voce-sabe-o-significado-de-borboleta-na-biblia-venha-descobrir
Lifestyle

Você sabe o significado de borboleta na bíblia? Venha descobrir

A borboleta está entre os insetos mais bonitos e interessantes do mundo.

São milhares de espécies diferentes espalhadas por quase todos os continentes.

Mas quando você vê uma borboleta, já pensou o que ela simboliza? Sabia que tem um significado de borboleta na bíblia? Confira neste post o significado espiritual da borboleta.

Significado de borboleta

A borboleta é considerada o símbolo da transformação, da mudança e da renovação. Representa também o recomeço, a beleza, a felicidade, a efemeridade da natureza, proteção, e boas energias.

Isso porque, ao pensar em seu ciclo de vida, ela sofre uma grande transformação: de um ovo, nascendo como uma lagarta, se torna um casulo e por fim ressurge como uma linda borboleta.

Porém, em algumas culturas, ela pode ter outros significados.

voce-sabe-o-significado-de-borboleta-na-biblia-venha-descobrir
Fonte: Pinterest

Na mitologia grega, por exemplo, o significado de borboleta é a psyche – uma deusa grega representada por uma mulher com asas de borboleta, e representava a personificação da alma – acreditava-se que ao morrer, a alma deixava o corpo em forma de borboleta. Para os japoneses, a borboleta é o símbolo da gueixa, que representa figura feminina, pois é associada à gentileza e graciosidade. As borboletas brancas, são sinal de que um ente querido já falecido está tentando entrar em contato para ajudá-los. Esta visão também é aceita em outras culturas, podendo ser anjos ou seus mensageiros tentando comunicar algo importante para as pessoas, por meio de sonhos ou encontros. Já na cultura chinesa, são símbolo de imortalidade.

No feng shui – o significado de borboleta é de liberdade, a leveza, e pode ser associada à cura e ao amor.

voce-sabe-o-significado-de-borboleta-na-biblia-venha-descobrir
Fonte: Pinterest

Já no âmbito espiritual, ela representa nossa passagem pela Terra, a nossa metamorfose: nascemos e vamos aprendendo a caminhar em nossa existência. E assim como as borboletas que vivem pouco – vivendo por no máximo entre 2 e 3 semanas ou no caso das monarcas, até 6 meses – nossa vida também é passageira.

Bonito não é mesmo? E faz sentido a comparação!

As cores das borboletas e seus significados

Mesmo que seu significado seja parecido em algumas culturas, as cores das borboletas também podem trazer outros significados. Confira os significados de borboleta mais populares:

  • Borboleta colorida – são interpretadas normalmente como as mensageiras da felicidade e da alegria
  • Borboleta azul – é uma das mais famosas com um significado especial: ela faz referência à metamorfose ao longo da vida. Transformações físicas e relacionadas ao pessoal. Para muitos, é sinal de boa sorte.
  • Borboleta verde – são mensageiras da família. Trazem um bom presságio relacionado à família e momentos de felicidade.
  • Borboleta amarela – simboliza as cores da primavera, de nova vida, de renascimento. Podem simbolizar também a necessidade de deixar de controlar a vida alheia.
  • Borboleta laranja – surge como símbolo da necessidade de cuidar do outro, especialmente no relacionamento.
  • Borboleta marrom – é um recado para cuidar melhor de si mesma.
  • Borboleta branca – representa calma, serenidade e a paz.
  • Borboleta preta – em algumas civilizações simbolizavam a alma de alguém que morria, ou como na Europa nos dias de hoje, almas de crianças que morreram antes de serem batizadas. Já o misticismo diz que elas protegem contra energias negativas.

Confira os principais significados espirituais das borboletas:

  • Transformação da vida e personalidade;
  • Passagem pelos diferentes ciclos da vida;
  • Símbolo da alma;
  • Mensageiras espirituais;
  • Renovação e renascimento;
  • Representação espiritual de poder e da beleza.
paisagem-com-casulo-de-borboletas
Fonte: Pinterest

Qual o significado de borboleta na bíblia?

Para os cristãos, a metamorfose da borboleta tem ligação com as fases de vida, morte e ressurreição. Elas não são citadas explicitamente nas Escrituras, mas são parte da criação de Deus, e trazem a ideia da transformação espiritual.

A morte e ressurreição de Jesus Cristo são frequentemente comparados à metamorfose da borboleta – assim como a lagarta aparenta estar morta e ressurge como uma nova criatura, ainda mais adorável e perfeita.

Acredita-se ainda que os nossos anjos da guarda ou guia espiritual venham se comunicar conosco por meio das borboletas. Então, sempre que vir uma borboleta perto de você, fique atenta aos sinais – pode ser sinal de que seu anjo está te enviando uma mensagem.

Borboletas e Ressurreição

Já para a doutrina espírita, o significado de borboleta é de reencarnação – considerada a evolução do ser, o regresso à vida em um outro corpo. A borboleta é a alma que se liberta de um corpo que morre e que tem nova oportunidade para evoluir, voltando e refazendo sua história de vida com mais experiência neste plano. Ou seja, a transformação da lagarta em borboleta é o símbolo perfeito da crença espírita.

paisagem-com-borboletas
Fonte: Pinterest

Onde fala sobre borboleta na bíblia?

As borboletas não são explicitamente citadas na Bíblia, porém há diversas passagens que citam a evolução e natureza transformadora de Jesus Cristo na vida daqueles que creem.

A Bíblia diz que quem pertence a Cristo se tornou uma nova criação: A velha vida se foi e a nova vida começou (2 Coríntios 5:17). O mesmo Deus que pega uma lagarta e a transforma em borboleta transforma os pecadores.

 

Qual o significado da tatuagem de borboleta?

A tatuagem de borboleta é muito popular entre as mulheres. Sua simbologia é rica, e permite diferentes ideias e interpretações de sua representação para cada uma.

São mais frequentemente vistas com as asas abertas, mas podem ser encontradas pousadas sobre flores, dando um toque todo feminino para a tattoo.

tatuagem-de-borboleta
Fonte: Pinterest

Entre alguns dos significados de borboleta mais comuns em tatuagens estão:

  • Independência;
  • Liberdade;
  • Beleza e perfeição;
  • Mudanças;
  • Graciosidade e dignidade, em termos físicos ou espirituais;
  • Renascimento após situações ou perdas traumáticas;
  • Conexão com a alma ou a natureza;
  • Manifestação da beleza interior.

Quem escolhe uma borboleta como tatuagem adora a natureza, suas cores e sua perfeição. E veem ao marcar na pele uma forma de trazer mais elegância e amor para suas vidas.

Tenho medo de tatuagem: use um colar de borboleta

Mas você não é adepta da tatuagem por medo ou coisa do tipo, você pode apostar em acessórios que contenham borboleta. Existem inúmeras opções de colares, assim como o colar Cecil da Piuka, que podem carregar todo esse simbolismo em seu look.

colar-de-borboleta
Fonte: Piuka.com

O que significa um colar de borboleta?

A borboleta é como um amuleto e deveria ser usado por qualquer pessoa. Seu significado é o mesmo do que o dos insetos vivos – de liberdade e de renascimento. Simbolizam também o autoconhecimento e a transformação interior.

Gostou de saber?

Então que tal carregar todo esse simbolismo em forma de acessório?

Confira nossa seleção no link: Colar borboleta e continue acompanhndo nossos post semanais em Blog Piuka.

 

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Belo trabalho de pesquisa! Uma abordagem ampla para todos os segmentos.

  2. Amei este post, e eu vi pq vim especialmente procurar o que fazer quando entra borboleta casa, pq entrou uma aqui já quase 18h. E pensei em mata-la, mas decidi pesquisar o significado, então deixei elaem paz, ela tá lá na cozinha, passeando do teto para as flires do lírio da pas que tenho em vasinho na cozinha. Entendi que minha pequena borboleta veio só me trazer mais paz. Por mim ela pode morar embpaz lá no meu lirio da paz da cozinha ou nos da sala, ou em qualquer outra planta minha se ela gostar.

  3. Amei este post, e eu o vi pq vim especialmente procurar o que fazer quando entra borboleta casa, pq entrou uma aqui já quase 18h. E pensei em mata-la, mas decidi pesquisar o significado, então deixei ela em paz, ela tá lá na cozinha, passeando do teto para as flores do lírio da pas que tenho em vasinho na cozinha. Entendi que minha pequena borboleta veio só me trazer mais paz. Por mim ela pode morar em paz lá no meu lírio da paz da cozinha ou nos da sala, ou em qualquer outra planta minha se ela gostar.

  4. Eu procurei aqui sobre as borboletas pois vi uma preta e amarela em um determinado lugar onde fui buscar refugio Espiritual e hoje apareceu no corredor da casa uma bege clara com dois circulos amarelo com o meio do circulo preto conseguir pega la e esta quietinha dentro da sala onde a cortina tem flores corale eu coloquei ela ali mas voou voou e esta ali paradinha e eu estou precisando mesmo tanto ESPIRITUAL FISICO E MENTAL ambas borboletas chegaram com mensagem de Cristo paramim.Obrigado SENHOR EU TE AMO pela forma que CUIDA DE CADA UM DE NOS.

  5. Rosineia diz:

    Muito bom seu trabalho.
    Parabéns, porém, para mm as borboletas são azuis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.