o pingente de plaquinha pode ser uma boa estratégia de identificação de alguma causa ou necessidade especial. Nesse caso, especialmente em lugares onde tem muita gente ou movimento, ele costuma ser bem útil.
- Como memorial: muita gente utiliza o pingente de plaquinha como uma espécie de memorial. É como se fosse um colar relicário, mas, aqui você utiliza a gravação como memória;
- Como homenagem: Sim, esse tipo de pingente também é uma boa ferramenta para homenagens. Especialmente agora, quando há tantas ferramentas de impressão no metal, você pode gravar coisas como datas importantes, nomes especiais ou mesmo fotos.
5 modelos de colares de plaquinha para te inspirar
Quando o assunto é pingente de plaquinha, existem muitas opções de modelo. Ao contrário do que muita gente pensa, essa peça dá muitas possibilidades para você inovar e ousar. Por isso, depois de descobrir o que é plaquinha veja alguns modelos de colares de plaquinhas para você explorar ao máximo.
Plaquinha de nome
Esse é um dos modelos mais explorados quando o assunto é pingente de plaquinha. Um colar de plaquinha com um nome está super em alta.
O nome em questão pode ser o seu, ou o de alguém que você ama. Ou, ainda, o seu nome para alguém que você ama.
Plaquinha de signos
Uma plaquinha com identificação do seu signo também é uma boa. Então, se você é crente dessa filosofia, porque não deixar que os outros saibam?
Existem muitos jeitos de aplicar isso em um pingente. Para essa escolha você pode usar plaquinhas com desenhos que remetam ao signo, ou ao próprio nome do signo, gravado ou vazado na plaquinha.
Plaquinha religiosa
Mas se a sua corrente mística é mais voltada para a religião, você pode usar a plaquinha para esse tipo de demonstração também. Isso porque a plaquinha é o acessório perfeito para você manifestar essa fé.
Entre as muitas opções, você pode representar isso com imagens de santos ou figuras que façam sentido para você. Além disso, é uma tendência muito atual carregar plaquinhas compridas, com palavras vazadas. Então, você pode aproveitar o modelo para carregar palavras de referências religiosas como fé, amor, oração e outras.
Plaquinha com foto
Isso mesmo, dá para gravar fotos em um pingente de plaquinhas. Sabe aquele colar medalhinha onde você guarda com carinho uma foto antiga? Pois é, no pingente de plaquinha você pode digitalizar isso e eternizar em impressão. Não é o máximo?
Plaquinha amuleto
Você pode saber o que é plaquinha, mas aposto que não conhecia outro modelo bastante utilizado entre os colares desse tipo: o amuleto. Se você tem uma imagem ou um símbolo que considera dar sorte, é uma boa traduzir isso no seu pingente.
O colar olho grego, por exemplo, é uma ótima referência de amuleto. E você pode fazer essa representação em uma plaquinha vazada, o que fica ótimo. Mas, claro, também pode ser uma opção para imprimir em uma plaquinha redonda.
Como combinar essas joias com o seu visual
Se você entendeu bem o que é plaquinha, já percebeu que se trata de um artigo de fácil combinação com o visual. Afinal, trata-se de um acessório que vai bem com quase tudo.
O principal cuidado que você deve ter na hora da combinação, é quanto à harmonização com o restante do seu look. É sempre importante que tudo o que você vai usar converse entre si.
Para looks mais ousados ou chamativos, um colar de plaquinha mais discreto vai ficar melhor. Enquanto isso, se o look é minimalista, você pode ousar mais com uma plaquinha maior e mais detalhada. Inclusive, um mix de colares cai muito bem nessas horas.
Escolhendo os acessórios na Piuka você diminui significativamente as chances de errar. Além disso, você pode ver e escolher diferentes opções de plaquinhas que combinem com suas preferências e estilo. Dá uma passada na nossa loja!