Cronograma capilar: o que é e como fazer 1

Hoje em dia se fala muito sobre “cronograma capilar”, não é, meninas?

Mas se você ainda não compreende muito bem o que é esse cronograma e como ele funciona, fique tranquila! É mais simples do que parece e tenho certeza que, quando você entender melhor os métodos, não vai querer ficar sem um cronograma capilar perfeitamente planejado.

Cronograma capilar: o que é?

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é o cronograma capilar, aqui vai a resposta: cronograma capilar nada mais é que uma rotina definida de cuidado com o seu cabelo.

Vamos falar a verdade, um cabelo lindo e saudável é a nossa fonte de poder, não é, meninas?

Cronograma capilar: o que é e como fazer 2

Fonte: Pinterest

E essa rotina de cuidado é divida em três partes! Quer saber quais são?

  1. Hidratação
  2. Nutrição
  3. Reconstrução

Cada parte tem sua mecânica de atuação específica. Então, se seu cabelo estiver danificado por alguma razão, programar seu cronograma pode ser a solução tão esperada!

Quem pode fazer?

A festa é para todo mundo! Meninas, todos os tipos de cabelo podem receber os benefícios do cronograma capilar. Seja qual for a sua curvatura, textura ou o próprio comprimento do cabelo… Você pode, sim, começar a sua jornada no tratamento e restauração dos fios.

É claro que os processos do cronograma vão variar em alguns pontos de pessoa para pessoa. Isso acontece porque você precisa montar seu cronograma baseado nas necessidades do seu cabelo. Mas como assim? Muita calma, é fácil!

Suponhamos que você tenha descolorido seu cabelo recentemente. Ficou muito satisfeita com as madeixas claras, o destaque perfeito para os seus olhos. Mas… Você não esperava que seus fios ficariam tão ressecados! Com um efeito elástico… Então, qual será a etapa do cronograma que você mais deve focar na hora de cuidar do seu cabelo?

Cronograma capilar: o que é e como fazer 3

Fonte: Pinterest

Se você respondeu “reconstrução”, está certíssima! É necessário que você se concentre mais nessa terceira etapa, afinal, é isso que seu cabelo requer. Mas não vá se esquecer da hidratação. Embora seus fios estejam fracos e com visível elasticidade, seus fios ressecados precisam de umidade. Em outras palavras, você precisa hidratar.

Todo esse processo, quem vai definir é você. Afinal, eu sei as dicas, mas não conheço seu cabelo.

E aí, meninas? Vamos entender melhor sobre os objetivos do cronograma?

Afinal, qual é o objetivo?

A ideia principal dessa rotina é garantir que o seu cabelo se mantenha forte e saudável. O objetivo de um calendário de cuidados com cabelo é, e sempre será, encontrar o equilíbrio certo para o tratamento.

Em linhas gerais, cuidar do cabelo precisa ser um processo realizado nas medidas certas. Suas madeixas precisam ser tratadas, mas elas também precisam descansar. Nem sempre a aparência impecável que a química concede ao seu cabelo é sinal de que ele está saudável.

Meninas, eu sei que vocês buscam brilho. Brilho, maciez e leveza. Mas, para alcançar tais resultados, não podemos fugir do cronograma capilar! Então vamos aprender como montar?

Como montar meu cronograma capilar?

Chegou a hora importantes, meninas! Pensaram que não haveria dicas de como montar e fazer seu cronograma?

Vamos aprender como montar o seu calendário de cuidados, é hora da verdade! É tão bom cuidar de nós mesmas, não é, garotas? A leveza de tomar um bom banho e lavar o cabelo… Não tem igual!

Cronograma capilar: o que é e como fazer 4

Fonte: Pinterest

Para começar, defina primeiramente o estado do seu cabelo e qual é a sua necessidade principal.

Ele está ressecado? Fraco? Oleoso? Quebradiço?

Definiu? Ótimo! Agora é hora de pensar qual será o próximo passo.

É importante que seu cabelo descanse pelo menos 48h entre cada etapa. Ou seja, é indicado que você siga seu cronograma durante 3 dias na semana. Isso quer dizer que, se você lavou seu cabelo no sábado, por exemplo, a seguinte lavagem será na segunda, e a próxima na quarta.

A cada mês você pode escolher se concentrar em uma etapa. Por exemplo, suponhamos que seu cabelo precise mais urgentemente de uma nutrição:

  1. Nutrição: Primeiro mês.
  2. Hidratação: Segundo mês.
  3. Reconstrução: Terceiro mês.

A nutrição é sua prioridade em primeira instância. Então pense, se você optar por lavar seu cabelo 3 vezes durante a semana, o seu mês ficará assim:

Semana 1: nutrição/hidratação/nutrição
Semana 2: nutrição/nutrição/hidratação
Semana 3: nutrição/hidratação/nutrição
Semana 4: nutrição/hidratação/reconstrução

Cronograma capilar: o que é e como fazer 5

Fonte: Pinterest

Compreenderam, meninas? É muito importante dar prioridade à etapa que seu cabelo mais necessita. Então, se sua prioridade for reconstrução, é só trocar de lugar com a nutrição, e montar em ordem de importância. Fica assim:

Semana 1: reconstrução/hidratação/nutrição
Semana 2: reconstrução/reconstrução/hidratação
Semana 3: reconstrução/hidratação/nutrição
Semana 4: reconstrução/hidratação/reconstrução

Atenção! Apenas faça o processo de reconstrução semanalmente se seu cabelo estiver extremamente fraco, ressecado e quebradiço. Não é indicado um número frequente de reconstruções para cabelos normais.

Hidratação, nutrição e reconstrução: por que fazer?

Afinal, em que cada etapa ajuda no seu cabelo? Existem produtos naturais que podem me ajudar em cada processo?

1. Hidratação

Quando o assunto é cuidar do cabelo, é quase impossível não nos lembrar da hidratação, certo?

A hidratação é imensamente importante. É o processo que repõe a água que falta no seu cabelo. E, é claro, repõe os nutrientes perdidos.

Cronograma capilar: o que é e como fazer 6

Fonte: Pinterest

Tirar a tarde pra hidratar o cabelo e escutar música não tem preço, não é mesmo?

E que tal algumas dicas de ingredientes essenciais para hidratar os seus fios?

  • Manteiga de oliva: hidratação intensa e a longo prazo.
  • Óleo de coco: Hidrata, dá brilho e é rico em vitaminas.
  • Babosa: Regenera e combate a queda de cabelo.

2. Nutrição

Cabelos crespos e cacheados precisam de uma assistência maior quando o assunto é nutrição. Isso porque a curvatura do cabelo dificulta que toda a oleosidade da raiz chegue até a ponta dos cabelos.

Seguindo essa linha, a nutrição é importante na reposição dos lipídios. Estes são gorduras que o couro cabeludo produz através das glândulas sebáceas, o que faz com que os fios se tornem mais macios, brilhantes e sedosos.

Cronograma capilar: o que é e como fazer 7

Fonte: Pinterest

Quer manter seus fios hidratados, bonitos e saudáveis? A nutrição é o processo que você procura.

  • Máscaras para nutrição: Uma boa máscara para nutrição deve conter um alto teor de vitaminas, manteigas ou óleos que agem na reposição da oleosidade dos fios durante o banho.
  • Umectação com óleo vegetal: Nesse tratamento, os cabelos são banhados com óleos antes da lavagem. O produto age durante 20 a 30 minutos e, a seguir, prossegue a rotina de lavar o cabelo normalmente.
  • Produtos indicados para nutrição: Óleo de girassol (eleva o brilho), óleo de rícino (fortalece e combate a queda dos fios), óleo de abacate (nutrição de fibras capilares), azeite de oliva (vitaminas A, E, D e K).

Reconstrução

Se sentir que os seus fios estão fios, ressecados e quebradiços, a melhor saída é o processo de reconstrução oferecido dentro do seu cronograma capilar; reconstrução que atua diretamente na reposição de proteínas perdidas.

Mas atenção, meninas. Apenas cabelos notoriamente quebradiços e fracos devem passar por esse processo semanalmente. Do contrário, é indicado que a etapa de reconstrução aconteça a cada quinze dias, aproximadamente.

Cronograma capilar: o que é e como fazer 8

Fonte: Pinterest

Alguns ativos que não podem faltar durante a reconstrução capilar:

  • Colágeno: hidrata, mantem a curvatura e torna as cutículas uniformes.
  • Cisteína: atua na restauração e fortalecimento do cabelo, agindo, inclusive, na uniformidade das cutículas.
  • Arginina: restaura os fios do exterior para o interior.
  • Creatina: compõe a queratina dos fios (proteína que representa por volta de 90% da composição do fio)

Que tal começar seu próprio cronograma capilar?

E aí, meninas? Bateu aquela vontade de dar uma atençãozinha extra para o cabelo? É hora de montar e colocar em prática o seu cronograma! Por que não, certo?

Gostou das dicas? Siga o nosso blog para dicas de beleza semanalmente. Esperamos por vocês!