Looks

Chokers: Conheça todos os tipos e aprenda como usar

Se você ainda não sabe o que significa a palavra choker, certamente a conheça por vista, inclusive, pode até ter uma em casa e chamá-la também de gargantilha ou colar curtinho.

Isso mesmo, a choker nada mais é do que um colar agarradinho ao pescoço, entretanto, sua denominação em inglês se popularizou, tornando mais comum as it girls recorrerem a esta definição para o acessório.

Já sua tradução para o português é um tanto quanto conflitante, pois significa “sufocador”, entretanto, apesar de ser bem justa ao pescoço, escolhendo o modelo e tamanho certo, seu uso não causará nenhum desconforto, muito pelo contrário, só garantirá ainda mais estilo ao seu visual.

A choker já compõe produções desde a “Era Vitoriana”, entretanto, foi na década de 90 que o acessório dominou novamente o mundo da Moda, presente desde os looks street style à visuais extremamente elegantes

Como surgiu a choker?

O uso das chokers pode ser notado entre o século XVI, através das pinturas das realezas, como por exemplo, da rainha Anna Bolena, que fazia do acessório sua marca registrada. A choker usada comumente pela Rainha era toda em pérolas e ainda tinha um pingente com a inicial do seu sobrenome.

Como surgiu a choker
A Rainha Anna Bolena e seu icônico choker de pérolas

Optar pela choker de pérolas certamente é uma aposta certeira, visto que este tipo de material é atemporal, e a rainha Anna Bolena é a prova disso.

Outra realeza que fez uso da Choker marcando época foi a rainha Vitória, inclusive, o modelo usado, uma fita preta com medalhão, até hoje é bem procurado.

A escolha da Rainha Vitória era este choker medalhão com fita preta, que logo popularizou entre as mulheres da época

Avançando mais a história, a trendy choker foi totalmente repaginada na década de 90, trazendo modelos bem ousados, como  o caso da “Tatto Choker”, um colar feito de plástico ou silicone que lembrava muito uma tatuagem, por isso o nome.

Estes colares ficavam agarradinhos ao pescoço, remetendo a ideia de uma tatuagem tribal, recentemente houve um remember desta trendy

Choker de veludo

A choker de tecido ou veludo da era Vitoriana, também voltou com tudo nos anos 90′, inclusive, recentemente houve mais um breve remake da tendência.

Quem criou a choker?

Estilistas afirmam que a rainha Catarina de Bragança foi quem criou a choker entre os anos de 1638 -1705. Mas, utilizar o acessório é uma tradição antiga, por exemplo, Ana Bolena, a rainha Inglaterra em 1533 e esposa de Henrique VIII, usou choker no seu retrato mais famoso. Não necessariamente sabemos quem inventou, mas que eram utilizadas por rainhas eram! 

Toda essa história da choker só endossa uma certeza, elas são atemporais! E não importa qual o estilo, certamente há uma choker para você.

Apesar dos modelos citados acima terem feito sucesso já algum tempo, as referências dos seus designs e materiais ainda permanecem ou foram reformuladas, como veremos a seguir.

Também há formatos totalmente novos, que sem sombra de dúvidas, chegaram para ficar! Quer saber quais são? Confira agora os principais tipos de chokers sucesso na atualidade.

Choker Rígida

Estas chokers rígidas lembram o design dos populares braceletes. São igualmente inflexíveis e no lugar da corrente, o material que pode ser um metal, se encaixe perfeitamente ao pescoço.

Há desde espessuras mais grossas, como também fininhas. Geralmente são lisas, mas existem opções com pequenos pingentes.

Este estilo de choker é extremamente moderno, inclusive, remete muita sensualidade nas produções.

Choker de Zircônias

A delicadeza das zircônias traz à choker mais sofisticação. Sejam coloridas ou brancas, completam a feminilidade deste acessório, agregando ainda mais beleza.

As chokers de zircônia são ideais para quem gosta de compor produções mais clássicas e românticas, inclusive, ficam perfeitas quando usadas com mix de colares.

Já os formatos são bem variados. Tem aquelas todas cravejadas com as pedras, como também, modelos com apenas um ponto de luz, que não perdem o charme da composição.

Choker de Pérolas

Como destacamos alguns modelos acima, inspirados no estilo da Rainha Anna Bolena, as chokers de Pérola são acessórios resistentes aos anos, tendências e estilos.

Um clássico que sem dúvida, toda mulher deve ter, pois além de reforçar a feminilidade, também representa a pureza e a luz interna.

Aqui também há opções bem variadas com modelos todos em pérolas, similares ao da Rainha, como também, em pingentes.

Choker de Elos

Os colares de elos voltaram com tudo nesta temporada e é claro que a choker não podia ficar de fora desta supertendência!

A versatilidade desta peça é uma das suas maiores vantagens, afinal, dá para usá-la desde produções mais informais, como também em ocasiões mais sofisticadas.

Haaa e também ficam incríveis em combinações com colares mais compridos.

Neste post aqui, destacamos as principais propostas para abusar desta trendy, dá uma olhadinha!

Choker de Riviera

Já falamos que as zircônias são as sensações das chokers não é mesmo?! Porém, este modelo aqui merece uma abordagem exclusiva, afinal, é um clássico elegantíssimo!

A choker Riviera tem zircônias cravejadas por toda a sua extensão, um luxo só!

Utilizadas sozinhas remetem um toque a mais de elegância ao visual, mas quando integram mix, não deixa de surpreender e garantir composições fantásticas!

Choker coloridas

Uma grande revolução no mundo dos acessórios, que vem tomando força nos últimos tempos é o acréscimo de cores vibrantes às peças.

Nem só de prata e dourado se faz brincos, colares e pulseiras, afinal, se existe um universo de possibilidades através das cores, por que não usá-las?!

Além das zircônias coloridas, uma outra alternativa traz ainda mais alegria nas composições, as miçangas!

As miçangas também já foram febres na década de 90, entretanto, era uma aposta mais teen. Hoje, elas vêm mostrar que nem só de pedras preciosas se fazem as joias.

Com as choker coloridas você ainda pode contrastar looks mais neutros, dando aquela quebrada na seriedade.

E por falar em cores, vocês já sabem que neste inverno a onda é se jogar no colorido não é?! Neste guia das tendências da temporada já falamos um pouquinho sobre isso, então, que tal unir o útil ao agradável e garantir sua choker color blocking?!

Chokers Temáticas

Para quem gosta de fazer conjuntos ou mesmo se encanta com estilos temáticos, na Piuka você encontra coleções exclusivas para isso.

Seja para as mais míticas, que buscam a proteção com o olho grego, hamsá, entre outros amuletos…

Colares Religiosos

Para as religiosas que gostam de reafirmar sua fé através dos acessórios…

Aqui sugestões especiais para quem é amante da beleza do universo…

Ou do tema natureza com as riquezas da praia e mar…

Choker de Medalhas

Inspiradas nas joias ciganas, as chokers de medalhas trazem todo um charme e estilo, sem contar a delicadeza das peças.

Nesta temporada as medalhas são hits, presentes desde as chokers aos brincos, pulseiras e colares.

Tanto a versão maior, com apenas um pingente na composição, quanto em miniatura, com várias estendidas ao redor da corrente, vêm fazendo maior sucesso, inclusive, a nova coleção da Piuka conta com diversas peças com esta trendy exclusivas para você.

Como usar choker 2021?

Bom, você já viu que os tipos de chokers são vários e podem integrar os mais diversos estilos, certo?!

E a variedade da choker não fica só por ai, as formas de utilizar também são inúmeras!

Dependendo do modelo escolhido e é claro, do seu estilo, dá para criar várias propostas com apenas uma peça.

1# Choker individual

Utilizar a choker sozinha é uma proposta minimalista, que também pode conferir uma pitada de sofisticação.

Quando a choker é a peça única da produção, toda atenção é voltada unicamente para ela, por isso, aposte em uma versão mais statement.

A diva Flávia Pavanelli apostou na Choker Riviera, que literalmente, brilha por si só.

2# Mix de Colares com Choker

Outra sugestão bem típica entre as it girls para o uso da choker é na trendy mix de colares.

Devido ao seu cumprimento mais curtinho, bem diferente dos demais colares, ela traz ao mix aquele toque único que faltava.

As mais fininhas e delicadas caem muito bem nesta composição, entretanto, caso você goste de ousar, que tal apostar em um mix de chokers de elos?!

Para quem não sabe como combinar os acessórios formando um mix harmônico, não deixe de conferir estas 5 dicas para montar um mix de colares perfeitos!

Já outra proposta bem prática para ter o efeito de mix, além é claro, econômica, que tal investir nestes modelos com voltas duplas e triplas?! Mais volume em uma só peça!

3# Choker com max brinco

Você pode até pensar, “com um colar tão marcante, vou equilibrar o look com um brinco menor” certo?! Errado!

É claro que usar a choker com brinco pequeno também é válido, inclusive, a próxima dica é justamente para quem prefere produções mais básicas, entretanto, fica a dica, ela casa muito bem com maxi brincos.

Desde um visual mais elegante com a zircônia predominando a produção…

Como também em versões mais despojadas, como essa com uma maxi argola colorida.

4# Conjuntinhos de Choker

Para quem gosta de andar com tudo combinando, olha só que charme estas sugestões!

Como dito acima, para quem é mais básica e gosta de discrição, os brincos menores e mais delicados com a choker ficam show!

Também dá para criar uns arranjos mais despojados com maxi argola com pingentes do mesmo tema da choker, um arraso!

5# Choker com colar gravatinha

Sabe aqueles acessórios que parecem que foram criados um para o outros?! Esses são a choker e o colar gravatinha.

Enquanto um cria toda uma extensão ao longo do look, o outro completa aquele espacinho que faltava lá em cima do pescoço, trazendo uma sintonia sem igual à composição.

Para quem não gosta da trendy de mix de colares ou mesmo, não tem tantas peças para fazer a combinação, saiba que apostar no colar gravatinha junto à choker é uma forma de trazer mais volume e informação ao visual, de maneira extremamente harmônica.

Outra dica, prefira choker e gravatinhas com o mesma tema, seja em materiais, cores ou designs.

Choker tendência 2021: As chokers das influencers

E é claro que quem entende de moda, não tem uma, mas várias produções abusando desta trendy e para provar isso, selecionamos as 7 composições mais estilosas das principais influenciadoras do Brasil. Se liga nessa e se inspire!

Flávia Pavanelli – Mix Argolas e Chokers Elos Riviera e Medalha
Nah Cardoso – Mix Eclipse

Aprendeu como usar choker 2021? Então corre lá pra loja virtual da Piuka e garanta também as suas. Aproveita que chegou coleção nova e arrase, assim como estas divas, com os acessórios exclusivos e estilosos desta marca feita especialmente para você, ligada nas principais trendys da moda.

Piuka

A Piuka deixa todos mais elegantes com seus acessórios exclusivos. Não é atoa que estamos entre o TOP 5 de ecommerces de semijoias e acessórios na internet! No blog Piuka publicamos centenas de artigos gratuitos oferecendo dicas de moda, lifestyle, looks e saúde. Todos os conteúdos são feitos por redatoras que entendem de moda.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.